04/11/2019
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai aderir ao exercício público «A Terra Treme”», que se realiza no próximo dia 15 de novembro, pelas 11h15, e que tem como objetivo a sensibilização dos cidadãos para o risco sísmico.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas.
Este exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.
Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?
Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e organize a sua casa e família em sete passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho.
Organize-se em 7 passos:
- Identifique e corrija os riscos da sua casa.
- Organize um plano familiar de emergência.
- Prepare um kit de emergência.
- Identifique e corrija os pontos fracos do seu edifício.
- Execute os 3 gestos que protegem: Baixar, Proteger e Aguardar
- Cuide de si, em seguida ajude os outros.
- Esteja atento às indicações das autoridades.
Para saber mais, consulte:
- A Terra Treme – http://www.aterratreme.pt/
- Instituto Nacional de Emergência Médica – www.inem.pt