Realizou-se no passado dia 9 de outubro em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian o Seminário “Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Desafios para uma década”, que contou com a assistência presencial de mais de 200 participantes, bem como inúmeros acessos em streaming de todo o país.
Á medida que nos aproximamos do horizonte definido para o Plano Nacional de Saúde (PNS) – extensão 2020, e que se avizinha um novo ciclo de Planeamento em Saúde em Portugal, importa quanto antes integrar e focar os esforços de todos na melhoria da saúde da população, reduzindo as iniquidades em saúde. Se a extensão 2020 reconheceu e afirmou a necessidade das parcerias e do envolvimento da saúde em todas as políticas, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, afirmando a saúde como determinante e determinada, intersetando as dimensões social, económica e ambiental, cria o contexto certo para o PNS 2021-2030 como instrumento fundamental para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de uma abordagem integrada.
Na conferência inaugural, a comunicação da Drª Bettina Menne, Coordenadora de Saúde e Desenvolvimento Sustentável na Região Europeia da OMS, iluminou com uma perspetiva profunda e abrangente o roadmap possível para o novo ciclo de Planeamento em Saúde no contexto dos ODS 2030.
Seguiu-se uma mesa em que, sob o mote da necessidade de desenvolvimento de uma estratégia de integração, foram apresentadas as perspetivas do território, do clima, da sociologia e da economia.
Veja aqui as comunicações:
- Manhã 1 – A importância de uma estrututra de integração para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. (Ana Raquel Nunes)
- Manhã 2 – Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: contributo da Geografia para a abordagem integrada. (Paula Santana)
- Manhã 3 – Alterações Climáticas: Enquadramento Geral. (Pedro Matos Soares)
- Manhã 4 – Entre a estrutura e a agência no debate sobre a saúde e o desenvolvimento sustentável. (Alexandra Lopes)
- Manhã 5 – Saúde e desenvolvimento sustentável. (Julian Perelman)
No período da tarde, uma reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Mundo Global, trouxe variadas e desafiadoras perspetivas sobre o posicionamento de Portugal no mundo.
Veja aqui as comunicações:
- Tarde 1 – Saúde Global – o que é e para que serve? (Isabel Craveiro)
- Tarde 2 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Mundo Global. (Gonçalo Motta)
- Tarde 3 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Mundo Global Aplicação à Filantropia.(João de Almeida Pedro)
Na conferência da tarde, a Drª Ana Cristina Garcia apresentou a perspetiva da Coordenação Técnica da Estratégia e do Plano Nacional de Saúde sobre o quadro de referência do próximo PNS no contexto dos ODS 2030 na comunicação “Planeamento em Saúde e Saúde Sustentável”.
A Senhora Diretora Geral da Saúde fez o lançamento público da “primeira pedra” do processo de construção do PNS 2021-2030, convidando todas e todos a serem seus coprodutores.
Na sessão de encerramento esteve presente o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Assista aos vídeos do Seminário:
Em breve será disponibilizado um documento-resumo com as conclusões do Seminário.