07/11/2019
Portugal surge na terceira posição, no total de 45 países, relativamente ao indicador «número total de médicos per capita» da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Existem, atualmente, cinco médicos por cada mil habitantes, o que coloca Portugal à frente de países como Alemanha, França e Reino Unido.
Os dados foram revelados na publicação anual Health at a Glance, referente a 2019, divulgada esta quinta-feira, dia 7 de novembro, pela OCDE.
Na análise da evolução de um conjunto de indicadores ao longo do tempo, observam-se várias tendências positivas. Assim, no que respeita à esperança de vida Portugal surge ligeiramente acima da média da OCDE com 81,5 anos (mais oito meses que a média). De igual modo, em Portugal a diabetes apresenta igualmente valores acima da média da OCDE, correspondendo a 9,9 % da população de 20-79 anos.
Portugal apresenta resultados favoráveis no consumo de tabaco, em que a média de fumadores diários maiores de 15 anos é de 16,8%, abaixo da média da OCDE, segundo o documento, que indica que as taxas de tabagismo variam de mais de 25% na Grécia, na Turquia e na Hungria, para menos de 10% no México e na Islândia. Já no que respeita ao consumo de álcool, os portugueses reduziram em cerca de dois litros o consumo de álcool ‘per capita’ entre 2007 e 2017, bebendo em média 10,7 litros por ano.
Esta edição do relatório Health at a Glance 2019 apresenta os dados mais recentes, comparáveis entre os estados membros da organização, designadamente sobre o estado de saúde das populações, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos cuidados prestados e o desempenho dos sistemas de saúde.
Para saber mais, consulte:
OCDE – Health at a Glance 2019 (em inglês e francês)