08/11/2019
“Investir no aleitamento materno, adaptar as instituições e serviços do SNS para que possam melhor responder às necessidades das mães e das crianças é fundamental para criar as bases de um desenvolvimento saudável da criança e da jovem mãe” afirmou hoje a Ministra da Saúde que participou na sessão de encerramento da Conferência Internacional sobre Aleitamento Materno. Numa iniciativa organizada pela Comissão Nacional Iniciativa Amigos do Bebé, a conferência decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, inserido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Marta Temido felicitou os 15 hospitais do Serviço Nacional de Saúde que atualmente detêm o estatuto de “Hospitais Amigos dos Bebés”, na medida em que este reconhecimento “demonstra preocupação e compromisso para com as pessoas, com a sua centralidade no SNS e para com a necessidade de prestar melhores cuidados”.
A prioridade dada à saúde desde os primeiros anos de vida ganha relevo no novo programa do Governo, tendo a Ministra sublinhado na sua intervenção que crianças e adolescentes mais saudáveis, capacitadas para fazer escolhas mais informadas e gerirem a sua saúde com qualidade, asseguram que “os adultos de amanhã serão, também, mais saudáveis, mais autónomos e independentes, até ao envelhecimento”.
Sob o lema “Capacitar as famílias favorece a Amamentação hoje e sempre”, a Conferência Internacional de Aleitamento Materno contou com o apoio da Unicef Portugal. O programa contemplou diversos temas, como a “estratégia nacional para a alimentação nos primeiros mil dias de vida”, o “papel dos municípios na promoção de uma alimentação saudável” e ainda “política de promoção do aleitamento materno no sistema de saúde.
15 hospitais do SNS certificados como «amigos dos bebés»
A Ministra da Saúde, Marta Temido, e a presidente da Comissão Nacional Iniciativa Amigos do Bebé (CNIAB), Ana Jorge, entregaram as novas certificações aos Hospitais Amigos dos Bebés na sexta-feira, dia 8 de novembro.
O reconhecimento de 15 hospitais foi integrado na Conferência Internacional do Aleitamento Materno, organizada pela IAB e pela Unicef e que teve a representação e parceria da Direção-Geral da Saúde.
Durante o evento, em que também esteve presente João Breda, o coordenador do Programa de Nutrição, Atividade Física e Obesidade do Gabinete Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Ministra da Saúde referiu que o investir “no aleitamento materno, adaptar as instituições e serviços do SNS para que possam melhor responder às necessidades das mães e das crianças é fundamental para criar as bases de um desenvolvimento saudável da criança e da jovem mãe”.
Recorde-se que entre os dias 1 e 7 de outubro se assinalou em Portugal a Semana do Aleitamento Materno, iniciativa a que DGS se associou. Ao logo desta semana procurou-se informar as pessoas sobre as ligações entre a proteção social parental e a amamentação, sensibilizar a população para os benefícios da amamentação e intervir sobre a proteção parental, respeitando a igualdade do género, para promover a amamentação.
A Conferência Internacional de Aleitamento Materno realizou-se no Centro de Reabilitação do Norte, inserido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.