26/11/2019
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) realizou, ao longo do ano de 2019 e até à presente data, 18 ações de Suporte Básico de Vida e Suporte Básico de Vida (SBV), dando formação a 225 profissionais, e 13 ações de SBV com Desfibrilhação Automática Externa (DAE), em que estiveram presentes 231 formandos.
Esta iniciativa decorre no âmbito da pareceria da ARSLVT com o Instituto Nacional Emergência Médica (INEM) e na sequência da acreditação da ARSLVT como entidade formadora nas valências de SBV e de SBV-DAE.
Os destinatários da formação de SBV foram assistentes técnicos, assistentes operacionais, e técnicos superiores de saúde dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Almada Seixal, Arrábida, Médio Tejo e Lezíria, que tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o algoritmo do Suporte Básico de Vida e Desobstrução da Via Aérea.
A formação de SBV com DAE teve como destinatários médicos e enfermeiros do ACES de Lisboa Ocidental e Oeiras, Amadora, Estuário do Tejo, Médio Tejo e Lezíria, que também tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos e prática do algoritmo da Desfibrilhação Automática Externa.
As várias ações de formação foram ministradas por profissionais da Bolsa de Formadores da ARSLVT e são organizadas pela Academia de Formação e Desenvolvimento da ARSLVT, liderada por Regina Carlos, com a colaboração dos ACES.
Até final do ano de 2019 está prevista a realização de mais três ações de SBV com DAE e 13 ações de formação de SBV.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt