06-12-2019
Assinala-se no próximo dia 17 de dezembro o Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que este ano comemora o seu 120º aniversário. O programa das celebrações, que terão lugar no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “O papel dos Institutos Nacionais de Saúde na Promoção da Saúde”, proferida por Félix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí: Política, ciência e cultura na saúde (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz).
A Conferência-debate contará ainda com um painel de discussão, constituído por Graça Freitas (Diretora-Geral da Saúde), Henrique Barros (Presidente do Conselho Nacional de Saúde), José Robalo (Presidente da ARS do Alentejo) e João Pedro Pimentel (Delegado de Saúde Regional ARS do Centro). Este painel de discussão terá como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge.
O programa das comemorações prevê ainda a inauguração da exposição “Do passado ao futuro: Genética”, promovida pelo Departamento de Genética Humana, bem como a realização de uma sessão solene de homenagem a colaboradores do Instituto Ricardo Jorge com 30 anos de serviço. O evento será transmitido, através de videoconferência, para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto).
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).