06/12/2019
A Ministra da Saúde, Marta Temido , e a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, inauguraram esta sexta-feira a Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto.
Na sua intervenção, Marta Temido sublinhou que a aposta na saúde mental é um desafio que o Ministério da Saúde «tem de enfrentar nesta legislatura».
Após a inauguração seguiu-se uma visita às oficinas de trabalhos manuais do hospital e à unidade de internamento. Esta unidade tem capacidade para 20 camas , num investimento que rondou os 500 mil euros, e destina-se a receber doentes inimputáveis transferidos do estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo. Está prevista a abertura de uma segunda unidade para mais 20 doentes já em janeiro de 2020.
O Hospital de Magalhães Lemos é uma instituição especializada em cuidados de psiquiatria e saúde mental, que desenvolve a sua atividade desde 1962. Na região Norte é o único hospital central especializado de psiquiatria da rede do Serviço Nacional de Saúde.