13-12-2019
O projeto I-Move+ (Integrated Monitoring of Vaccines in Europe), no qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge participou, através dos seus departamentos de Epidemiologia (DEP) e de Doenças Infeciosas (DDI), em colaboração com médicos de medicina geral e familiar de Portugal continental e regiões autónomas, Rede Médicos-Sentinela, Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Setúbal, foi distinguindo pelo Governo francês com o prémio “Stars of Europe”. Este projeto teve como objetivo monitorizar a efetividade e o impacto das vacinas antigripal e antipneumocócica em indivíduos com mais de 65 anos de idade.
O Instituto Ricardo Jorge participou no projeto, entre 2015 e 2018, com a implementação de estudos para obtenção das estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal em contexto dos Cuidados de Saúde Primários (EuroEVA) e obtenção das estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal, em casos graves de gripe (EVA Hospital). Foi também desenvolvido um estudo do impacte dos programas de vacinação antigripal e da vacinação antipneumocócica e realizado um estudo-piloto da efetividade da vacina antipneumocócica na população portuguesa com 65 e mais anos.
Criada em 2008, a rede europeia I-MOVE tem realizado estudos de efetividade de vacina contra a gripe no contexto de cuidados de saúde primários. Desde a sua génese, Portugal tem participado nesta rede, através do DEP e do DDI, com a implementação do projeto EuroEVA (Efetividade da Vacina Antigripal na Europa), que visa obter estimativas da efetividade da vacina antigripal sazonal e pandémica durante e após a época de gripe.
Dada a manifesta pertinência da temática, e considerando o grupo dos indivíduos com 65 e mais anos, o consórcio I-MOVE submeteu uma proposta ao programa Horizon2020, que foi selecionada para financiamento e que visou avaliar intervenções em saúde neste grupo populacional, nas épocas de gripe 2015-16, 2016-17 e 2017-18. Coordenado pela empresa Epiconcept, o I-Move+ teve como objetivo de monitorizar, nos cuidados de saúde primários e hospitalares, não só a efetividade mas também o impacto das vacinas antigripais e antipneumocócicas nesta população.
Esta iniciativa internacional congregou especialistas de vários países em representação de institutos de saúde pública e universidades, sendo o Instituto Ricardo Jorge uma das 26 entidades integrantes deste consórcio, a única portuguesa. Com um orçamento global de 7,4 milhões de euros, no âmbito do Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, o IMOVE+ teve a duração de 36 meses.