30/12/2019
A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 2020 o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira. A declaração oficial foi aprovada pelos Estados-membros da OMS que participaram na 72.ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em Genebra, entre 20 e 28 de maio.
Esta efeméride pretende assinalar o trabalho desenvolvido pelos enfermeiras e parteiras, destacar as condições desafiadoras que muitas vezes enfrentam, bem como defender o investimento nesta área.
Enfermeiros e parteiras fornecem uma ampla gama de serviços essenciais de saúde e em todos os níveis dos cuidados de saúde.
De acordo com dados da OMS, o mundo precisa de 18 milhões de trabalhadores da saúde para alcançar e sustentar a cobertura universal de saúde até 2030, sendo que, aproximadamente metade desse número, são enfermeiros e parteiras.
Para saber mais, consulte:
OMS > Ano do Enfermeiro e da Parteira 2020 (em inglês)
2020 – Ano Internacional do Enfermeiro (OMS)
Enalteço mais um ano de trabalho, de dedicação, de orgulho em ser Enfermeiro, em Portugal ou fora dele. Olhando para o futuro, reforço o valoroso contributo na promoção da saúde e na qualidade de vida dos portugueses através da prestação de cuidados de saúde acessíveis e de proximidade, com dedicação, suporte científico e empenho profissional.
O papel dos enfermeiros é, reconhecidamente, essencial para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer nas respostas humanas que carecem de maior complexidade, quer na integração multidisciplinar e pluriprofissional da prestação de cuidados de saúde em complementaridade estreita com os diversos atores da saúde.
No 200º aniversário de Florence Nightingale, importa também concentrarmo-nos nas raízes históricas da Enfermagem, nos seus valores, princípios e saberes de experiência feitos para assegurar maior proximidade e acessibilidade aos utentes. Assim, contribuímos para a redução das desigualdades no respeito pela dignidade humana com promoção da saúde e prevenção da doença. Estes princípios são também uma garantia da qualidade e segurança dos cuidados de saúde.
Não se demitam dos Vossos direitos e deveres, olhem para o amanhã e não somente para hoje.
Temos o dever de dar mais credibilidade e transparência às nossas intervenções, geradora de uma maior confiança. Já vencemos crises no passado, saindo enriquecidos, com coragem e visão.
O nosso contributo no âmbito desta comemoração ocorrerá com a dinamização de eventos, regionais e nacionais, sobre os resultados de boas práticas dos cuidados de enfermagem.
Vamos converter o esforço já desenvolvido num caminho mobilizador e consistente de futuro porque a Saúde dos portugueses precisa, também, de todos nós.
Faço votos que 2020 tenha “Mais Informação, Melhor Saúde” e que Todos os enfermeiros realizam os sonhos, partilhados em família e com os concidadãos.
Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer