22/01/2020
A aplicação «MySNS Carteira», que reúne informação de saúde de cada cidadão, dispõe de um novo «menu de medições de saúde», que inclui o cartão de passos e o cartão de glicémia.
Para assinalar os três anos do «MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da saúde», a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lançaram ontem, dia 21 de janeiro, uma nova versão desta aplicação móvel (app), com uma nova imagem e mais funcionalidades.
«Com mais de 520 mil downloads registados em 20 de janeiro, a MySNS Carteira apresenta uma imagem mais apelativa e novas funcionalidades”, referem a SPMS em comunicado.
Esta aplicação móvel (app), «simples de utilizar e muito prática», disponibiliza, a partir de agora, o novo «Menu Medições de Saúde», que inclui o Cartão de Passos, com possibilidade de definição de objetivo específico por utilizador, e o Cartão de Glicémia com leitura e registo integrados com a Área do Cidadão, adiantam.
Atualmente, o cidadão já pode aceder, de forma segura, a seis cartões digitais de saúde, desde o Cartão de Vacinas (com tradução integral, via SNOMED CT), às Guias de Tratamento da Receita Sem Papel, Cartão ADSE, o Testamento Vital, Doenças Raras e o Cartão Alergias.
«Outra novidade passa por a aplicação deixar de bloquear durante os primeiros 30 segundos de inatividade, funcionalidade implementada nesta versão, a par dos parâmetros de acessibilidade com três esquemas de cores transversais», salienta o comunicado.
Os contactos de emergência, a disponibilização de secção «Minha Área» com informação referente à identificação do utilizador autenticado – origem no RNU – Registo Nacional do Utente, a possibilidade de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), diretamente através da aplicação, constituem outras mais-valias para o cidadão, oferecidas por esta app que se baseia no conceito de carteira de bolso.
Inserida no Programa Simplex do Ministério da Saúde, a app possibilita a gestão e autorização da partilha de informação com profissionais de saúde.
A nova versão, que permite uma “maior usabilidade, mais funcionalidades e melhor acesso a toda a informação de saúde”, facilita a vida do utente, aproximando os serviços de saúde aos portugueses.
Os utilizadores da app deverão atualizá-la para aceder a todas as novas funcionalidades, aconselham os SPMS.
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