05/03/2020
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
Para o fazer dispõe de diversos serviços, dos quais se destacam, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e a atividade dos diversos meios de emergência pré-hospitalar. Contudo, dispõe de um vasto conjunto de serviços para fazer face a necessidades específicas da população e dos profissionais da emergência pré-hospitalar.
Centro de Informação Antivenenos (CIAV)
O CIAV é um centro médico nacional de informação toxicológica que presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos – humanos e animais – e de intoxicações agudas ou crónicas.
Fornece ainda esclarecimentos sobre efeitos secundários dos medicamentos, substâncias cancerígenas, mutagénicas e teratogénicas. Tem disponíveis médicos especializados, 24 horas por dia, que atendem consultas de médicos, outros(as) profissionais de saúde e do público em geral.
Este serviço passou a ser gratuito desde 1 de julho de 2019, sendo o contacto realizado através do número 800 250 250.
Em 2019 este serviço realizou 30.076 consultas médicas o que representa, em média 2.506 consultas médicas por mês e 82 por dia.
Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC)
O CAPIC é um serviço direcionado para o atendimento das necessidades psicossociais da população bem como, caso seja necessário, prestar apoio aos intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica, em todas as situações em que estes são confrontados com elevados níveis de stresse. Funciona 24 horas por dia é constituído por uma equipa de psicólogos clinicos com formação específica.
Em 2019 este serviço atendeu 20.104 chamadas, o que representa uma média mensal de 1.675 e uma média diária de 55 chamadas por dia. Para o número de chamadas recebidas, foram registadas 6.995 ocorrências, o que representa uma média mensal de 583 e uma média diária de 19 ocorrências por dia.
O CAPIC operacionaliza as Unidade Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE),que podem ser acionadas diretamente para o local das ocorrências. Em 2019 a UMIPE interveio em 611 ocasiões, o que significa uma média mensal de 51 ocorrências.
Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU MAR)
O CODU – Mar do INEM é um serviço telefónico que permite o aconselhamento médico e o eventual acionamento de meios de evacuação do(a) doente, sua organização e acolhimento em terra, e posterior encaminhamento para o serviço hospitalar adequado, de situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações.
Uma equipa de médicos assegura, 24 horas por dia, informação sobre os cuidados a prestar, formas de proceder e terapêutica a administrar à vítima. Se necessário, pode aconselhar a evacuação do(a) doente e organizar o acolhimento em terra e posterior encaminhamento para o serviço hospitalar adequado.
Em 2019 este serviço recebeu 65 chamadas, o que representa uma média mensal de 5 chamadas. A maior incidência desta atividade verifica-se na época de verão.
Para saber mais, consulte:
INEM > www.inem-pt