A Direção-Geral da Saúde (DGS) comemora, entre os dias 20 e 26 de abril, a Semana Europeia da Vacinação 2020, uma iniciativa promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa.
Subordinada ao tema “Juntos estamos protegidos” (#protectedtogether), a iniciativa deste ano pretende dar especial relevo aos profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental, vacinando e recomendando a vacinação à população, e protegendo assim a saúde de todos.
Os Profissionais de saúde são também a fonte mais fiável de informação sobre vacinas. Ao partilhar factos sobre vacinas, médicos e enfermeiros salvam vidas e consciencializam as pessoas sobre a importância da vacinação.
A vacinação, que constitui o maior avanço da medicina moderna, permite o bem-estar da população, previne doenças, contribui para um envelhecimento saudável, previne vários tipos de cancro e reduz a ameaça da resistência aos antibióticos.
Em Portugal, a vacinação permitiu eliminar doenças como a difteria, a poliomielite, o sarampo e a rubéola, bem como controlar muitas formas de meningite, a tosse convulsa, a papeira, entre outras doenças.
Num contexto de pandemia de COVID-19, é ainda mais importante relembrar a importância da vacinação recomendada no Programa Nacional de Vacinação (PNV).
Todas as crianças, jovens e adultos têm direito a serem vacinados no âmbito do Programa Nacional de Vacinação.
A OMS convida a população a participar na Semana Europeia da Vacinação, utilizando os hashtags #protectedtogheter #VaccinesWork #HealthForAll e #ImmunizeEurope.