Tenha atenção aos valores da temperatura, acima do normal, para o mês de maio.
Segundo o IPMA vai ocorrer uma “situação de tempo quente e seco em Portugal continental . Os próximos dias vão continuar com temperaturas acima do normal para o mês de maio, com valores de temperatura máxima a variar entre 30 e 35ºC nas regiões do interior, e entre 22 e 30ºC no restante território. De um modo geral, a temperatura mínima terá valores entre 15 e 18ºC.
A partir do fim-de-semana, o continente estará sob influência de uma corrente de leste, prevendo-se uma pequena subida dos valores de temperatura, em especial no litoral oeste, ficando a generalidade do território com valores acima de 30ºC a partir de domingo, dia 24. Deste modo, os valores de temperatura máxima mais elevados estão previstos para o interior do Alentejo e para o vale do Tejo, com valores que poderão atingir 35 a 37ºC.
Espera-se também uma pequena subida da temperatura mínima, prevendo-se que, a partir de domingo, dia 24, alguns locais do continente registem valores iguais ou superiores a 20ºC¸ denominadas noites tropicais.”
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Proteja-se e siga as indicações da DGS.
#UmConselhodaDGS
Aumento da temperatura
Temperaturas acima do normal para o mês de maio. Proteja-se!
Devido à previsão de aumento dos valores de temperatura nos próximos dias, que poderão atingir os 37 graus em algumas regiões, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda algumas medidas de proteção, tais como procurar ambientes frescos, arejados ou climatizados e aumentar a ingestão de água.
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai ocorrer uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental, com os próximos dias a serem marcados por temperaturas acima do normal para o mês de maio.
Assim, a DGS recomenda à população que adote várias medidas de proteção, principalmente as crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Entre as recomendações, destacam-se:
- Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
- Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
- Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
- Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer, no exterior;
- Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
Simultaneamente, o IPMA prevê para todos os distritos de Portugal continental e para os próximos dias, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com exceção da Guarda que está com níveis extremos.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o «baixo» e o «extremo», sendo o máximo o 11. Assim:
- Quando o índice é considerado «alto», entre 6 e 7, é aconselhável utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar;
- Em regiões com índice de radiação «muito alto», entre 8 e 10, recomenda-se a utilização de óculos de sol com proteção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol;
- Quando o índice é igual ou superior a 11, as recomendações vão no sentido de evitar o mais possível a exposição ao sol e aproveitar para descansar em casa.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para saber mais, consulte:
- DGS > Notícia
- IPMA > http://www.ipma.pt/