Relatório de Situação nº 085 | 26/05/2020 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
Informação nº 012/2020 de 26/05/2020 – DGS
COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Visitas nos Serviços prisionais e tutelares educativos
Norma nº 008/2020 de 28/03/2020 atualizada a 26/05/2020 – DGS
COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO – Doentes com Doença Renal Crónica em Hemodiálise.
Revoga a Orientação n.º 017/2020 de 25 de março.
Covid-19 | Aumento de testagem
Portugal passou a barreira dos 750 mil testes de diagnóstico
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou hoje que “Portugal passou a barreira dos 750 mil testes de diagnóstico à Covid-19″.
Na conferência de imprensa diária para atualização dos dados referentes à pandemia, António Lacerda Sales, referiu que “o aumento de testagem continua, porém, a não se refletir num aumento proporcional de casos o que é seguramente um bom indicador”.
O Secretário de Estado da Saúde também destacou que, neste momento, estão “mais de 430 mil utentes inseridos na plataforma Trace Covid, dos quais 14.700 em vigilância clínica”.
Quanto à linha de aconselhamento psicológico, o governante informou que “esta tem vindo a receber em média cerca de 200 chamadas por dia”, enquanto a linha de atendimento para surdos recebeu, desde 21 de abril, “mais de 70 chamadas”.
“Continuamos empenhados em proteger os mais vulneráveis, em identificar e conter focos da doença, enquanto continuamos a preparar o SNS, não só para a resposta imediata à Covid e não Covid, como para garantir resposta em cada fase desta pandemia”, concluiu o Secretário de Estado da Saúde.
Para saber mais, consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 26/05/2020
Covid-19| Reunião de trabalho
Jamila Madeira acompanha balanço da ACSS na resposta à pandemia
A Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, participou na sexta-feira, dia 22 de maio, numa reunião e visita às instalações da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, IP).
Centrando-se no balanço da atividade realizada pela ACSS, IP na resposta à pandemia provocada pela Covid-19, a reunião contou com a apresentação de um ponto de situação pelos diferentes departamentos e unidades daquela instituição.
Neste balanço, destacou-se o papel da ACSS, IP na mobilização e apoio às instituições de saúde na gestão financeira, na elaboração e monitorização das convenções e parcerias estabelecidas e, especialmente, no planeamento e reforço da capacidade de medicina intensiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em articulação com a Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva, garantindo a definição e verificação de requisitos técnicos e a complexa concretização dos circuitos de fornecimento e aquisição de novos ventiladores no mercado internacional.
Acompanhada por Márcia Roque, Presidente do Conselho Diretivo, e restantes membros, durante a visita às instalações, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde aproveitou para agradecer a todos os dirigentes e profissionais daquele instituto o contributo dado na resposta articulada e em rede do SNS aos diferentes desafios colocados pelas exigentes necessidades na resposta à pandemia.
Covid-19 | Videochamadas
ULS Guarda fez 108 videochamadas entre doentes internados e familiares
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda estabeleceu, no último mês e meio, 108 videochamadas entre doentes internados e familiares que se viram privados das visitas presenciais devido à pandemia da Covid-19.
Com o recurso às videochamadas, foi possível «encurtar distâncias e apoiar psicológica e emocionalmente» os doentes, revela a ULS Guarda numa nota divulgada.
Desde meados de abril até à data de ontem, dia 25 de maio, foram efetuadas mais de uma centena de chamadas, com uma média diária de três videochamadas. O pico máximo verificou-se na Páscoa, «onde atingimos as nove videochamadas num só dia», de acordo com a ULS.
Nos períodos que se seguiram, «conseguimos manter a média de três por dia, com dias cujos picos atingiram as cinco chamadas», segundo a ULS, que destaca que a maioria (66%) foram efetuadas por WhatsApp e as restantes 34% por Facebook.
O Serviço de Medicina da ULS anuncia que pretende «dar continuidade a estas visitas virtuais e incentivar cada vez mais famílias a participarem» na iniciativa.
O apoio psicológico e emocional da família e dos amigos é um coadjuvante importante na recuperação dos doentes, sublinha a ULS Guarda.
Para saber mais, consulte:
ULS Guarda > Notícias