Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 25/06/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 115 | 25/06/2020

Relatório de Situação nº 115 | 25/06/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 115 | 25/06/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Portugal avança para Estado de alerta

25/06/2020

Região de Lisboa e 19 freguesias desta área metropolitana mantém medidas excepcionais

Portugal vai avançar, já a partir do dia 1 de julho, para o estado de alerta, enquanto a região de Lisboa e Vale do Tejo passa para uma situação de contingência (nível intermédio) e 19 freguesias desta área metropolitana (todas as freguesias de Amadora e Odivelas, seis freguesias de Sintra, duas freguesias de Loures e a Freguesia de Santa Clara em Lisboa) mantêm o estado de calamidade.

O processo de desconfinamento em Portugal está a ser possível num quadro de estabilidade, sem aumento significativo de novos casos de covid-19 e sem pressão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sublinhou hoje o Primeiro-Ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros, fazendo uma análise global da evolução da Covid-19 desde março até ao momento presente.

Portugal Continental – Estado de alerta
Principais medidas:
• Confinamento obrigatório para doentes e pessoas em vigilância ativa;
• Mantêm-se regras sobre distanciamento físico, uso de máscara, lotação, horários e higienização;
• Ajuntamentos limitados a 20 pessoas;
• Proibição de consumo de álcool na via pública;
• Contraordenações: de 100 a 500€ (pessoas singulares) e de 1.000 a 5.000 (pessoas coletivas)

Lisboa e Vale do Tejo – Estado de Contigência
Medidas adicionais:
• Encerramento de estabelecimentos comerciais às 20h, exceto:
restauração para serviço de refeições e take-away; super e hipermercados (até às 22h); abastecimento de combustíveis; clínicas, consultórios e veterinários; farmácias; funerárias; e equipamentos desportivos;
• Proibição de venda de álcool nas estações de serviço
• Ajuntamentos limitados a 10 pessoas

19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa- Estado de calamidade
Medidas adicionais:
• Dever cívico de recolhimento domiciliário;
• Proibidas feiras e mercados de levante;
• Ajuntamentos limitados a 5 pessoas;
• Reforço da vigilância dos confinamentos obrigatórios por equipas conjuntas da Proteção Civil, Segurança Social e Saúde Comunitária;
• Programa Bairros Saudáveis


CHULN | Atividade assistencial

25/06/2020

Mais de 130 mil consultas e 2600 cirurgias efetuadas em três meses

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) realizou cerca de 130 mil consultas e 2.600 cirurgias entre março e maio de 2020.

Nestes três meses, o CHULN assegurou ainda a resposta a mais de 30 mil episódios de urgência e deu alta a cerca de 6.500 doentes internados. O CHULN manteve sempre assistência a doentes não-Covid, mesmo durante o período da pandemia, com separação de circuitos, reforço das regras de segurança nas consultas presenciais e aposta na telemedicina.

De acordo com informação do CHULN, no mês de maio foram realizadas 47 mil consultas, cerca de 28 mil das quais presenciais e um pouco mais de 19 mil à distância, e em abril, mês em que ainda decorria o estado de emergência, realizou cerca de 35 mil consultas.

O CHULN prossegue com toda a atividade que clinicamente não pode ser adiada, seja em consultas ou cirurgias, incluindo doentes com maiores tempos de espera, e mantém total cobertura na área da Oncologia e outros tratamentos em Hospitais de Dia, preservando sempre a segurança de utentes e profissionais.

Segundo o CHULN, antes das consultas é efetuada uma triagem e todos os doentes que são internados fazem testes de rastreio à Covid-19, bem como os que são submetidos a cirurgias e exames invasivos.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.min-saude.pt/


Covid-19 | Apoio psicoemocional

25/06/2020

ULS da Guarda mantém linha de apoio telefónico à comunidade

Atendendo à evolução da pandemia, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai reformular algumas linhas de atuação previstas no Plano de Ação do Núcleo Local de Resposta da Saúde Mental a Acidentes Graves ou Catástrofes, nomeadamente no que concerne as linhas de apoio telefónico ativadas neste contexto de crise.

Assim, a linha de apoio telefónico à comunidade mantém-se ativa no que diz respeito ao apoio psicológico em situações relacionadas com a crise Covid-19, para a população geral, das 11h30 às 13h00, nos dias úteis.

A linha de apoio psiquiátrico passa a horário mais reduzido a partir de 1 de julho (das 9h00 às 15h00), ficando disponível apenas o seguinte contacto – 966 870 493. Esta última linha passa a ficar sob a responsabilidade de um Enfermeiro Especialista de Saúde Mental que fará apoio psicoemocional breve, triagem da situação clínica e eventual orientação para consulta de psiquiatria e/ou psicologia (presencial ou não presencial).

A linha de apoio telefónico aos profissionais ficará inativa a partir de 1 de julho, uma vez que quer o apoio psiquiátrico/psicológico foram pontuais e maioritariamente estabelecidos por contactos preferenciais, fora da linha de apoio psicoemocional.

A ULS Guarda sublinha que os seguimentos efetuados serão mantidos em monitorização telefonicamente, e orientados para consulta se a situação assim o justificar. A necessidade de novos acompanhamentos passará pelo contacto telefónico junto do Serviço de Psicologia ou do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, ou através do contacto preferencial direto de um profissional destes serviços.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Covid-19 | Qualidade do diagnóstico

25/06/2020
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INSA disponibiliza programa de avaliação laboratorial do diagnóstico

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade, passou a disponibilizar um novo programa de avaliação externa da qualidade para a deteção do vírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19, que permitirá avaliar o desempenho laboratorial dos laboratórios públicos e privados e propor recomendações.

De acordo com o INSA, podem participar neste programa todos os laboratórios com capacidade para o diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2. A participação é voluntária e confidencial.

O novo programa de avaliação externa da qualidade, disponibilizado pelo Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade, surge no cumprimento do disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo coronavírus (COVID-19), que prevê a avaliação do desempenho dos procedimentos para o diagnóstico laboratorial instalado nos laboratórios nacionais responsáveis pelo diagnóstico do SARS-CoV-2.

Este programa é distribuído aos laboratórios públicos e privados que realizem a sua inscrição no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade.

Segundo o INSA, os laboratórios clínicos desempenham um papel crucial na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, uma vez que os resultados laboratoriais dão um contributo essencial para a decisão médica efetiva. Estima-se que entre 60% e 70% dos diagnósticos médicos sejam realizados com base em resultados laboratoriais, sendo por isso fundamental garantir a qualidade e fiabilidade desses resultados.

A participação no programa permite o conhecimento da qualidade dos resultados laboratoriais através da utilização de amostras controlo, que simulam amostras de doentes e cujos valores analíticos são conhecidos da entidade que promove os programas de avaliação externa da qualidade.

Esta avaliação é retrospetiva e independente pelo que a monitorização do desempenho ao longo do tempo e a implementação de ações corretivas e preventivas permite a harmonização e melhoria dos resultados laboratoriais disponibilizados, contribuindo para um melhor diagnóstico clínico, tratamento e vigilância de doenças, com efeito na saúde das pessoas e da população, esclarece o INSA.

Para saber mais, coonsulte:

INSA > Programa de avaliação da qualidade laboratorial do diagnóstico do SARS-CoV-2