Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 21/07/2020: Relatório de Situação DGS, Informações e Estudo ERS, Notícias

Relatório de Situação nº 141 | 21/07/2020

Relatório de Situação nº 141 | 21/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 141 | 21/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Informação de Monitorização: Impacto da pandemia COVID-19 no Sistema de Saúde – período de março a junho de 2020 – ERS

20.07.2020

A situação excecional criada pela epidemia SARS-CoV-2 e pela infeção epidemiológica por COVID-19 veio alterar significativamente o sistema de saúde, quer por força da própria doença, que implicou uma resposta específica e imediata dos serviços de saúde, quer por força das medidas adotadas pelas entidades competentes, com o propósito de prevenir a transmissão do vírus e combater a potencial calamidade pública resultante da doença em causa.

Considerando que compete à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), entre outros objetivos regulatórios, assegurar o cumprimento dos critérios de acesso aos cuidados de saúde, garantir os direitos e interesses legítimos dos utentes e zelar pela prestação de cuidados de saúde de qualidade, foi emitida uma Informação de Monitorização sobre o impacto da pandemia COVID-19 no Sistema de Saúde, durante o período de março a junho de 2020, que contempla uma breve análise sobre o efeito deste novo contexto na atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde e no exercício dos direitos dos utentes, sintetizando a monitorização realizada pela ERS no período e a resposta  aos constrangimentos verificados, em especial no que diz respeito ao acesso a cuidados de saúde.


INFO ERS COVID-19: A perspetiva do utente dos serviços de saúde – ERS

20.07.2020

Considerando a situação excecional, face à epidemia SARS-CoV-2 e à infeção epidemiológica por COVID-19, assumem especial relevância, na avaliação do eventual impacto da pandemia nos direitos e interesses legítimos dos utentes, dois instrumentos específicos que a ERS utiliza no exercício das suas competências e atribuições: os pedidos de informação e as reclamações apresentadas pelos utentes dos serviços de saúde.

Para garantir a manutenção das suas funções de defesa dos direitos e interesses legítimos dos utentes, a ERS adotou novos procedimentos, que vêm permitindo o conhecimento contemporâneo das dúvidas e preocupações demonstradas neste período, através dos pedidos de informação e reclamações apresentadas pelos utentes.

A ERS procede assim à publicação dos boletins INFO ERS, com o objetivo de dar a conhecer a perspetiva dos Utentes sobre o Sistema de Saúde em tempos de pandemia.

Podem ser consultados:


Covid -19 | Uso de ar condicionado

21/07/2020

DGS revê normas sobre climatização e métodos de pagamento

A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que o risco de transmissão do novo coronavírus motivada pela utilização de ar condicionado em espaços fechados é muito baixo, desde que se cumpram as regras de manutenção e o espaço seja arejado.

Numa atualização às orientações sobre climatização dos espaços, a DGS refere que o risco da utilização de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) é considerado muito baixo, “desde que se cumpram as regras para uma utilização segura, nomeadamente a sua manutenção, de acordo com as indicações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados”, lê-se no documento.

A DGS afirma que à semelhança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), tem acompanhado de perto a evolução do conhecimento científico desde que foram reportados os primeiros casos de Covid-19.

Recorde-se que a 9 de julho, a OMS emitiu um comunicado sobre as vias de transmissão do SARS-CoV-2, em que reitera que a transmissão do vírus ocorre maioritariamente através de secreções e gotículas e do contacto próximo com pessoas infetadas, não excluindo a possibilidade de transmissão por aerossóis. Posição idêntica tem o ECDC.

A DGS atualiza também as orientações relativas a métodos de pagamento, referindo que se verifica que “o risco da utilização de moedas e notas é considerado muito baixo desde que se cumpram as regras de higienização das mãos”.

Para mais informações, consulte:

DGS > Atualização de orientações sobre climatização dos espaços e sobre métodos de pagamento


Covid-19 | Lisboa e Vale do Tejo

21/07/2020

Mais de 5.000 contactos realizados pelas equipas multidisciplinares

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 em cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa contactaram, nas últimas semanas, 5.032 pessoas.

Entre 30 de junho e 17 de julho, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram agregados familiares.

De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, por exemplo.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid-19 –, estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias