Relatório de Situação nº 144 | 24/07/2020 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
Peritos do Instituto Ricardo Jorge integram grupo de trabalho para acompanhar processo de investigação clínica
24-07-2020
Jorge Machado, coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, e Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, integram um grupo de peritos responsável por acompanhar tecnicamente a organização e desenvolvimento do processo de investigação clínica na área do plasma convalescente COVID-19. Compete a este grupo a instrução e acompanhamento dos processos, com a inclusão dos critérios clínicos definidos para as atividades do plasma convalescente COVID-19, bem como a indicação das entidades intervenientes no processo.
No preâmbulo do diploma que cria o grupo de peritos, publicado dia 21 de julho, em Diário da República, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, justifica a decisão, referindo que “no contexto da situação epidemiológica em Portugal originada pela doença COVID-19, reveste-se da maior importância, de entre outras medidas extraordinárias, apoiar formas de tratamento da doença, nomeadamente através do uso de plasma convalescente COVID-19″.
O Ministério da Saúde criou, no passado mês de maio, um grupo de trabalho para o desenvolvimento e criação de proposta de um Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente COVID-19 (PNTPC) para o tratamento de pacientes com Covid-19, que tinha por missão definir os critérios mínimos de inclusão e exclusão dos doentes para entrarem em ensaios clínicos. Concluídos os trabalhos, o grupo de trabalho apresentou uma proposta, com medidas de recrutamento de dadores, de análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos.
Além dos peritos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o grupo agora criado é também composto por elementos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que coordena os trabalhos do grupo, e da Direção-Geral da Saúde. O Despacho n.º 7329/2020 refere ainda que deverão ser apresentados ao Ministério da Saúde relatórios periódicos sobre o desenvolvimento do PNTPC COVID-19.
Covid-19 | Hospital de Braga
Hospital desenvolve estratégia para reforço das medidas preventivas no combate à doença
Com o objetivo de reforçar a importância das medidas preventivas no combate à Covid-19, o Hospital de Braga desenvolveu uma estratégia de prevenção e promoção da saúde.
Através de mensagens positivas e com conteúdo que respeitem as orientações das autoridades de saúde, foram afixadas, em diversos pontos do hospital, «informação que pretende reforçar a importância do cumprimento escrupuloso das medidas definidas para o contínuo combate a esta pandemia», destaca o Hospital de Braga, em comunicado.
De acordo com o hospital, esta estratégia, dirigida a utentes e profissionais, é um processo dinâmico e, sempre que necessário, será monitorizado e atualizado.
O hospital observa ainda que «encontram-se implementadas diversas medidas para a salvaguarda e proteção, quer dos utentes, quer dos profissionais», nomeadamente:
- O número de pessoas a circular foi limitado «ao essencial», para garantir a manutenção de distâncias de segurança entre as pessoas, quer em espaços de circulação, quer em espaços de espera.
- Aconselha-se que os utentes não se façam acompanhar por outras pessoas (apenas em caso de menores ou na impossibilidade do utente se deslocar sozinho) e que devem comparecer no hospital com a antecedência estritamente necessária para efetivar os atos agendados (cerca de 15 minutos antes).
O Hospital de Braga informa ainda que, além das medidas acima destacadas, e «para continuar a garantir-se uma maior segurança aquando da vinda ao hospital, mantém-se a medição da temperatura corporal, desinfeção das mãos e a utilização generalizada de máscaras pelos utentes e profissionais».
Para saber mais, consulte:
Hospital de Braga > Notícias