Relatório de Situação nº 163 | 12/08/2020 – DGS
Lei n.º 32/2020 – Diário da República n.º 156/2020, Série I de 2020-08-12
Assembleia da República
Mecanismo extraordinário de regularização de dívidas por não pagamento de propinas nas instituições de ensino superior públicas
Portugal regista evolução positiva da Covid-19 nos lares
Portugal tem registado uma evolução positiva relativamente a casos de Covid-19 em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), constituindo estes espaços uma das maiores preocupações na gestão da pandemia em vários países, considerou hoje a Ministra da Saúde, Marta Temido.
Na conferência de imprensa de atualização dos dados epidemiológicos, Marta Temido adiantou que existem, atualmente, 69 casos de Covid-19 em ERPI. Em abril, eram 360 os casos de doença por Covid-19 nas ERPI.
“As estruturas residenciais para idosos são em Portugal uma das maiores preocupações face a sua vulnerabilidade especial. Desde o primeiro momento estabelecemos um conjunto de regras de articulação de diversos atores porque se tratam de estruturas com tutela própria e com enquadramento privado ou social”, afirmo.
Existem em Portugal 2.526 lares para idosos nos quais estão institucionalizadas 99.234 pessoas e onde trabalham 60 mil profissionais.
Para saber mais consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa de 12/08/2020
Covid-19 | Menos pessoas em vigilância
Ministra da Saúde destaca subida do número de doentes recuperados
«Há menos 1.390 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde», destacou hoje a Ministra da Saúde.
Na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia em Portugal, Marta Temido salientou, ainda, a subida do número de doentes recuperados, havendo mais 180 do que no dia anterior.
De acordo com a última informação transmitida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o índice de transmissibilidade efetivo para os dias entre 3 e 7 de agosto situa-se nos 0,99.
A taxa de incidência de novos casos dos últimos sete dias é de 13,4 por 100 mil habitantes, adiantou a governante.
Para saber mais consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa de 12/08/2020
Covid-19 | Festa do Avante!
Lotação terá que ser inferior à capacidade total
A Ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo Partido Comunista Português (PCP), terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da Covid-19.
«É evidente que estamos a falar, teremos que falar de outros números», declarou a governante, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, acrescentando: «compreendo que se fale de um número de 100 mil, na medida do que será a licença de utilização, mas estamos num momento específico, num contexto específico».
A Ministra assegurou que «não haverá exceções» às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.
Para saber mais consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa de 12/08/2020