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Despacho n.º 8517/2020 – Diário da República n.º 173/2020, Série II de 2020-09-04
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar, da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte
«Despacho n.º 8517/2020
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar, da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologias de Fafe e pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 42.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
23 de junho de 2020. – A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 – Estabelecimento de ensino superior
Escola Superior de Tecnologias de Fafe e CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave
2 – Curso técnico superior profissional
T540 – Gestão Operacional Hospitalar
3 – Número de registo
R/Cr 98/2020
4 – Área de educação e formação
345 – Gestão e administração
5 – Perfil profissional
5.1 – Descrição geral
Planear, promover, gerir e participar, no processo de gestão operacional numa instituição hospitalar, que pode estar relacionada com as áreas técnico-administrativa, recursos materiais e logística, circuitos de informação, comunicação, acessibilidade e relações humanas.
5.2 – Atividades principais
a) Executar tarefas inerentes à área da gestão operacional hospitalar que contribua para a prestação de cuidados saúde;
b) Apoiar as diversas áreas orgânicas de uma instituição hospitalar;
c) Conciliar os interesses da instituição hospitalar e o grau de satisfação dos utentes;
d) Selecionar, recolher, organizar e tratar informação técnico-administrativas com recurso às tecnologias de informação existentes numa unidade hospitalar;
e) Executar tarefas cumprindo com a Lei n.º 58 de 8 de agosto de 2019 relativa à Privacidade e Proteção de Dados Pessoais;
f) Cumprir os mapas de procedimentos técnico-administrativos estabelecidos pela instituição hospitalar;
g) Elaborar relatórios e saber exprimir-se num contexto multicultural, dominando com proficiência, a comunicação em português, espanhol e inglês.
6 – Referencial de competências
6.1 – Conhecimentos
a) Conhecimentos abrangentes sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio;
b) Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde;
c) Conhecimentos abrangentes sobre comunicação e saúde, ferramentas de comunicação e a sua importância;
d) Conhecimentos especializados de Marketing na sua aplicabilidade à saúde;
e) Conhecimentos especializados de ferramentas de Marketing Digital;
f) Conhecimentos especializados sobre procedimentos administrativos;
g) Conhecimentos fundamentais em Finanças Empresariais;
h) Conhecimentos fundamentais em Contabilidade Geral;
i) Conhecimentos especializados na gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde e documentação;
j) Conhecimentos especializados sobre procedimentos relacionados com a gestão de Recursos Humanos;
k) Conhecimentos especializados sobre Aprovisionamentos, gestão de Stocks e Logística hospitalar;
l) Conhecimentos especializados sobre Sistemas Informáticos de apoio à gestão;
m) Conhecimentos abrangentes de estratégias de desenvolvimento de Marketing Mix: Produto e ou Serviço, Preço, Distribuição e Promoção e ou Divulgação;
n) Conhecimentos abrangentes sobre Finanças Empresariais;
o) Conhecimentos especializados sobre técnicas contabilísticas;
p) Conhecimentos abrangentes sobre Regulamentação Geral Proteção de Dados (RGPD);
q) Conhecimentos abrangentes sobre cuidados continuados e outros contextos de urgência e emergência para a gestão operacional desses serviços;
r) Conhecimentos abrangentes sobre Ética e legislação em Saúde.
6.2 – Aptidões
a) Identificar e aplicar atividades administrativas e de atendimento ao público;
b) Gerir a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;
c) Identificar e aplicar práticas relacionadas com a gestão de pessoas e de recursos humanos;
d) Identificar a legislação laboral e as normas aplicáveis;
e) Identificar as necessidades operacionais associadas aos contextos de cuidados continuados, urgência ou situações de emergência;
f) Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social;
g) Identificar, analisar e gerir as fontes de informação relevantes para a gestão operacional dos serviços;
h) Identificar e aplicar aspetos éticos e legislação em saúde relevante para o contexto e organização;
i) Analisar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde;
j) Dinamizar e gerir intervenções relacionadas com a inventariação de bens e produtos;
k) Organizar stocks e identificar boas práticas de apoio à logística operacional;
l) Aplicar as funcionalidades dos sistemas informáticos;
m) Organizar e gerir procedimentos de controlo de qualidade de bens e produtos;
n) Analisar, gerir e aplicar informações relevantes para o plano operacional de marketing;
o) Aplicar técnicas e instrumentos de planeamento em marketing e de marketing digital em serviços de saúde;
p) Gerir e atualizar dados, nas plataformas de registos de apoio aos serviços;
q) Identificar e aplicar os procedimentos administrativos úteis de apoio à gestão;
r) Aplicar técnicas de comunicação tendo por base o contexto e as pessoas na sua realidade social e humana;
s) Exprimir-se a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados, na sua língua materna, em língua inglesa e em língua espanhola.
6.3 – Atitudes
a) Demonstrar respeito pelos procedimentos definidos;
b) Demonstrar proatividade;
c) Demonstrar capacidade de planeamento e organização;
d) Demonstrar capacidade de respeitar e fazer respeitar as normas e procedimentos;
e) Demonstrar responsabilidade;
f) Demonstrar capacidade de atuar em função de objetivos;
g) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
h) Demonstrar capacidade de planeamento e organização de estratégias adequadas às necessidades das pessoas;
i) Demonstrar capacidade planeamento, organização e avaliação tendo em conta as limitações e limitações funcionais e barreiras ambientais;
j) Demonstrar criatividade e capacidade de inovação nas estratégias de comunicação e imagem;
k) Interagir eficazmente e utiliza comunicação adequada;
l) Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional;
m) Demonstrar capacidade de tomar decisões e atuar em situações imprevistas relacionadas com o stock de material e logística operacional;
n) Demonstrar capacidade de atenção a detalhes que promovam a eficiência operacional;
o) Demonstrar capacidade de gestão racional de meios;
p) Demonstrar criatividade e capacidade de inovação;
q) Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento dos procedimentos administrativos;
r) Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de equipas multiprofissionais.
7 – Áreas relevantes para o ingresso no curso:
Uma das seguintes:
Português
Matemática
8 – Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2020-2021
9 – Localidades, instalações e número máximo de alunos
10 – Estrutura curricular
11 – Plano de estudos