Criação do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Operacional Hospitalar – CESPU

«Despacho n.º 8517/2020

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar, da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar, a ministrar pela Escola Superior de Tecnologias de Fafe e pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 42.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Operacional Hospitalar da Escola Superior de Tecnologias de Fafe e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

23 de junho de 2020. – A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 – Estabelecimento de ensino superior

Escola Superior de Tecnologias de Fafe e CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

2 – Curso técnico superior profissional

T540 – Gestão Operacional Hospitalar

3 – Número de registo

R/Cr 98/2020

4 – Área de educação e formação

345 – Gestão e administração

5 – Perfil profissional

5.1 – Descrição geral

Planear, promover, gerir e participar, no processo de gestão operacional numa instituição hospitalar, que pode estar relacionada com as áreas técnico-administrativa, recursos materiais e logística, circuitos de informação, comunicação, acessibilidade e relações humanas.

5.2 – Atividades principais

a) Executar tarefas inerentes à área da gestão operacional hospitalar que contribua para a prestação de cuidados saúde;

b) Apoiar as diversas áreas orgânicas de uma instituição hospitalar;

c) Conciliar os interesses da instituição hospitalar e o grau de satisfação dos utentes;

d) Selecionar, recolher, organizar e tratar informação técnico-administrativas com recurso às tecnologias de informação existentes numa unidade hospitalar;

e) Executar tarefas cumprindo com a Lei n.º 58 de 8 de agosto de 2019 relativa à Privacidade e Proteção de Dados Pessoais;

f) Cumprir os mapas de procedimentos técnico-administrativos estabelecidos pela instituição hospitalar;

g) Elaborar relatórios e saber exprimir-se num contexto multicultural, dominando com proficiência, a comunicação em português, espanhol e inglês.

6 – Referencial de competências

6.1 – Conhecimentos

a) Conhecimentos abrangentes sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio;

b) Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde;

c) Conhecimentos abrangentes sobre comunicação e saúde, ferramentas de comunicação e a sua importância;

d) Conhecimentos especializados de Marketing na sua aplicabilidade à saúde;

e) Conhecimentos especializados de ferramentas de Marketing Digital;

f) Conhecimentos especializados sobre procedimentos administrativos;

g) Conhecimentos fundamentais em Finanças Empresariais;

h) Conhecimentos fundamentais em Contabilidade Geral;

i) Conhecimentos especializados na gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde e documentação;

j) Conhecimentos especializados sobre procedimentos relacionados com a gestão de Recursos Humanos;

k) Conhecimentos especializados sobre Aprovisionamentos, gestão de Stocks e Logística hospitalar;

l) Conhecimentos especializados sobre Sistemas Informáticos de apoio à gestão;

m) Conhecimentos abrangentes de estratégias de desenvolvimento de Marketing Mix: Produto e ou Serviço, Preço, Distribuição e Promoção e ou Divulgação;

n) Conhecimentos abrangentes sobre Finanças Empresariais;

o) Conhecimentos especializados sobre técnicas contabilísticas;

p) Conhecimentos abrangentes sobre Regulamentação Geral Proteção de Dados (RGPD);

q) Conhecimentos abrangentes sobre cuidados continuados e outros contextos de urgência e emergência para a gestão operacional desses serviços;

r) Conhecimentos abrangentes sobre Ética e legislação em Saúde.

6.2 – Aptidões

a) Identificar e aplicar atividades administrativas e de atendimento ao público;

b) Gerir a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;

c) Identificar e aplicar práticas relacionadas com a gestão de pessoas e de recursos humanos;

d) Identificar a legislação laboral e as normas aplicáveis;

e) Identificar as necessidades operacionais associadas aos contextos de cuidados continuados, urgência ou situações de emergência;

f) Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social;

g) Identificar, analisar e gerir as fontes de informação relevantes para a gestão operacional dos serviços;

h) Identificar e aplicar aspetos éticos e legislação em saúde relevante para o contexto e organização;

i) Analisar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde;

j) Dinamizar e gerir intervenções relacionadas com a inventariação de bens e produtos;

k) Organizar stocks e identificar boas práticas de apoio à logística operacional;

l) Aplicar as funcionalidades dos sistemas informáticos;

m) Organizar e gerir procedimentos de controlo de qualidade de bens e produtos;

n) Analisar, gerir e aplicar informações relevantes para o plano operacional de marketing;

o) Aplicar técnicas e instrumentos de planeamento em marketing e de marketing digital em serviços de saúde;

p) Gerir e atualizar dados, nas plataformas de registos de apoio aos serviços;

q) Identificar e aplicar os procedimentos administrativos úteis de apoio à gestão;

r) Aplicar técnicas de comunicação tendo por base o contexto e as pessoas na sua realidade social e humana;

s) Exprimir-se a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados, na sua língua materna, em língua inglesa e em língua espanhola.

6.3 – Atitudes

a) Demonstrar respeito pelos procedimentos definidos;

b) Demonstrar proatividade;

c) Demonstrar capacidade de planeamento e organização;

d) Demonstrar capacidade de respeitar e fazer respeitar as normas e procedimentos;

e) Demonstrar responsabilidade;

f) Demonstrar capacidade de atuar em função de objetivos;

g) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;

h) Demonstrar capacidade de planeamento e organização de estratégias adequadas às necessidades das pessoas;

i) Demonstrar capacidade planeamento, organização e avaliação tendo em conta as limitações e limitações funcionais e barreiras ambientais;

j) Demonstrar criatividade e capacidade de inovação nas estratégias de comunicação e imagem;

k) Interagir eficazmente e utiliza comunicação adequada;

l) Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional;

m) Demonstrar capacidade de tomar decisões e atuar em situações imprevistas relacionadas com o stock de material e logística operacional;

n) Demonstrar capacidade de atenção a detalhes que promovam a eficiência operacional;

o) Demonstrar capacidade de gestão racional de meios;

p) Demonstrar criatividade e capacidade de inovação;

q) Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento dos procedimentos administrativos;

r) Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de equipas multiprofissionais.

7 – Áreas relevantes para o ingresso no curso:

Uma das seguintes:

Português

Matemática

8 – Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso

2020-2021

9 – Localidades, instalações e número máximo de alunos

(ver documento original)

10 – Estrutura curricular

(ver documento original)

11 – Plano de estudos

(ver documento original)»