07-09-2020
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infeciosas, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do Projeto “ADONIS – Assessing Determinants of the nondecreasing incidence of Salmonella”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 18 de setembro.
Para este projeto serão utilizadas novas colheitas de produtos biológicos (fezes) e estirpes previamente isoladas pelo laboratório, as quais serão estudadas por técnicas de Microbiologia clássica para a caracterização fenotípica (isolamento em meio seletivo e não seletivo; serotipagem; estudo do perfil de resistência aos antibióticos) e de biologia molecular para a caracterização genotípica (rt-PCR e PCR multiplex para pesquisa de toxinas e genes de virulência; Multilocus Sequence Typing (MLST), Multiple Locus Variable Number Tandem Repeat Analysis (MLVA), etc.).
Será também realizada sequenciação completa do genoma para determinação in silico do MLST e serotipagem, de vários genes de virulência e resistência, e para identificação de clusters. Para esse efeito, serão utilizadas várias plataformas de análise bioinformática e os resultados obtidos serão analisados em função dos dados clínicos, epidemiológicos e microbiológicos já existentes, através de uma análise estatística descritiva.
A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para outubro de 2020, com possibilidade de renovação, sendo que o trabalho será desenvolvido no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Gastrintestinais do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.
INSA | Bolsa de Investigação
Investigadores podem candidatar-se até dia 18 de setembro
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, abriu concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do Projeto “ADONIS – Assessing Determinants of the nondecreasing incidence of Salmonella”.
Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 18 de setembro.
A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto para outubro de 2020, com possibilidade de renovação, sendo que o trabalho será desenvolvido no Laboratório Nacional de Referência de Infeções Gastrintestinais do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em Lisboa.
Para saber mais, consulte:
INSA > Notícias