07/09/2020
A grande maioria dos doentes em tratamento ou seguimento no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) está muito satisfeita com a assistência e com os cuidados que recebe, de acordo com o resultado do inquérito aplicado nos serviços de internamento e ambulatório.
Estes dados, que resultam do inquérito aplicado a 580 doentes entre 18 de novembro e 17 de dezembro de 2019, revelam que 90% consideram-se satisfeitos com o IPO Lisboa e apontam a confiança e a relação com os profissionais de saúde como motivos de maior satisfação.
No ambulatório, os doentes que referiram alguma insatisfação justificaram a sua opinião com a demora nos tempos de espera para atendimento telefónico e, presencialmente, pelo secretariado, pessoal médico e técnicos de saúde. As condições de conforto das salas de espera, a sinalética, o espaço de estacionamento e os constrangimentos resultantes das obras em curso também foram referidos como pontos a melhorar.
No internamento, a maioria dos doentes tece elogios ao funcionamento e à qualidade dos serviços, aos profissionais, à simpatia e à humanização dos cuidados. Como pontos de melhoria sinalizam a alimentação, o voluntariado e a limpeza.
O IPO Lisboa sublinha que várias sugestões de melhoramento apontadas pelos doentes em anos anteriores foram já implementadas, dando como exemplo o lançamento da app MyIPO Lisboa, onde os utentes em tratamento e/ou seguimento podem ter acesso à sua agenda de consultas, tratamentos, exames, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e à medicação que estão a tomar.
É também destacado pelo IPO Lisboa o investimento nas infraestruturas com as obras de remodelação e ampliação do Bloco Operatório, a nova Unidade de Transplante de Medula e a novas instalações do Serviço de Imunohemoterapia.
Para saber mais, consulte:
IPO Lisboa > Notícias