Relatório de Situação nº 190 | 08/09/2020 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
DGS publica alteração da Orientação 009/2020
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta segunda-feira publicou uma alteração à Orientação 009/2020, emitindo a Orientação 009A/2020.
Em comunicado, a DGS explica que “através desta orientação, deixam de se aplicar medidas de testagem obrigatória e isolamento profilático em qualquer instituição em que os residentes autónomos realizem atividades diárias fora da instituição, sem prejuízo de que seja feita uma avaliação clínica na admissão de novos residentes/utentes”.
Relativamente às Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens em Situação de Perigo e Lares de Infância e Juventude, “as medidas para a admissão de novos residentes / utentes são adaptadas, de modo a salvaguardar o bem-estar psicológico das crianças e jovens, não se aplicando os procedimentos relativos à realização de teste laboratorial para SARS-CoV-2 e de isolamento profilático, sem prejuízo de ser feita uma avaliação clínica na admissão de novos residentes/utentes”.
Nestes casos, aplicam-se os procedimentos de caso suspeito de COVID-19 já implementados nas instituições.
Covid-19 | Equipas multidisciplinares
Mais de 11.200 pessoas contactadas na Área Metropolitana de Lisboa
As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 4 de setembro, um total de 11.284 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.
Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.
Assim, entre 30 de junho e 4 de setembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 11.284 pessoas foram alvo desta intervenção.
Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.
Para saber mais, consulte:
ARSLVT > Notícias