Site icon A Enfermagem e as Leis

Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 16/09/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 198 | 16/09/2020

Relatório de Situação nº 198 | 16/09/2020 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

Abrir documento

Reforço da capacidade de testagem

16/09/2020

Acordo assinado vai permitir efetuar até 21.700 testes por dia no SNS

A Ministra da Saúde defendeu hoje que Portugal tem assumido como prioridade a existência de “testagem o mais precoce possível, mas simultaneamente fiável e segura”.

“Temos procedido ao reforço da capacidade de testagem do SNS. O Programa de Estabilização Económica e Social foi uma ajuda essencial para que muitos laboratórios hospitalares tivessem a sua capacidade aumentada. A capacidade laboratorial no SNS já vai neste momento nos 14400 testes em autonomia, mas pretende-se elevar até aos cerca de 22 mil testes no final do mês de outubro”, afirmou Marta Temido na cerimónia de assinatura de uma parceria para o reforço da capacidade de testagem na Região de Lisboa e Vale do Tejo entre o Ministério da Saúde, o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos e o Grupo Jerónimo Martins, que decorreu esta tarde no Infarmed.

A Ministra da Saúde destacou, ainda, a importância da cooperação “entre áreas setoriais”, considerando “uma honra a existência de um parceiro com a qualidade técnica do Instituto de Medicina Molecular ou com a capacidade de intervenção social da Sociedade Francisco Manuel dos Santos”.

Com este acordo pretende-se atingir mais 3.500 colheitas por dia (em posto fixo até 2.000 e em brigadas móveis até 1.500 colheitas) para que se assegurem respostas rápidas contra surtos de Covid-19 em todo o território de Portugal continental.

Também o primeiro-ministro considerou “vital” o aumento da capacidade de testagem. “Temos de ser rápidos a detetar os casos e a isolar os casos para romper as cadeias de transmissão”, sublinhou António Costa, defendendo que Portugal não pode repetir as medidas de paralisação da economia e da sociedade adotadas a partir de meados de março do ano passado.


Covid-19 | Apoio a Lares

16/09/2020

Governo cria linha telefónica disponível 24 horas

O Governo vai criar uma linha telefónica de apoio aos lares, a funcionar 24 horas por dia, e avançar também com a testagem à Covid-19 de trabalhadores dos lares, por níveis de risco.

A informação foi avançada hoje, na Comissão de Saúde, numa audição conjunta com a Ministra da Saúde, Marta Temido e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, dedicada à situação da pandemia nos lares.

A situação nos lares tem sido acompanhada de perto desde o início da pandemia, tendo sido implementadas as medidas necessárias.

Relativamente às visitas de acompanhamento por parte das equipas multidisciplinares aos lares de idosos, a Ministra da Saúde adiantou das 2628 instituições referenciadas na base de dados para estas visitas, foram visitadas metade. Mais concretamente, realizaram-se visitas a 1323 instituições, mas com uma distribuição “bastante assimétrica”, reconheceu Marta Temido.

De acordo com a Ministra da Saúde, foram visitados todos os lares na região do Alentejo e Algarve, houve visitas a 30% dos lares que se encontra na região Norte, indicando uma “situação mais complexa” na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Exit mobile version