Alargamento da RNCCI
Três novas Unidades de Cuidados no Norte disponibilizam 84 camas
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) anunciou a instalação de três novas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que acrescentam 84 camas nas valências de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção.
Segundo a ARS Norte, as novas respostas decorrem da entrada em funcionamento das três unidades no Hospital do Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, e duas na Gaiarts – Hospital Privado de Gaia, bem como do alargamento da capacidade instalada na Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira”.
O investimento permite que a ARS Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize junto das populações mais 23 camas de Convalescença, 28 de Média Duração e Reabilitação e 33 de Longa Duração e Manutenção, prosseguindo, assim, o alargamento assistencial nesta área da prestação.
A Administração Regional de Saúde do Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dispõe a partir de hoje, de:
- 283 camas de Convalescença;
- 931 camas de Média Duração e Reabilitação;
- 1 683 camas de Longa Duração e Manutenção;
- 1 546 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados;
No âmbito da Pediatria:
- 17 camas de Cuidados Pediátricos Integrados;
- 20 lugares de Ambulatório Pediátrico;
No âmbito da Saúde Mental:
- 55 lugares em Unidade Socio-Ocupacional;
- 8 visitas/dia em Equipa de Apoio Domiciliário;
- 14 lugares Residência Autónoma;
- 24 lugares de Residência de Apoio Total;
- 7 lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A – Infância e Adolescência;
- 10 lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.
De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 598 – camas e acompanhamentos no domicílio –, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, da ordem de 58 milhões de euros.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde do Norte – Notícias
RNCCI | Região Centro
Rede aumenta capacidade em mais 45 camas nas diferentes tipologias
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na região Centro aumentou este mês a sua capacidade em mais 45 camas nas diferentes tipologias.
De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, este aumento, o segundo registado este ano, eleva para 2.598 o total de camas na região.
A distribuição das novas camas é a seguinte:
Distrito de Coimbra
- Propriarmonia, Lda – 12 Longa Duração e Manutenção;
- Propriarmonia, Lda – 18 Média Duração e Reabilitação;
- Santa Casa da Misericórdia de Penela – 11 Longa Duração e Manutenção;
Distrito de Viseu
- Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva – 4 Longa Duração e Manutenção.
Projeto conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social, a RNCCI é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.
Os CCI promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e, por isso, estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.
Visite:
Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/