09/10/2020
Data visa centrar a atenção pública na Saúde Mental global.
Celebra-se anualmente, a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, criada pela Federação Mundial para a Saúde Mental, tem como objetivo principal centrar a atenção pública na Saúde Mental global, como uma causa comum a todos os povos, além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.
Para assinalar a data, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura, no dia 9 de outubro, pelas 12 horas, no átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra a exposição intitulada «Ama-TE – A envolvência da fotografia no desenvolvimento da auto-estima».
De acordo com o CHUC, «trata-se de um projeto de Irina Pires e Rita Amado, Enfermeiras do Serviço de Psiquiatria A, do Hospital Sobral Cid, compreendido no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC».
A exposição resulta de sessões fotográficas individuais, feitas pela fotógrafa Irina Pires, ao «longo de mais de uma década sob a vertente de melhoria da autoestima, reforço da autoconfiança e da autoaceitação. Constará de uma fotografia do quotidiano, uma fotografia da sessão fotográfica e uma breve descrição dos sentimentos, emoções e da perceção da pessoa fotografada», explica o CHUC.
Na definição da Organização Mundial de Saúde (OMS 2002), «a saúde mental é um estado de bem-estar em que cada indivíduo perceciona o próprio potencial, consegue lidar com os problemas e os desafios da vida, capacidade de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade. Este estado de bem-estar pode ser definido como um estado físico, social e mental positivo e inclui sentimentos de satisfação, otimismo e autoestima.»
Para saber mais, consulte:
- Federação Mundial para a Saúde Mental > Dia Mundial da Saúde Mental 2020 (em inglês)
- OMS > Dia Mundial da Saúde Mental (em inglês)
- CHUC > Notícias