24/11/2020
Decorre entre os dias 25 e 27 de novembro, um Encontro Nacional de Profissionais de CAD (Comportamentos Aditivos e Dependências) que juntará cerca de 600 técnicos, num evento online, promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Discutir e refletir sobre o Passado e o Presente, e projetar o Futuro são os grande desafios de um programa que conta com 31 oradores confirmados, entre eles o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
Os impactos da pandemia de Covid-19 nos padrões de consumo dos cidadãos e nas necessidades de apoio, sobretudo, dos consumidores problemáticos de álcool e drogas, mobilizaram entidades públicas e privadas para assegurar a continuidades dos cuidados de saúde a estes cidadãos, grande parte em situação de vulnerabilidade social.
O SICAD assumiu neste período um papel agregador e coordenador de esforços, promovendo reuniões online, com os diferentes atores, ARS/DICAD, ONG e IPSS com respostas de Redução de Riscos e Minimização de Danos e de Tratamento, colocando com eficácia ao serviço dos cidadãos o potencial do modelo de respostas integradas instalado.
É na continuidade deste espírito de cooperação e de gestão de sinergias, em que juntos superáramos dificuldades e constatámos que todos contamos, que o SICAD promove o Encontro Nacional de Profissionais de CAD, de modo a alicerçar os laços criados neste período crítico e de emergência.
Pretende-se que seja um espaço de reencontros, discussão e reflexão sobre:
- As estruturas que alicerçam as abordagens em CAD em Portugal, numa lógica prospetiva;
- Problemas e preocupações emergentes, abordando especificamente determinadas áreas;
- 20 anos da Lei nº30/2000 de 29 de novembro, que define o regime de descriminalização do consumo e posse para consumo de substâncias psicoativas ilícitas;
- Ideias chave para o próximo ciclo estratégico.
Para saber mais, consulte:
SICAD > Programa e informações