11/12/2020
O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) lança hoje a campanha “A caminho de um hospital sem fumo” que visa promover a diminuição do consumo de tabaco e reduzir o risco de incêndios e inundações.
A campanha “A caminho de um hospital sem fumo” foi criada para combater várias realidades. Para além do impacto na saúde dos fumadores e na dos que os rodeiam, promove risco de incêndios e inundações.
“Pretende-se promover os hospitais como zonas livres de fumo. O tabaco é a primeira causa evitável de doença. É um importante fator de risco de cerca de 50 doenças. Estima-se que a cada hora morra alguém com uma doença relacionada com o consumo de tabaco”, explicou o pneumologista António Morais, Adjunto da Direção Clínica do CHUSJ.
A campanha está também está a ser divulgada online e acompanhada por um programa de consultas de cessação tabágica para profissionais do hospital, bem como de tratamentos para a dependência para todos os doentes que sejam internados.
Para aqueles que, mesmo assim, não conseguirem cessar os seus hábitos tabágicos, o CHUSJ informa que deverão utilizar as áreas autorizadas, cuja localização pode consultar no mapa, disponibilizado no site da instituição.