A Avaliação da Implementação e Impacto da Campanha Nacional de Mass Media “#SigaOassobio: A Atividade Física Chama Por Si“, desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), foi publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health.
Esta campanha nacional, desenvolvida com base em princípios motivacionais e comportamentais validados cientificamente, seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública e visou inspirar os Portugueses a sentirem-se mais capazes, mais motivados e a identificarem mais oportunidades diárias para a adoção de estilos de vida fisicamente ativos.
A campanha desenvolvida pela DGS contou com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol. Os seus resultados, quer de implementação, quer de impacto, foram analisados à luz das melhores práticas internacionais e publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health.
A campanha foi transmitida nos três principais canais de televisão portuguesa, duas rádios nacionais, jornais regionais, cartazes e vários meios digitais (por exemplo, um vídeo no Youtube com mais de 130 mil visualizações e no Facebook com mais de 11 mil visualizações).
Os seus resultados ao nível do reconhecimento público seguem o esperado para campanhas nacionais (aproximadamente 24%).
Uma vez que se tratou de uma campanha de curta duração, o seu efeito positivo manifestou-se principalmente ao nível de objetivos centrais ligados à perceção da prática de atividade física como algo acessível, pela existência de várias oportunidades diárias, exequível – mesmo com pouco tempo, equipamento, dinheiro ou condição física – e entusiasmante!
Novas vagas de implementação da campanha permitirão aferir os seus efeitos nos níveis e tipos de atividade física de forma mais consistente e prolongada no tempo.
A atividade física (continua) a chamar por si!
#SigaOassobio
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