Relatório de Situação nº 288 | 15/12/2020 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
Decreto-Lei n.º 103/2020 – Diário da República n.º 242/2020, Série I de 2020-12-15
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o sistema de incentivos à adaptação da atividade empresarial ao contexto da COVID-19
Presidência do Conselho de Ministros
Autoriza a realização da despesa referente à participação portuguesa do Instrumento de Apoio a Emergências, para efeito da estratégia europeia de vacinas no âmbito do combate à COVID-19
Despacho n.º 12202-A/2020 – Diário da República n.º 242/2020, 1º Suplemento, Série II de 2020-12-15
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorrogação das medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal
Despacho n.º 12202-B/2020 – Diário da República n.º 242/2020, 1º Suplemento, Série II de 2020-12-15
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais
Decreto-Lei n.º 103-A/2020 – Diário da República n.º 242/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-12-15
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o regime excecional e temporário de cumprimento de obrigações fiscais, no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Covid-19 | Cuidados no Natal
DGS faz recomendações para diminuir risco de contágio na quadra festiva
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje que as reuniões familiares sejam reduzidas durante as celebrações do Natal e que se limitem, preferencialmente, ao agregado, diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus.
“Preferencialmente, devemos limitar todas as celebrações e os contactos nesta quadra festiva ao agregado familiar com quem se habita”, afirmou Rui Portugal, Subdiretor-Geral da Saúde no decorrer da conferência de imprensa desta tarde sobre a evolução da pandemia.
Reconhecendo que as celebrações terão de ser contrárias ao habitual nesta quadra, o subdiretor-geral acrescentou que o contacto com os restantes membros da família deve ser reduzido e diferente.
Limitar os encontros ao agregado familiar é, no entanto, apenas uma recomendação da DGS e, por isso, Rui Portugal deixou também conselhos para minimizar o risco de contágio nas reuniões com outros membros da família.
Nestes casos, não só o número de contactos deve ser reduzido, como o tempo em que a família está reunida deve ser mais limitado do que o habitual. Por outro lado, o distanciamento deve ser assegurado em todas as ocasiões e, sempre que possível, as famílias devem privilegiar os espaços exteriores.
Questionado sobre eventuais limitações a visitas nos lares de idosos durante as festividades, o subdiretor-geral explicou que não estão previstas quaisquer regras além daquelas que se encontram em vigor, mas pediu cuidado nas visitas aos lares.
Para saber mais, consulte:
Facebook da DGS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 15/12/2020
Covid-19 | Diário de Quarentena
CHPL cria ferramenta para acompanhar utentes nas atividades diárias
A Unidade de Terapia Ocupacional do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) criou o Diário de Quarentena, uma ferramenta que possibilita a intervenção com os utentes seguidos em regime de ambulatório, ao nível da estruturação de rotina e da manutenção de atividades da vida diária.
O Diário de Quarentena está planeado para acompanhar o seu utilizador, estando dividido em: cuidados pessoais, atividades produtivas, de lazer e momentos de relaxamento.
Nesta quadra natalícia, o CHPL divulga a «Edição Festividades 2020» específica para o período de 14 a 31 de dezembro.
Apesar de ter sido pensado principalmente para a utilização por parte de pessoas com experiência em doença mental e as suas famílias, pode, na verdade, ser utlizado por qualquer pessoa que sinta que pode beneficiar do mesmo.
O Diário de Quarentena foi um dos projetos finalistas dos Prémios Healthcare Excellence – Especial Covid, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e nomeado para o Prémio Boas Práticas em Saúde, sendo um dos finalistas na iniciativa «Experiências na era Covid-19 Resiliência, Singularidade e Determinação».
Para saber mais, consulte:
Covid-19 | Capacidade de testagem
ULS Nordeste reforça testagem com equipamento de biologia molecular
O Serviço de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste foi reforçado com novo equipamento na área da Biologia Molecular, permitindo assim uma resposta com maior rapidez e eficiência no despiste de infeção por SARS-CoV-2.
Com este equipamento, a funcionar na Unidade Hospitalar de Bragança desde 11 de novembro, é possível aumentar a capacidade de resposta, tendo já sido realizados 9.359 rastreios, a uma média de 376 testes à Covid-19 por dia.
Trata-se de uma importante mais-valia, em particular no atendimento a situações hospitalares urgentes, tais como o internamento de doentes em enfermaria (adultos e crianças), cuidados intensivos, grávidas e a necessidade de cirurgia urgente ou procedimentos invasivos. Esta resposta promove a deteção precoce de casos positivos e evita esperas prolongadas nas zonas de suspeitos.
Tendo sido realizada uma reorganização do espaço físico destinada especificamente à Biologia Molecular, foi definido um circuito próprio, com áreas dedicadas para receção, verificação, integração e posterior análise efetiva das referidas amostras. Assim, além da maior eficiência e organização do seu trabalho, os profissionais desta valência desenvolvem a sua atividade com as melhores condições de segurança.
Além da realização do teste que é feito a todos os doentes aquando da entrada nos serviços hospitalares para internamento ou realização de exames invasivos, a ULS do Nordeste passa igualmente a realizar um novo teste de despistagem da Covid-19 ao quinto dia de internamento, impulsionando desta forma o rastreio precoce da doença.
Os três hospitais da ULS do Nordeste dispõem também, atualmente, de testes de antigénio que permitem identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. Embora menos sensível do que o teste PCR, o teste de antigénio apresenta resultados em cerca de 20 a 30 minutos, o que significa que as pessoas infetadas podem muito mais rapidamente ser identificadas e isoladas.
O Serviço de Patologia Clínica efetua a análise dos testes de antigénio solicitados quer a nível hospitalar, nas Unidades de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, quer pela Unidade de Saúde Pública.
Responsável pelo processamento, estudo e disponibilização dos resultados analíticos e dos dados epidemiológicos essenciais para o despiste de infeção por SARS-CoV-2, o Serviço de Patologia Clínica da ULS Nordeste efetua também o processamento de todas as outras amostras para assistência aos doentes não-Covid da sua área da abrangência, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para saber mais, consulte:
ULS Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/
Entidades do SNS distinguidas
Em programa mundial de reconhecimento de resposta à COVID-19
São 13 as entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation-IHF) no âmbito do combate à pandemia. Os projetos foram apresentados a concurso no ‘Programa de Reconhecimento da Resposta à COVID-19’ (‘IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19’), que reconheceu ações e respostas de prestadores de cuidados de saúde em todo o mundo que foram “para além do exigível” no combate à COVID-19.
Este reconhecimento foi atribuído a mais de 100 instituições de 28 países que “proactivamente colocaram em prática respostas ou ações organizacionais de excelência e com caráter inovador no combate à pandemia COVID-19, a nível regional ou nacional”. A distinção resulta da análise de um júri internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde, entre os quais o presidente da direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar-APDH, membro da IHF.
Os distinguidos irão receber um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19″ e serão conhecidos através de uma ampla campanha internacional nos meios de comunicação esta terça-feira, 15 de dezembro. A lista completa pode ser consultada em https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.
Lista das entidades do SNS reconhecidas:
- Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE
- Hospital de Cascais
- Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE
- IPO de Coimbra, Francisco Gentil, EPE
- Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE
- INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
- Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
- Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE
- Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, E.P.E.
- Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE
- Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede
- SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em parceria com DGS – Direção-Geral da Saúde
15 dezembro 2020