Relatório de Situação nº 361 | 26/02/2021 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
Norma nº 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 26/02/2021 – DGS
COVID-19 : Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2
Vacinas COVID-19: EMA publica orientações para combate a novas variantes – Infarmed
26 fev 2021
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) emitiu orientações com os requisitos para os fabricantes que irão modificar as suas vacinas COVID-19, para fazer face às novas variantes do coronavírus (SARS-CoV-2).
Neste sentido, é uma prioridade urgente de saúde pública definir um processo regulamentar acelerado para a adaptação de vacinas para proteção contra as variantes atuais ou futuras.
Estão em curso discussões a nível internacional sobre como abordar variantes e vacinas de forma coordenada.
Consulte também:
Decreto n.º 3-F/2021 – Diário da República n.º 40/2021, 3º Suplemento, Série I de 2021-02-26
Presidência do Conselho de Ministros
Regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Decreto Regulamentar Regional n.º 2-A/2021/A – Diário da República n.º 40/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-26
Região Autónoma dos Açores – Presidência do Governo
Regulamenta a aplicação, na Região Autónoma dos Açores, do Decreto do Presidente da República n.º 21-A/2021, de 25 de fevereiro
Despacho n.º 2207-A/2021 – Diário da República n.º 40/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-02-26
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Define as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal continental
Despacho n.º 2207-B/2021 – Diário da República n.º 40/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-02-26
Administração Interna – Gabinete do Ministro
Determina os pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre
- Declaração de Retificação n.º 151-A/2021 – Diário da República n.º 41/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-03-01
Administração Interna – Gabinete do Ministro
Retifica o Despacho n.º 2207-B/2021, de 26 de fevereiro (pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre)
HDS retoma atividade assistencial
Hospital vai retomar gradualmente atividade regular e tem projetos pós-Covid
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai começar, gradualmente, a retomar a atividade regular devido à redução da pressão sentida por causa da pandemia, permitindo «dar resposta à procura crescente de doentes não-covid».
Em comunicado, a administração do Hospital Distrital de Santarém afirma que a decisão decorre da diminuição do número de camas em enfermaria para doentes infetados com o novo coronavírus (Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19).
O Diretor Clínico do HDS, Paulo Sintra, afirma que, em 2020, foi possível manter a resposta «em todas as áreas mais sensíveis», salientando que «todos os tratamentos a doentes oncológicos e crónicos foram realizados ou reagendados dentro dos tempos tidos como seguros».
«Tanto a radioterapia, como a quimioterapia e, especialmente, a cirurgia de doentes oncológicos mantiveram níveis de excelência», refere.
O Diretor Clínico do HDS realça o empenho dos profissionais de saúde, bem como a «articulação em rede, recebendo e enviando doentes de e para diferentes pontos do país», medida que permanece na área da Saúde Mental.
A nota salienta que, em 2020, o HDS realizou 132.228 consultas, reduzindo o tempo médio de espera por consulta dos 151 dias em junho de 2020 para os 96 dias em dezembro de 2020, tendo apenas 10% das suas consultas em espera com mais de nove meses.
No mesmo período, foram realizadas 6.017, «permitindo recuperar a mediana de tempo de espera para cirurgia de 6,8 meses para 5,2 meses», explica a nota do hospital.
Projetos pós-Covid
Para este ano, um dos «grandes objetivos» do HDS passa por aumentar a atividade com doentes não-Covid, nomeadamente dos considerados não prioritários, recuperando áreas como a cirurgia de ambulatório.
Paulo Sintra refere a intenção de continuar o encaminhamento de doentes não graves do Serviço de Urgência para os Centros de Saúde, processo iniciado há um ano.
«Pretende-se, ainda, fazer o acompanhamento a médio e longo prazo dos doentes Covid-19 por uma equipa multidisciplinar constituída por clínicos das especialidades de Medicina Interna, Pneumologia, Cardiologia, Fisiatria e Infeciologia, num esquema de One Day Clinic, em que os doentes serão observados, examinados e orientados durante um dia de permanência no HDS», acrescenta.
Visite:
Rede de Investigação em Saúde
IPO Porto é membro fundador de laboratório de investigação clínica
O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) é membro fundador do primeiro grande laboratório associado dedicado à investigação clínica e de translação em Portugal, o RISE – Rede de Investigação em Saúde.
Através do seu Centro de Investigação, o IPO Porto vai ficar responsável pela linha de investigação em oncologia.
Os restantes membros são a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, agregando, ainda, investigadores da NOVA Medical School, da Escola Superior de Enfermagem e da Universidade de Aveiro.
Mais de metade dos investigadores são médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, o que contribuirá para aproximar as prioridades de investigação às necessidades diariamente identificadas no contacto com os doentes.
«Esta iniciativa demonstra que o SNS é bem mais do que a prestação de cuidados aos doentes e está na primeira linha da inovação e investigação clínica, que são fulcrais para a melhoria dos resultados em Saúde», refere o Presidente do Conselho de Administração do IPO Porto, Rui Henrique.
Para saber mais, consulte:
IPO Porto > Notícias
Hospital de Ovar | Foco no utente
Novos quiosques permitem gestão de filas de espera e normalizam circuito de atendimento
O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) substituiu a solução de gestão de filas de espera existente, que estava afeta apenas ao Serviço de Consulta Externa, por novos quiosques/dispensadores de senhas. A solução foi desenvolvida no âmbito do projeto «Hospital do Futuro: O foco no utente».
«Com a implementação da nova solução instalaram-se novos quiosques/dispensadores de senhas, mais modernos e atrativos visualmente, sendo que a mais-valia da nova solução é permitir a extensão da gestão das filas de espera a outros serviços», explica o consultor de tecnologias de informação do Hospital de Ovar, Rui Parreira
Além desta melhoria, que se estende também ao Serviço de Patologia Clínica, encontra-se em fase de implementação a gestão das filas para os serviços de Cardiologia e de Imagiologia.
«Através desta solução, o hospital tem como objetivo normalizar e otimizar o circuito de atendimento dos utentes em todos os serviços, organizar e gerir a chamada de utentes de uma forma eficaz, rápida e simples, refletindo-se numa melhoria substancial do serviço prestado aos utentes», sublinha Rui Parreira.
O projeto «Hospital do Futuro: O foco no utente», cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-02-0550-FEDER-044023), visa melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como, a sua utilização e aumento de qualidade, destaca o Hospital de Ovar.
Para saber mais, consulte:
Hospital de Ovar > Notícias