Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 08/06/2021

Relatório de Situação nº 463 | 08/06/2021 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

Abrir documento


Norma nº 004/2021 de 30/04/2021 atualizada a 08/06/2021 – DGS

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: COVID-19 Vaccine Janssen®

Abrir documento


Vacinação contra a covid-19

08/06/2021

39% dos portugueses já recebeu a primeira dose da vacina

Cerca de 39% da população residente em Portugal já recebeu a primeira dose da vacina e 23% já se encontra totalmente imunizada, de acordo com o relatório semanal sobre a evolução do plano de vacinação contra a Covid-19 divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na última semana, mais 226.341 pessoas receberam a primeira dose da vacina no país e mais 333.769 a segunda dose requerida para a vacinação completa. Segundo os dados, 15% da população entre os 25 e os 49 anos já recebeu a primeira dose.

No total, desde o início do processo de vacinação, que se iniciou no dia 27 de dezembro do ano passado, Portugal já recebeu 7.263.540 vacinas e utilizou 6.299.315 doses.

De acordo com o relatório da DGS, a faixa etária dos 80 anos para cima encontra-se praticamente vacinada contra o novo vírus, sendo que, neste momento, 97% das pessoas com estas idades no país já tomaram a primeira dose e 92% já se encontram totalmente imunizadas.

Também a faixa etária dos 65 aos 79 anos já se encontra também quase toda vacinada, considerando que 94% desta população já foi inoculada com a primeira dose e 51% está completamente vacinada.

Para saber mais, consulte:

Relatório de vacinação semanal


Covid-19 | Estratégia Nacional de Testes

08/06/2021

Autotestes passam a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2

Os autotestes à covid-19 vão passar a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, de acordo com norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo a qual os centros de saúde podem realizar o teste a utentes assintomáticos se estes o consentirem.

A orientação, que atualiza a norma de 26 de outubro de 2020, a qual formalizou a “Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2”, passa a incluir também as creches nos rastreios laboratoriais regulares que já integravam estabelecimentos de educação e ensino.

Segundo a DGS, os rastreios à covid-19 devem ser periódicos nos concelhos com incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes ou em concelhos com incidência cumulativa inferior, de acordo com a avaliação de risco epidemiológico a nível regional e/ou local pela Autoridade de Saúde territorialmente competente.

Sobre a utilização dos autotestes, que as pessoas podem comprar nas farmácias ou parafarmácias, a DGS afirma que a sua utilização não substitui, mas complementa, a utilização dos restantes testes laboratoriais para SARS-CoV2, pelo que “não devem ser considerados como testes de diagnóstico em pessoas com suspeita de infeção por SARS-CoV-2 (pessoas sintomáticas) ou pessoas com contactos com casos confirmados de covid-19”.

A Estratégia de Testes para SARS-CoV-2 tem como objetivos, através da utilização adequada de testes laboratoriais para deteção e isolamento precoce de casos, reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis e monitorizar a evolução epidemiológica da doença.

Os testes laboratoriais para SARS-CoV-2 disponíveis em Portugal são os Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos, que incluem os testes RT-PCR convencional, os Testes Rápidos de Antigénio, os autotestes, e os testes serológicos, que avaliam a resposta imunológica à infeção.


Dia Mundial dos Oceanos

08/06/2021

Data lembra a importância dos oceanos como fonte de vida essencial

O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se anualmente a 8 de junho e pretende sensibilizar para a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».

Este dia é assinalado por muitos países, especialmente depois da Conferência sobre o Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992.

Todos os anos a celebração deste dia é acompanhada por um evento temático. Em 2021, o tema é “The Ocean: Life and Livelihoods” e faz alusão ao Oceano como fonte de vida essencial.

Foi proclamado o Dia Mundial dos Oceanos através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008.

Para saber mais:

ONU – Dia Mundial dos Oceanos 2021 – em inglês


ERS | Relatório 2020

08/06/2021

Lisboa e Vale do Tejo recebeu mais elogios e Norte mais sugestões

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 96.479 reclamações, elogios e sugestões em 2020, mais 3,1% do que no ano anterior, a grande maioria relativa a processos do setor público.

Do total de processos, em 2020 foram apreciados 10.698 de elogios, 1.336 de sugestões e 84.934 reclamações e , tendo em conta que um processo pode ser classificado em mais do que uma das três categorias, revela o relatório da entidade a quem cabe analisar as reclamações sobre os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde e monitorizar o seu seguimento.

De acordo com o documento, no final de 2020, estavam registados 31.673 unidades prestadoras de cuidados de saúde, tendo a ERS recebido, ao longo deste ano, processos REC relativos a 3.219 desses estabelecimentos.

Cerca de 70% dos processos submetidos à ERS foram relativos a estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor público, incluindo-se os geridos em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Mais de metade destes processos – 52,5% – foram de estabelecimentos de saúde situados na região de Lisboa e Vale do Tejo, que teve também o número mais elevado de REC por 1.000 habitantes.

Nos processos apreciados, o relatório indica também que se registou maior número de elogios nos estabelecimentos da região de Lisboa e Vale do Tejo e um maior número de sugestões nos estabelecimentos da região Norte.

Os elogios apreciados em 2020 foram mais frequentemente dirigidos ao pessoal clínico (32,4%) seguindo-se o funcionamento dos serviços de apoio (23,0%).

No que respeita às sugestões apreciadas em 2020, o funcionamento dos serviços clínicos (34,4%) e as instalações (28,6%) foram os elementos mais frequentemente mencionados.

“A partir de abril de 2020, todos os processos contendo a nova classificação temática “Covid-19” passaram a ser analisados em primeiro lugar”, tendo sido pedido aos prestadores que submetessem as suas reclamações, elogios e sugestões no prazo de três dias úteis, para permitir à “ERS um acompanhamento contemporâneo da situação” adianta o relatório.

Relativamente aos processos que continham reclamações com data de ocorrência em 2020, apresentaram diferentes temas, com a “focalização no utente”, o “acesso a cuidados de saúde” e os “procedimentos administrativos” a somarem o maior número de registos.

“Salientam-se, em momentos diferentes do ano, picos no volume de reclamações de três temas: as “questões financeiras”, no mês de maio, em relação direta com o assunto “Covid-19”, concretamente com a cobrança de valores referentes à utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) em estabelecimentos dos setores privado e social, a “focalização no utente” no mês de julho, que se revelou frequentemente a temática mais reclamada, atentas as dificuldades no direito ao acompanhamento em contexto de pandemia, e, no mês de outubro, com a perspetiva da retoma da normalidade, sobressaem as reclamações relativas a “acesso a cuidados de saúde”, indica o relatório.

No final de 2020 tinha sido emitida decisão sobre 93% dos processos com data e ocorrência no período de contingência e com menção ao assunto “Covid-19”.

Para saber mais, consulte:

Entidade Reguladora da Saúde – Sistema de Gestão de Reclamações: Relatório de 2020


08-06-2021 Já se enconra disponível a e-news da DGAEP – 1 / 2021

e-news da DGAEP é um instrumento de comunicação com todos os serviços e trabalhadores da Administração Pública, bem como com o público em geral e procura facultar informação quer sobre as actividades desta Direcção-Geral com interesse para todos os trabalhadores da Administração Pública.

Ler e-news 1/2021

Exit mobile version