COVID19 |Relatório de Situação nº 654 | 16/12/2021 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação
Extinção do Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica – U Minho / UTAD
Alteração ao Regime Jurídico da Gestação de Substituição / Procriação Medicamente Assistida
Nomeação de Coordenadoras de TSDT ACES Sintra e ACES Arrábida – ARSLVT
Despacho n.º 12171/2021 – Diário da República n.º 242/2021, Série II de 2021-12-16
Finanças e Saúde – Gabinetes dos Secretários de Estado do Tesouro e da Saúde
Designa os membros para o conselho fiscal do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., para o mandato de 2021-2023
Decreto-Lei n.º 119/2021 – Diário da República n.º 242/2021, Série I de 2021-12-16
Presidência do Conselho de Ministros
Procede ao reforço da proteção social na eventualidade de desemprego
Portugal atinge 23 milhões de testes à COVID-19 – INSA
16-12-2021
Portugal alcançou, dia 14 de dezembro, um total de 23.124.747 milhões de testes à COVID-19 realizados desde o início da pandemia, aproximadamente 15,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 7,4 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional. Em apenas oito dias, o País voltou a ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, dos quais mais de 700 mil (66%) foram TRAg de uso profissional. Estes dados não incluem os autotestes.
Entre 1 e 14 de dezembro, realizaram-se mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à COVID-19, com uma média diária superior a 123 mil testes. Destes, perto de 600 mil foram TAAN/PCR e mais de 1,1 milhões foram TRAg de uso profissional.
Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 10 dos 14 dias já contabilizados, sendo o dia 10 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados: 197.718.
Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange agora toda a população (quatro testes gratuitos por mês, a cada utente) e que pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia COVID-19, vigorando pelo menos até 31 de dezembro.
A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da COVID-19.
Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed
16 dez 2021
A área Testes COVID-19 disponibiliza, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.
Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.
Adicionalmente, pode também recorrer ao mapa interativo que os localiza via georeferenciação.
COVID-19 – EMA recomenda autorização de dois medicamentos – Infarmed
16 dez 2021
O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) recomendou a autorização de dois medicamentos para a COVID-19.
O CHMP recomendou assim a autorização do medicamento Xevudy, o terceiro anticorpo monoclonal recomendado na União Europeia, do laboratório GlaxoSmithKline Trading Services Limited, que desenvolveu o medicamento em conjunto com a Vir Biotechnology.
Recomendou também estender a indicação terapêutica do medicamento Kineret (anakinra) do laboratório Swedish Orphan Biovitrum AB (publ), para incluir o tratamento de COVID-19 em doentes em situação específica.Pode aceder a mais informação nos Comunicados originais da EMA sobre os medicamentos Xevudy e Kineret.
Covid-19 | Controlo de fronteiras
Medidas nas fronteiras deverão manter-se após 9 de janeiro
As medidas de controlo de fronteiras em vigor, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à Covid-19 para entrar em Portugal, deverão manter-se após 9 de janeiro.
“Se é possível antecipar o que vai ser a evolução, podemos prever que a partir de 9 de janeiro nós vamos ter que manter as medidas de controlo das fronteiras”, afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, em declarações aos jornalista na entrada para o Conselho Europeu, em Bruxelas.
António Costa adiantou que as medidas serão “seguramente” prorrogadas com a maior predominância da nova variante, a Ómicron, em território europeu. “A 9 de janeiro não vamos estar em condições de poder retirar essas medidas”, afirmou.
Covid-19 | Reforço da Vacina
Portugal está preparado para avançar com 4.ª dose de vacina se necessário
O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou hoje, em Bruxelas, que Portugal já apresentou um pedido de compra conjunta de uma nova vacina Covid-19 adaptada à variante Ómicron, para o caso de ser necessária uma quarta dose.
“Está neste momento, aliás, um novo processo de compra de uma vacina adaptada à Ómicron, que só estará disponível depois da primavera. Nós já apresentámos o nosso pedido de aquisição dessas vacinas acima do que era o pro-rata em função da população que temos”, explicou António Costa.
O governante adiantou ainda que esta compra acima do necessário visa garantir “todas as condições para poder adotar uma quarta dose de reforço, se ela vier a ser necessária, como infelizmente acho que é de prever que virá a acontecer”.
De acordo com as indicações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e da Agência Europeia do Medicamento (EMA), este novo reforço será apenas para populações mais vulneráveis, adiantou o Primeiro Ministro.
Relativamente ao estado atual da pandemia, o chefe do governo garantiu estar confiante de que os portugueses vão tomar “o máximo de cautelas” na época de festas que se aproxima.
Novo máximo de testes
Portugal ultrapassou os 23 milhões de testes, no dia 14 de dezembro
Portugal realizou, dia 14 de dezembro, um total de 23.124.747 testes à Covid-19, ultrapassou desta forma os 23 milhões de testes realizados desde o início da pandemia, revelou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
No total, foram realizados desde o início da pandemia 15,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 7,4 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional.
Em comunicado, o INSA refere que “entre 01 e 14 de dezembro, realizaram-se mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária superior a 123 mil testes. Destes, perto de 600 mil foram TAAN/PCR e mais de 1,1 milhões foram TRAg de uso profissional”.
Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 10 dos 14 dias já contabilizados, sendo o dia 10 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados: 197.718.
Os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos, desde o dia 19 de novembro. A medida, que abrange agora toda a população, pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19, e vigora até 31 de dezembro.
A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19.
CHO | Ampliação das urgências
Concluída remodelação nas urgências do Hospital das Caldas da Rainha
A remodelação e ampliação do Serviço de Urgência da Unidade de Caldas da Rainha ficou concluída, anunciou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), em comunicado.
De acordo com o CHO, a intervenção pretendeu melhorar a qualidade do acolhimento, do conforto e do atendimento aos doentes, assim como melhorar os fluxos de trabalho de todos os profissionais que ali desempenham funções.
Esta empreitada, iniciada em janeiro de 2018, visou a expansão e remodelação do espaço do Serviço de Urgência da Unidade de Caldas da Rainha. Para tal, foi criada uma segunda Sala de Observação (S.O.) com capacidade para 20 camas, assim como um espaço complementar para 12 cadeirões, para evitar que os doentes permaneçam nos corredores. A sala de espera da Urgência de adultos também sofreu um alargamento.
No que concerne a Urgência Pediátrica, o espaço anteriormente existente foi ampliado, passando o S.O. a ter capacidade para seis camas. Foi também criada uma sala de espera e um balcão de admissão de doentes, unicamente destinados a utentes em idade pediátrica.
Esta obra representou um investimento que rondou os 2.000.000€, sendo 1.794.117,65€ financiado no âmbito do programa CENTRO 2020 (FEDER).
Para saber mais, consulte:
Inovação no Hospital de Santarém
HDS usa “realidade assistida” para apoiar formação em cirurgia
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recorreu à utilização de óculos de realidade assistida (Rod&Cones) para apoiar a sua formação em cirurgia colorretal minimamente invasiva.
Esta utilização decorreu esta semana, dia 15 de dezembro, numa acção de formação dirigida a enfermeiros e cirurgiões do Hospital de Beja, liderada pelo director do Serviço de Cirurgia Geral do HDS, Luís Ferreira, o grupo de profissionais do Centro de Referência em Cirurgia do Cancro do Reto recorreu ao uso de óculos de realidade assistida permitindo interação e transmissão para grupo de profissionais à distância. Além de som, são partilhadas imagens da torre de laparoscopia 3D e da sala operatória.
Segundo o HDS, “este tipo de formação permite intervenção de um maior número de profissionais com ganhos substanciais em capacidade formativa.”
Para saber mais, consulte:
HDS > Notícias