Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 09/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 709 | 09/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 709 | 09/02/2022 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


DGS determina a suspensão da administração de palivizumab na segunda semana de fevereiro de 2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS), face à situação epidemiológica atual de circulação do vírus sincicial respiratório, determina, através do Despacho nº 004/2022, que a administração sistemática de palivizumab aos indivíduos identificados na Norma nº 013/2013 deve ser interrompida na segunda semana de fevereiro de 2022. Ficam salvaguardas as indicações clínicas excecionais e fundamentadas, previstas nos termos do ponto 9 da referida Norma.

Através do Despacho nº 012/2021, da Diretora-Geral da Saúde, tinha sido determinada a antecipação do início da administração da primeira dose de palivizumab, para prevenção de infeção pelo vírus sincicial respiratório em crianças de risco, a partir da segunda quinzena de setembro. Esta antecipação surgiu face à situação de excecional precocidade da circulação do vírus sincicial respiratório, no verão de 2021.

Ficou também previsto o acompanhamento e monitorização da situação epidemiológica, para determinação do período de administração da última dose de palivizumab. O grupo de trabalho constituído para o efeito, com o apoio do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios, INSA, analisou a situação e verificou um acentuado decréscimo da circulação do vírus sincicial respiratório no mês de janeiro de 2022.

A Direção-Geral da Saúde reforça a necessidade de promover a divulgação e a implementação de medidas higiénicas de prevenção de infeções respiratórias. Consulte o flyer anexo para saber o que são infeções respiratórias e como pode proteger as crianças com pequenos gestos.


Relatório de Vacinação Diário nº 67 | 09/02/2022 – DGS

Plano de Vacinação COVID-19 | Relatório de Vacinação Diário| Portugal Continental


Despacho n.º 1575-A/2022 – Diário da República n.º 27/2022, 2º Suplemento, Série II de 2022-02-08
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, do Ministro da Defesa Nacional, das Ministras da Administração Interna e da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a vigência e altera o Despacho n.º 11888-A/2021, de 30 de novembro, e o Despacho n.º 11888-C/2021, de 30 de novembro, eliminando as restrições de entrada em território nacional continental de passageiros provenientes de alguns países da África Austral e reconhecendo a validade de certificados de vacinação ou recuperação emitidos por países terceiros

Despacho n.º 1575-B/2022 – Diário da República n.º 27/2022, 2º Suplemento, Série II de 2022-02-08
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro da Defesa Nacional, das Ministras da Administração Interna e da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Permite o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com exceção de passageiros cuja origem sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais


Tratamento oncológico inovador

09/02/2022

Hospital de São João investe 7,6 milhões de euros em novos equipamentos

O Hospital de São João, no Porto, vai adquirir três novos equipamentos que permitirão “dar uma resposta mais eficaz” em áreas como a oncologia.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do serviço de oncologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Miguel Barbosa, adiantou que os três equipamentos vão permitir “dar uma resposta muito mais célere e eficaz aos doentes”, em particular, aos doentes com cancro.

Num investimento de 7,6 milhões de euros, os três aparelhos vão colocar o Hospital de São João “na vanguarda do tratamento do cancro”.

Um dos equipamentos é um Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada (TC), que deverá ficar operacional já no próximo mês e permite fazer “procedimentos de radiologia de intervenção”, isto é, tratar algumas lesões oncológicas nos doentes em que não é considerada a possibilidade de cirurgia.

O Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada poderá também ser usado no tratamento de outras patologias, nomeadamente, vasculares e neurológicas.

Em maio ficará operacional outro dos equipamentos, nomeadamente, a câmara de PET/CT. Com esta tecnologia, os doentes oncológicos não vão precisar de sair do hospital para realizar este tipo de exames. Entre meados de junho e julho, deverá ficar também operacional o novo acelerador linear, equipamento que permitirá “aumentar a capacidade de resposta do serviço de radioterapia”.

Para saber mais, consulte:
https://portal-chsj.min-saude.pt/


Sangue e Medicina Transfusional

09/02/2022

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recebe dupla acreditação pela DGS

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é o primeiro desta especialidade, a nível nacional, a receber por parte da Direção Geral da Saúde (DGS), uma dupla certificação de qualidade, a escassos meses de se cumprirem os 95 anos da primeira transfusão de que há registo nos Hospitais da Universidade de Coimbra, ocorrida a 21 de maio de 1927.

De acordo com o CHUC, esta dupla chancela da DGS foi atribuída ao SSMT e ao seu Centro de Referência de Coagulopatias Congénitas, estando incluídas todas a atividades ligadas a hemostase, a transfusão, a Terapia Celular e Medicina Regenerativa e ainda a colheita e processamento das dádivas de sangue.

“A acreditação agora atribuída, pela Andalusian Agency for Healthcare Quality – ACSA internacional, tem dois benefícios imediatos: a nível interno, pelo estímulo que representa para a equipa e valor acrescentado para a “organização e cultura interna” do serviço, e a nível externo pelo reconhecimento interpares” declara Jorge Tomaz, Diretor do SSMT.

O SSMT do CHUC tem por missão a colheita, análise e processamento de sangue humano e componentes, prestação de cuidados assistenciais e terapêuticos, realização de diagnóstico, ensino e investigação no âmbito da especialidade de imuno-hemoterapia, garantido o acesso dos doentes a componentes sanguíneos de qualidade, eficazes e seguros. Apoia, de modo direto ou indireto, todos os programas de transplantação de órgãos e tecidos do CHUC.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Formação específica de Pneumologia

09/02/2022

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga obtém idoneidade formativa

O serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) obteve a idoneidade formativa atribuída pelo Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos.

O serviço de Pneumologia junta-se, assim, a outros serviços do CHEDV, como Anestesiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Medicina Trabalho, Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica e Pediatria, que anualmente recebem internos para completarem a sua formação, encontrando-se integrado na Unidade de Gestão Médica sendo hoje um dos pilares do bom funcionamento da instituição.

Segundo o CHEVD, em 2020, saíram de internamento sob responsabilidade directa do serviço de Pneumologia, 214 doentes, desenvolvendo intensa actividade de apoio às enfermarias de Medicina para acompanhamento permanente de todos os doentes respiratórios e tendo realizado 10.500 consultas de pneumologia e mais de 3.700 exames incluindo estudos de sono.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – http://www.chedv.min-saude.pt/


Protocolo em formação médica

09/02/2022

Hospital Fernando Fonseca e Centro de Simulação CUF estabelecem parceria

Com o objetivo de promover ações de formação baseadas em simulação com elevado nível de diferenciação, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e o Centro de Simulação da CUF Academic Center estabeleceram um protocolo para organização de programas de formação específica e diferenciada pós-graduadas, com recurso a simulador de Broncofibroscopia, destinado a internos de Medicina Intensiva.

Paulo Freitas, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do HFF e Pedro Garcia, Diretor Clínico do Centro de Simulação da CUF, reforçam a importância destas parcerias na área da formação médica que trazem mais segurança à prática clínica e que contribuem para uma melhor resposta às necessidades da população.

De acordo com Paulo Freitas, “este protocolo, celebrado com base no interesse recíproco das duas instituições em desenvolver ações que contribuam para a partilha de conhecimento e ações de formação de medicina intensiva, prevê a realização regular de formações teórico-práticas base, com recurso a equipamentos de simulação de elevada componente tecnológica, com complemento de formação em Ginásio de Simulação”.

O modelo pedagógico do Centro de Simulação da CUF Academic Center, localizado no Hospital CUF Tejo, assenta numa vertente inovadora que permite aos profissionais de saúde realizar horas de treino suplementar, baseadas em simulação, e “com vista a alcançar proficiência e segurança na execução de técnicas e procedimentos específicos”, explica Pedro Garcia.

As ações de formação, a decorrer no âmbito deste protocolo, irão iniciar durante o mês de março, estando previstas um total de cinco ações até ao final do corrente ano.

Consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca > Notícias


Webinar “Redução do teor de sal e açúcar nos alimentos” – INSA

09-02-2022

No próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) organiza o webinar “Redução do teor de sal e açúcar nos alimentos”, onde serão apresentados os resultados do Progresso da Reformulação dos Alimentos em Portugal durante o período de 2018 a 2021, uma iniciativa da DGS, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA), Associação Portuguesas de Empresas de Distribuição (APED) e NielsenIQ.

A melhoria da composição nutricional dos alimentos disponíveis insere-se no âmbito da estratégia alimentar e nutricional nacional desenvolvida pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), sendo a reformulação dos produtos alimentares em Portugal um amplo compromisso formalizado em 2019 entre as entidades envolvidas.

A sessão de abertura estará a cargo da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e do Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, com a apresentação dos resultados do Progresso da Reformulação dos Alimentos em Portugal a ser assegurada pela Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS, Maria João Gregório, pela Coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, Isabel Castanheira, pela Presidente da APED, Isabel Barros, e pelo Presidente da FIPA, Jorge Tomás Henriques.

A sessão de encerramento contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. O evento será transmitido online, através do canal de YouTube da DGS. Para mais informações, consulte o programa da iniciativa.

O PNPAS tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.


Prémio ICPerMed de boas práticas em medicina personalizada: candidaturas até 18 de fevereiro – INSA

09-02-2022

Os interessados em concorrer à quarta edição do Prémio ICPerMed de boas práticas em medicina personalizada poderão apresentar as suas candidaturas até ao dia 18 de fevereiro de 2022. Criado pelo Consórcio Internacional para a Medicina Personalizada ICPerMed, do qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) faz parte, o prémio visa incentivar, promover e divulgar a investigação que envolva a implementação de boas práticas de medicina personalizada.

São elegíveis ao “ICPerMed Recognition 2021” candidaturas de atividades que tenham sido publicadas e/ou desenvolvidas entre 1 de novembro de 2019 e 31 de dezembro de 2020 em qualquer país por investigadores de todas as nacionalidades. Os autores selecionados serão convidados a estarem presentes no próximo Workshop do ICPerMed, a realizar em junho de 2022, onde terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho numa sessão plenária.

Os candidatos selecionados receberão ainda um apoio não pecuniário, no valor de 500€, para divulgação da implementação dos exemplos de boas práticas em medicina personalizada. As candidaturas deverão abranger pelo menos um dos seguintes três tópicos: Artigo científico focado em novas abordagens para a implementação da medicina personalizada; Programas de formação e/ou treino dirigidos a profissionais de saúde, conduzindo a um maior nível de sensibilização sobre o potencial da medicina personalizada; Exemplos de grupos de colaboração interdisciplinares ou intersectoriais.

ICPerMed é um consórcio internacional de mais de 35 instituições e entidades europeias e internacionais, em representação de ministérios da ciência e da saúde, bem como agências de financiamento de investigação e desenvolvimento, que tem como objetivo o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa, através de uma maior coordenação e alinhamento das atividades de investigação. Portugal está representado pelo INSA, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Exit mobile version