Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 21/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 721 | 21/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 721 | 21/02/2022 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação

Abrir documento

Portaria n.º 99/2022 – Diário da República n.º 36/2022, Série I de 2022-02-21
Saúde
Procede à terceira alteração da Portaria n.º 48/2016, de 22 de março, que determina que os medicamentos destinados ao tratamento de doentes com artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil poliarticular e psoríase em placas beneficiem de um regime excecional de comparticipação


Covid-19 | Vacinação no ACES Lezíria

21/02/2022

Centros vacinação da Lezíria com novos horários e locais

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai alterar, a partir de 1 de março, os horários e dias de funcionamento dos seus nove centros de vacinação contra a Covid-19, alguns dos quais mudarão de localização.

A Direção do ACES da Lezíria, o qual integra nove concelhos do distrito de Santarém – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém –, afirma que as alterações visam adequar a resposta, já que a vacinação, com as várias doses, “é muito significativa” na região abrangida.

Servindo uma população de cerca de 200 mil utentes, o ACES Lezíria fez, até ao momento, 440 mil inoculações, acrescenta em comunicado.

Assim, a partir de 1 de março, o atendimento para vacinação passará a ser feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas, nos centros de vacinação de Almeirim e de Rio Maior (que se mantêm a funcionar no mesmo espaço, no primeiro caso no pavilhão da Proteção Civil e, no segundo, no Centro de Saúde), e também no Cartaxo, em Coruche e em Salvaterra de Magos (os quais mudam para os respetivos centros de Saúde, sendo que no caso do Cartaxo funcionará na sede do concelho e na Unidade de Saúde Familiar de Pontével).

O Centro de Vacinação de Santarém vai manter-se na Casa do Campino, passando o atendimento a ser feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 15 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas.

Em Alpiarça, Chamusca e Golegã, os centros de vacinação funcionarão apenas às quintas-feiras, das 9 às 15 horas, sendo que o da Chamusca passa para o centro de saúde, com os de Alpiarça e Golegã a manterem-se nos respetivos centros de saúde, onde já funcionavam.


Agendamento da vacina para crianças

21/02/2022

Aberto autoagendamento de crianças dos 5 aos 11 anos, para os dias 26 e 27 de fevereiro

A marcação para a primeira toma da vacina contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e 11 anos já está disponível, através do portal do autoagendamento, para que possam ser vacinadas no fim-de-semana, dias 26 e 27 de fevereiro, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes.

O pedido de agendamento está disponível em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento até às 23h59 de quarta-feira, dia 23 de fevereiro.

Em simultâneo, irá decorrer a administração de segundas doses pediátricas a crianças que receberam a primeira dose entre 6 e 9 de janeiro, sendo que, neste caso, o agendamento é feito centralmente através de SMS (2424).

Para saber mais, consulte:


Vacinação de crianças em Portugal

21/02/2022

Mais de 83 mil crianças entre os 5 e os 11 anos têm vacinação completa

Mais de 83 mil crianças entre os 5 e os 11 anos têm a vacinação primária completa contra a Covid-19, tendo, destas, sido inoculadas 5.518, no sábado, dia 19 de fevereiro.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), 2.012 crianças deste escalão etário iniciaram o processo de vacinação no sábado e 3.506 receberam a segunda dose da vacina.

Assim, neste momento, encontram-se em Portugal Continental, com vacinação primária completa, 83.691 crianças entre os 5 e os 11 anos e 329.958 com uma dose da vacina contra a Covid-19.

Fora desta faixa etária, foram também vacinadas, com a segunda dose, 5.152 pessoas, 22.649 com a dose de reforço e 389 receberam a vacina da gripe, refere a DGS.

De acordo com os dados divulgados, 8.892.049 pessoas têm a vacinação primária completa e 5.826.929 já receberam a dose de reforço.

Recorde-se que na quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o Coordenador do Plano de Vacinação, Coronel Carlos Penha-Gonçalves, referiu que a vacinação contra a Covid-19 destinada a crianças está aquém das expectativas, no entanto, salientou que Portugal é dos países da Europa com maior taxa de adesão na faixa etária entre os 5 e os 11 anos.

António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, referiu que a imunização das crianças contra a Covid-19 é um “processo em continuidade”, salientando que “praticamente 50% desta faixa etária foi vacinada”.


Excelência hospitalar

21/02/2022

Hospital de Braga inicia processo de certificação HIMMS

O Hospital de Braga deu início ao processo de adoção do modelo EMRAM da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) com o objetivo de melhorar os resultados em saúde, melhorar a satisfação dos utentes e dos profissionais, bem como garantir a eficiência operacional dos serviços.

Este modelo certifica o compromisso com a excelência hospitalar e consiste em 8 níveis, sendo uma das certificações mais desejadas pelas unidades de saúde em todo o mundo, para dar resposta às crescentes exigências dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Numa primeira fase será realizado um diagnóstico que irá determinar em qual dos 8 níveis definido pela HIMMS (0 a 7) se encontra o Hospital de Braga. Após o diagnóstico será definido um plano de ação para que o hospital atinja o patamar máximo desta certificação, o nível 7.

De acordo com o Diretor de Sistemas de Informação do Hospital de Braga, Manuel Monteiro, «esta certificação avaliará todos os processos de registo clínico e sistemas de informação neste hospital. Queremos ser um hospital cada vez mais ágil, seguro e desmaterializado, que consegue tirar o melhor partido das tecnologias de informação em prol da segurança e satisfação dos pacientes, bem como do melhoramento dos processos de decisão, sustentados em dados de qualidade.»

Manuel Monteiro refere que «a nível europeu apenas 10 hospitais são certificados no nível máximo pela HIMMS, sendo um destes um hospital português. Esta realidade acrescenta-nos muita responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, oferece-nos um rumo que queremos, obviamente, seguir e superar. Este será um trabalho conjunto, em equipa, onde todos os profissionais fazem parte do processo».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/


CHBM renova certificação

21/02/2022

Serviço de Radiologia com certificação renovada

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação de acordo com a norma ISO 9001, pelas atividades de «planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico», que mantém deste 2009.

Com esta renovação, o serviço garante mais uma vez o cumprimento dos requisitos da norma, focando-se na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos seus utentes, aumentando a sua satisfação e das instituições que os referenciam.

O Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e, desde então, tem vindo a implementar novas técnicas, acompanhando o desenvolvimento da especialidade e fazendo a renovação do seu parque tecnológico. Dispõe de dois aceleradores lineares, tendo um deles sido substituído em outubro de 2021, ao abrigo do programa Lisboa2020.

A substituição do segundo acelerador linear está também prevista, estando neste momento a decorrer um concurso público para a sua aquisição. Trata-se de um investimento de 2,1 milhões de euros, contemplado no Orçamento do Estado para 2021, e que irá ao encontro da renovação tecnológica.

Durante o ano de 2021, o Serviço de Radioterapia realizou 20.856 tratamentos a 1.184 doentes, tendo mantido, sem interrupção, a sua atividade assistencial durante a pandemia Covid-19.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques


CHUCB | Cuidados intensivos

21/02/2022

Cova da Beira conclui obras de remodelação e aumenta resposta

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) terminou as obras de expansão e remodelação da unidade de cuidados intensivos.

O projeto, agora integralmente concluído, permitiu aumentar a capacidade instalada pré-pandemia, passando de seis para quinze o número de camas disponíveis em Medicina Intensiva, que incluem três quartos de isolamento com pressão negativa, sendo que dois destes já se encontravam concluídos e em funcionamento desde outubro de 2020.

Em comunicado, o CHUCB explica que os principais objetivos deste projeto foram o reforço da capacidade instalada, tornando os espaços mais funcionais, e ainda diversificar e melhorar a qualidade dos cuidados prestados na área da medicina intensiva.

Este projeto foi apoiado em 610.468,38€ pelo «Programa de Financiamento Centralizado para Reforço da Resposta de Medicina Intensiva no âmbito da Pandemia de Covid-19», na componente de infraestruturas.

O CHUCB recorda que, no pico da incidência de casos de internamento por Covid-19, em janeiro de 2021, já tinha sido efetuado um esforço na afetação de camas e adaptação de espaços e equipas nesta área, tendo estado em funcionamento três unidades de cuidados intensivos, recorrendo a espaços de outros serviços, de modo a dar uma resposta imediata à situação.

O comunicado refere que, com a conclusão deste projeto, fica reforçada a capacidade e qualidade da resposta hospitalar na área de medicina intensiva, colocando esta unidade de saúde ao nível dos parceiros europeus.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Hospital de Guimarães | Investigação

21/02/2022

HSOG entre os 10 melhores do país em investimento e produtividade

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) está entre os 10 melhores do país com mais investimento e produtividade em Investigação Clínica e vai passar a integrar a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN).

Em comunicado, o HSOG revela que estes resultados foram publicados pela Direção-Geral da Estatística, Educação e Ciência, tendo por base o Inquérito anual ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, num ranking que inclui os principais hospitais universitários portugueses, instituições públicas e privadas.

O HSOG salienta que, nos últimos 3 anos, os principais progressos foram nos seguintes campos: Top 10 das instituições hospitalares com mais despesa em atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D); instituições hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área das Ciências da Saúde (8.ª posição); e instituições hospitalares com mais despesa em atividade de I&D, na área da medicina básica (9.ª posição).

De acordo com o comunicado, estes resultados refletem a progressão que o HSOG tem verificado na qualificação dos seus profissionais, ainda com mais expressão neste último triénio, e na sua inclusão em atividades académicas que redundam num progressivo aumento de doutorados e mestrandos.

O comunicado acrescenta que, no último triénio, o Centro Académico e de Formação quadruplicou o número de estudos clínico em desenvolvimento no HSOG; reforçou a sua posição como Hospital Escola, trabalhando com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e com mais 37 instituições de ensino; parceria com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e a PtCRIN para o estabelecimento de um Centro de Excelência em Investigação Clínica.

Para saber mais, consulte:

HSOG – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


CHUA | Cirurgia Robótica

21/02/2022

Hospital Terras do Infante acolhe formação com equipamento de topo

O Hospital Terras do Infante, em Lagos, que integra o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), acolhe a demonstração do Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci Xi, a mais recente evolução tecnológica em cirurgia minimamente invasiva.

Direcionada para profissionais de saúde da área cirúrgica, esta apresentação e ação de formação inédita no CHUA decorre entre os dias 21 e 25 de Fevereiro, com o objetivo de promover sessões práticas, em modelo endotrainer, para cirurgiões de diferentes especialidades, enfermeiros de Bloco Operatório e internos de Cirurgia que desejem abordar esta tecnologia.

De acordo com o Conselho de Administração do CHUA, “esta demonstração é o resultado da forte aposta da nossa instituição de saúde, de cariz universitário, na formação dos nossos profissionais, bem como no estímulo à investigação clínica baseada em tecnologias de topo a nível mundial”.

Sobre o inovador Equipamento da Vinci Xi

Equipado com visão 3D de alta definição, instrumentos Endowrist e com um sistema de controlo, simples e intuitivo, que permite ao cirurgião realizar intervenções delicadas, efetuando cirurgias complexas sempre com a garantia de invasão mínima, o sistema robótico da Vinci garante assim uma maior precisão, invasão mínima e segurança na intervenção, traduzindo-se numa dupla vantagem, tanto para o médico como para o doente.

A cirurgia robótica assistida com da Vinci aplica-se às seguintes especialidades:

  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Torácica;
  • Urologia;
  • Ginecologia;
  • Cirurgia Pediátrica;
  • Otorrinolaringologia;
  • Cabeça e Pescoço;
  • Cirurgia de Transplantes.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Serviços com novas localizações

21/02/2022

Dois dos serviços do Hospital de Braga têm novas instalações

A Consulta Externa do Serviço de Infeciologia do Hospital de Braga tem, a partir desta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, uma nova localização. Assim, as novas instalações situam-se, junto à Consulta Externa de Psiquiatria, onde era realizado o Rastreio de Infeções Respiratórias.

Por sua vez, o Rastreio de Infeções Respiratórias passará a desenvolver a sua atividade nos monoblocos existentes nesta área.

A criação do Serviço de Infeciologia do Hospital de Braga implicou a reestruturação das consultas externas para uma maior capacidade de resposta às necessidades dos pacientes que são acompanhados nesta especialidade.

De acordo com o Hospital de Braga, o Serviço de Infeciologia realizou, em 2021, 4.697 consultas externas médicas (1.062 primeiras consultas e 3.635 consultas subsequentes).

A intervenção desta especialidade é multidisciplinar, com apoio ao internamento, desenvolvendo, também, atividade assistencial em regime de ambulatório.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Curso “Microbiologia de Águas: análise microbiológica de água destinada a consumo humano e piscinas” – INSA

21-02-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, entre os dias 8 e 10 de março, nas suas instalações em Lisboa, uma ação formativa sobre análise microbiológica de água destinada a consumo humano e piscinas. O curso permitirá aos participantes desenvolver competências nos domínios das técnicas clássicas de pesquisa e identificação laboratorial de diferentes microrganismos existentes nestas tipologias de águas.

Intitulada “Microbiologia de Águas: análise microbiológica de água destinada a consumo humano e piscinas”, a formação tem como destinatários  licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde. Os interessados em participar na iniciativa deverão efetuar a sua inscrição, até 25 de fevereiro, através do preenchimento do seguinte formulário.

programa do curso é composto por uma componente teórica, de introdução à Microbiologia e aos equipamentos e materiais utilizados e respetivo enquadramento legislativo, e por uma vertente prática onde os formandos poderão aprender as técnicas de amostragem, leitura e interpretação de resultados, controlo de qualidade interno e externo e simulação de colheitas de águas.

A água é um importante constituinte das células vivas e um dos recursos naturais mais utilizado pelo Homem. Mas é também uma via de transmissão de doenças tornando-se muito importante o seu controlo e análise, quer do ponto de vista químico quer biológico. O Laboratório de Microbiologia de Águas do DSA realiza análises microbiológicas a águas de diferentes naturezas selecionando os métodos de análise a aplicar de acordo com as características das amostras.

Exit mobile version