COVID19 |Relatório de Situação nº 738 | 10/03/2022 – DGS
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação
DGS inicia divulgação semanal de dados epidemiológicos
A Direção-Geral da Saúde passa a divulgar, a partir de amanhã (dia 11 de março), um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira.
A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários.
O novo Relatório de Situação incluirá o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a 7 dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal.
Serão igualmente divulgados o número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário.
Os internamentos refletirão as camas ocupadas com casos de COVID-19, sendo estes dados disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
Relativamente à vacinação, o relatório englobará dados da cobertura vacinal contra a COVID-19, incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário. Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, deixarão de ser divulgados.
O Relatório de Situação será publicado em simultâneo com o Relatório de Monitorização da COVID-19.
Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores.
Restrições de controlo da pandemia
Ministra da Saúde diz que alívio de restrições deverá avançar em abril
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o alívio de restrições de controlo da pandemia de Covid-19 em Portugal, previsto para abril, deverá avançar conforme previsto.
Por ocasião da inauguração da Unidade da Mulher e da Criança do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho (CHVNG/E), no dia 8 de março, Marta Temido referiu «que estamos em condições de cumprir aquilo que estava programado, a não ser que haja uma circunstância imprevista».
A governante afirmou que o país continua a ter uma diminuição do número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos e que o crescimento de casos nos últimos dias «está controlado do ponto de vista daquilo que é o impacto nos serviços de saúde».
Marta Temido salientou que neste momento Portugal tem 41 óbitos por milhão de habitantes, segundo o relatório das linhas vermelhas divulgado na sexta-feira, dia 4 de março. Contudo, acrescentou, este número deve diminuir ainda mais para que o alívio das restrições se concretize.
DGS agraciada com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro
A Direção-Geral da Saúde foi agraciada com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro, pelo papel de destaque e grande relevo desempenhado na resposta à pandemia, numa cerimónia realizada quarta-feira, dia 9 de março, no INFARMED. A medalha foi entregue pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, à Diretora-geral, Graça Freitas.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, distinguiu os serviços prestados por várias entidades e organismos da Saúde, reconhecendo o trabalho exemplar das equipas e peritos envolvidos no processo de resposta e na articulação das diferentes linhas de prestação de cuidados. Entre os peritos distinguidos encontram-se Válter Fonseca, coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra COVID-19, e Pedro Pinto Leite, em nome da Direção de Serviços de Informação e Análise.
No encerramento da cerimónia, a Ministra da Saúde fez um balanço sobre os dois difíceis anos de pandemia em Portugal, destacando alguns dos grandes desafios superados, nomeadamente a campanha de vacinação contra a COVID-19.
A medalha de serviços distintos do Ministério da Saúde destina-se a galardoar pessoas, organismos ou instituições que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência, ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social.
Ministério da Saúde atribui medalhas de ouro ao Instituto Ricardo Jorge por serviços prestados na resposta à pandemia
10-03-2022
A Ministra da Saúde, Marta Temido, atribuiu quarta-feira, dia 9 de março, cinco Medalhas de Serviços Distintos – grau Ouro ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) pelos serviços prestados ao Ministério da Saúde (MS) no âmbito da resposta à COVID-19. Além da medalha atribuída ao INSA enquanto instituição pública de saúde, foram igualmente reconhecidos pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia os seguintes colaboradores: Ana Paula Rodrigues, Ausenda Machado e Baltazar Nunes, do Departamento de Epidemiologia, e João Paulo Gomes, em nome do Núcleo de Bioinformática e da Unidade de Tecnologia e Inovação.
A cerimónia, que decorreu no Infarmed, distinguiu o aconselhamento técnico prestado ao MS, em especial nas áreas da epidemiologia, saúde pública, doenças infeciosas e ciências sociais, pelas instituições do Ministério da Saúde diretamente envolvidas no combate à pandemia, assim como a relevância da campanha de vacinação contra a COVID-19, que permitiu conter a doença e proteger os sistemas de saúde.
No discurso proferido durante a sessão, Marta Temido deixou palavras de “reconhecimento, agradecimento e apreço a todos os que foram agraciados com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do MS, às equipas que os acompanham, bem como às famílias que servem de suporte”, reconhecendo a exigência dos dois últimos anos para todos os presentes na cerimónia.
“Esta distinção, que muito honra o INSA, constitui um reconhecimento público de todos os colaboradores do Instituto, à qual o Conselho Diretivo se associa, na medida em que os dois últimos anos de trabalho foram, de facto, muito intensos para os colaboradores do INSA, tanto em Lisboa como no Porto e em Águas de Moura”, sublinhou Fernando de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do INSA.
Ao longo dos mais de dois anos de pandemia, o Ministério da Saúde procurou ouvir especialistas de várias áreas do conhecimento, para que a estratégia de adequação das medidas de resposta à COVID-19 estivesse suportada na melhor evidência científica. A Medalha de Serviços Distintos – grau Ouro do Ministério da Saúde foi também atribuída a outros especialistas independentes e de organismos públicos nas áreas da epidemiologia, saúde pública e ciências sociais.
Nesta cerimónia, além do INSA, foram ainda distinguidas a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica, os Serviços de Utilização Comum dos Hospitais, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e todas as Administrações Regionais de Saúde.
Novo Hospital Central do Alentejo
Ministra da Saúde visita obra da nova unidade hospitalar
“Um sonho muito querido de toda a população”. Foi com estas palavras que Maria Filomena Mendes, presidente da ARS Alentejo, se referiu ao novo Hospital Central do Alentejo (HCA), cuja obra foi visitada esta quinta-feira, 10 de março, pela Ministra da Saúde.
Depois de uma manhã em que os explosivos foram protagonistas de mais um avanço no terreno da Quinta da Latoeira, em Évora, Marta Temido participou da reunião de obra que envolveu vários elementos da ARSA, HESE, equipas de empreiteiros e da fiscalização, bem como a equipa de Eduardo Souto de Moura, arquiteto que assina o projeto.
Já para a Ministra, esta visita à obra do HCA teve como principal objetivo “dar nota da importância desta reunião, presencialmente e de viva voz, e do muito trabalho que todos [os intervenientes] ainda têm pela frente”.
“Foi difícil chegar até aqui e muitos dos presentes acompanham este dossier desde a primeira hora”, recordou Marta Temido. E é uma palavra de apreço que vos deixo pelo esforço que fizeram e pelas pontes estabelecidas. Da parte do Ministério da Saúde, quero transmitir o empenho no nascimento do hospital central do Alentejo”, frisou a governante.
A nova unidade hospitalar vai servir a população do Alentejo e representa um investimento de 183 milhões de euros, 40 milhões dos quais cofinanciados através do Programa Operacional Regional do Alentejo.
O HCA contará com cerca de 360 camas, capacidade que pode ser ampliada se necessário, e vai permitir a disponibilização de novas especialidades clínicas, até aqui inexistentes na região, como a medicina nuclear e a reumatologia.
A empreitada de construção teve início em agosto de 2021 e a conclusão do novo Hospital está prevista para o final de 2023.
Dia Mundial do Rim
Data tem como objetivo alertar para a importância da saúde renal
O Dia Mundial do Rim, que se assinala esta quinta-feira, dia 10 de março, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, bem como reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.
Esta efeméride, que é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, está este ano subordinada ao tema «Saúde Renal para Todos».
CHUA assinala data com ação de sensibilização
O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) associa-se às comemorações da data, através da promoção de diversas iniciativas direcionadas para a comunidade.
Assim, na manhã do dia 10 de março, a equipa multidisciplinar de Nefrologia esteve no Mercado Municipal de Faro a realizar uma ação de sensibilização, que consistiu na entrega de folhetos informativos sobre saúde renal, na aplicação de um questionário com questões sobre alimentação, saúde mental, atividade física e atividade social, bem como através da exibição de um vídeo com conteúdos informativos sobre a temática. Os profissionais estiveram também no local, disponíveis para prestar informação e esclarecer dúvidas.
Paralelamente, e a partir do mês de março, vai ser ainda iniciada a publicação de artigos com conteúdos sobre diversos temas de nefrologia, redigidos pela equipa multidisciplinar do serviço.
HVFX prepara iniciativas temáticas para comemorar efeméride.
O Serviço de Nefrologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) preparou uma série de iniciativas para assinalar a data.
A primeira ação decorreu dia 8 de março, numa escola da Azambuja, dedicada a alunos do 4.º ano, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre saúde renal em todas as faixas etárias.
Adicionalmente, o Serviço de Nefrologia preparou ações de informação dentro do hospital, que decorreram nos dias 9 e 10 de março, e uma iniciativa de rastreio à população no dia 10 de março.
CHTS assinala data com exposição temática
O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala o Dia Mundial do Rim com a exposição de cartazes informativos sob o mote «Aumentar o conhecimento para um melhor cuidado renal».
Patente, desde o início da semana, na entrada principal do Hospital Padre Américo, a exposição tem por objetivo sensibilizar a população, assim como os profissionais do centro hospitalar, para aspetos importantes sobre o rim.
Para saber mais, consulte:
- Dia Mundial do Rim– http://www.worldkidneyday.org/ (em inglês)
- CHUA > Notícias
- HVFX > Notícias
- CHTS – http://www.chts.min-saude.pt/
Humanização no atendimento
HDS informa familiares sobre a evolução dos doentes através de sms
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) dispõe de uma nova ferramenta que permite informar, através de sms, os familiares dos doentes que se encontram no Serviço de Urgência Geral.
As mensagens são enviadas para o contacto telefónico indicado pelo doente como contacto de referência, dando conhecimento sobre o percurso do doente na instituição. «O Serviço de Urgência do HDS informa que o seu familiar está a ser atendido pelo médico», «ficou internado», ou «foi transferido para outro hospital» são algumas das mensagens enviadas em diferentes etapas do atendimento.
Esta ferramenta visa contribuir para a humanização no atendimento, criando um canal de comunicação adicional com os familiares dos doentes, mas também aumentar a satisfação dos doentes e dos familiares.
«Em contexto de urgência, a transmissão de informação aos familiares do doente é uma questão crítica e geradora de ansiedade. Este novo serviço vem facilitar este processo», realça o Conselho de Administração do HDS.
Para saber mais, consulte:
Departamento da Criança e da Mulher
Governo autoriza encargo plurianual para empreitada da ULS Guarda
O Governo autorizou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda a assumir um encargo plurianual referente à empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do Departamento da Criança e da Mulher.
De acordo com a portaria publicada esta quinta-feira, em Diário da República, o Governo autorizou a ULS da Guarda a assumir um encargo plurianual referente à empreitada «até ao montante máximo de 8.591.549,06 EUR (oito milhões, quinhentos e noventa e um mil, quinhentos e quarenta e nove euros e seis cêntimos), na condição de ter financiamento europeu com candidatura aprovada e sujeito a financiamento máximo nacional de 4.091.549,00 EUR, montantes com IVA incluído à taxa legal em vigor».
A empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do Departamento da Criança e da Mulher foi adjudicada pelo valor de 7,8 milhões de euros, no dia 21 de janeiro.
De acordo com a ULS «as obras de requalificação devem começar em breve e prevê-se que estejam concluídas no verão de 2023».
A requalificação do edifício hospitalar para instalação deste departamento, que vai agregar os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia, «tem sido um dos objetivos prioritários do atual Conselho de Administração da ULS da Guarda».
Para saber mais, consulte:
ULS da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/
Portaria n.º 364/2022
Finanças e Saúde – Gabinetes da Secretária de Estado do Orçamento e do Secretário de Estado da Saúde
Autoriza a Unidade Local de Saúde da Guarda a assumir um encargo plurianual referente à empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do Departamento da Criança e da Mulher
ULSAM | Investimento de 1,2 M€
Viana do Castelo vai ter novo equipamento de ressonância magnética
O Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, inserido na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), vai passar a contar com um novo aparelho de ressonância magnética, num investimento de 1,2 milhões de euros (M€).
De acordo com declarações do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, o «novo equipamento, com 1,5 Tesla, substituirá o existente, com 0,4 Tesla, permitindo fazer todos os exames prescritos na ULSAM, nomeadamente os exames designados por alto campo».
O dirigente referiu que «devido à tecnologia incorporada atualmente, aumentará a qualidade da imagem obtida, permitindo deste modo, aos clínicos, uma avaliação mais rápida, rigorosa e mais acertada da imagem».
O equipamento foi adquirido por concurso público internacional, estando prevista a sua chegada no dia 20 de março. A instalação deverá ter início em junho, prevendo-se que o funcionamento decorra entre em junho e julho. O equipamento vai ser instalado na nova ala de imagiologia de ambulatório da ULSAM, área que aumentará a capacidade para conforto dos pacientes.
Este aparelho vai permitir a realização de ressonâncias magnéticas de corpo, neurorradiologia, exames funcionais e biópsias por ressonância magnética, assim como todos os exames de imagiologia cardíaca.
Para saber mais, consulte:
ULSAM – http://www.ulsam.min-saude.pt/
Formação de profissionais de saúde
CHMT e Cruz Vermelha Portuguesa assinaram protocolo de cooperação
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) celebraram esta quarta-feira, dia 9 de março, um protocolo de cooperação que tem como objetivo captar e capacitar jovens da região para as profissões técnicas e operacionais da saúde.
Este protocolo envolve a formação de competências de profissionais de saúde, através do Pólo de Torres Novas da Escola Profissional da CVP, disponibilizando o CHMT os seus serviços para realização de estágios dos formandos. Esta parceria irá também permitir a realização de estágios no CHMT, no âmbito de licenciaturas e ensino pós-graduado.
Em comunicado, o CHMT explica que esta colaboração nasce do reconhecimento de que é uma mais-valia o reforço de competências prévias dos profissionais que asseguram, nomeadamente, as funções de assistentes operacionais nos serviços de saúde.
«Estes profissionais são da maior importância para as instituições e para os utentes – garantem a higiene e cuidados com forte componente de humanização aos doentes internados, asseguram a manutenção das condições de limpeza e higienização das instalações, executando, também, apoio logístico e administrativo», revela o comunicado.
Estas funções exigem uma crescente capacitação formativa que envolve a aquisição de um conjunto de conhecimentos, atitudes e aptidões com o objetivo de dar resposta às exigências das instituições de saúde, cujos padrões de qualidade e satisfação do utente são cada vez mais elevados.
As unidades que integram o CHMT irão colaborar na formação de Técnicos Auxiliares de Saúde, nomeadamente através de campos de estágio para estes formandos nos diversos serviços. Alguns enfermeiros do CHMT participarão, igualmente, nas ações de formação teórica. Por outro lado, o CHMT também irá colaborar com as Escolas Superiores de Saúde da CVP, também como campos de estágio, tanto de alunos das licenciaturas, bem como, no ensino pós-graduado.
Para saber mais, consulte:
CHMT > Notícias
Instituto Ricardo Jorge certificado para realização do Rastreio Pré-Natal Não Invasivo
10-03-2022
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é a primeira instituição certificada em Portugal para a realização do Rastreio Pré-Natal Não Invasivo (NIPS), um novo teste genético que tem como objetivo rastrear as alterações cromossómicas mais comuns, nomeadamente o Síndrome de Down (Trissomia 21), o Síndrome de Edwards (Trissomia 18) e o Síndrome de Patau (Trissomia 13).
No âmbito da implementação e disponibilização para o Serviço Nacional de Saúde deste novo teste genético, o INSA, através da Unidade de Citogenética, com a colaboração da Unidade de Tecnologia e Inovação, do Departamento de Genética Humana (DGH), completou com sucesso a certificação do teste NIPS com a solução VeriSeq NIPT Solution V2 da Illumina, com um fluxo CE-IVD. Esta solução inovadora permitirá, no futuro, alargar o estudo genético pré-natal não invasivo a todos os cromossomas, possibilitando também o rastreio de outras patologias cromossómicas.
A Unidade de Citogenética do DGH realiza, através do esclarecimento da base cromossómica de patologias no feto e na população, as suas diversas competências técnicas e científicas, tanto nas suas funções de observatório da saúde e atividade de apoio à decisão clínica, bem como de laboratório de referência. A Unidade participa, desde 1994, em programas internacionais de Avaliação Externa da Qualidade, nomeadamente os do GenqQA/CEQAS e implementa metodologias para garantir o Controlo da Qualidade em todos os procedimentos laboratoriais.
Nos últimos anos, o DGH do INSA tem investido de forma empenhada na disponibilização de novos testes genéticos de apoio clínico, disponibilizando atualmente o diagnóstico genético para mais de 500 doenças raras e assumindo-se como o maior departamento de genética humana do setor público nacional, para o diagnóstico laboratorial de patologias genéticas.