Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 14/03/2022

Segurança e combate à pandemia

14/03/2022

SNS gastou perto de 980 milhões em medidas de proteção e vacinas

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou cerca de 980 milhões de euros em medidas de reforço à segurança e combate à Covid-19, em dois anos de pandemia, parte dos quais financiados pela Comissão Europeia, através da Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) no montante de 247 milhões de euros.

Este é o balanço feito pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que refere que cerca de 295 milhões de euros foram para comprar equipamentos de proteção individual e cerca de 346 milhões de euros para financiar os testes para deteção do SARS-CoV-2. No que respeita a vacinas, o SNS gastou cerca de 327 milhões de euros e para os serviços de suporte à vacinação cerca de nove milhões.

De salientar que, além destes custos, há ainda os que resultam de contratações, prestações de serviço e horas extra feitas pelos profissionais de saúde.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde > Notícias


Informação nº 001/2022 de 14/03/2022 – DGS

15.ª edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde®

Abrir documento


Prémio de Boas Práticas em Saúde®

14/03/2022

Candidaturas para a 15.ª edição decorrem até dia 29 de abril

Realiza-se este ano a 15.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, que terá como tema “SNS em Mudança: Saúde Sustentável”, com foco nos seguintes subtemas:

  •     Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade
  •     Capital Humano da saúde
  •     Tecnologias para a otimização de cuidados
  •     Organizações de saúde “verdes”
  •     Retoma global de cuidados de saúde garantindo a equidade

Sobre o Prémio de Boas Práticas em Saúde®

O Prémio de PBPS é uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Direção-Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, IP, as cinco Administrações Regionais de Saúde, e com a colaboração das Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira, abrangendo todo o território nacional.

O PBPS tem como principal objetivo dar a conhecer as boas práticas em saúde a nível nacional, no âmbito da qualidade e inovação, com vista a replicar as mais-valias para o bom desempenho do Sistema de Saúde.

O Encontro para apresentação dos projetos nomeados, exposição de posters e divulgação dos Prémios, terá lugar no dia 23 de novembro de 2022, cujo formato será definido de acordo com a evolução do contexto pandémico e das regras de segurança em vigor, impostas pelas autoridades competentes.

Para saber mais, consulte:

Prémio Boas Práticas em Saúde


Cirurgia do ombro

14/03/2022

Médicos estrangeiros no CHEDV para desenvolvimento de conhecimentos

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) recebeu, no dia 16 de fevereiro, a visita de cirurgiões brasileiros, do Hospital de Brasília.

Os cirurgiões do ombro acompanharam a equipa de António Miranda, Diretor do Serviço de Ortopedia do CHEDV, realizando formação em próteses do ombro, um procedimento inovador nos seus resultados, sendo seguro, expectável e muito promissor. Trata-se de um tipo especial de cirurgia destinada à substituição da articulação do ombro com osteoartrose grave, artropatia por rotura da coifa e por fraturas do úmero proximal.

Este procedimento proporciona autonomia para os doentes pela diminuição da dor e ganho de mobilidade conforme os casos. Os bons resultados obtidos e a larga experiência da equipa do CHEDV em artroplastias, com mais de 500 cirurgias realizadas, têm, por isso, despertado o interesse da comunidade ortopédica internacional.

De acordo com o CHEDV, os cirurgiões do ombro procuram o Serviço de Ortopedia da instituição pela experiência adquirida durante mais de 15 anos na realização de próteses do ombro, tendo recebido ao longo dos anos vários cirurgiões e dado formação noutros países, tornando-se num Centro de Referência.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – http://www.chedv.min-saude.pt/


INSA | Projeto METROFOOD-RI

14/03/2022

Nó Português dispõe de site próprio com informação da vertente nacional

O Nó Português do METROFOOD-RI, liderado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, dispõe agora de um site próprio, com informação atualizada sobre a vertente nacional do projeto europeu.

Trata-se de uma nova infraestrutura de investigação destinada à Promoção da Metrologia em Alimentação e Nutrição distribuída por vários países, que visa promover a excelência científica no campo da qualidade e segurança alimentar.

No novo site é possível ter acesso às últimas notícias e eventos relacionados com o METROFOOD, bem como a uma explicação detalhada sobre a missão, objetivos e infraestrutura do projeto, e conhecer a cronologia da sua disseminação. Adicionalmente, é possível também obter informação sobre a organização do Nó Nacional ao nível da sua composição e do envolvimento das infraestruturas, instalações físicas e eletrónicas, assim como dos recursos humanos e financeiros envolvidos e das áreas de investigação abrangidas.

O Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA está desde 2016 a colaborar como parceiro na construção do METROFOOD-RI e é líder do projeto METROFOOD nacional, que em Portugal conta ainda com o apoio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT). O METROFOOD-RI encontra-se a ser desenvolvido por um consórcio constituído por 48 entidades de 18 Estados-membros, entre os quais Portugal.

Para saber mais, consulte:

INSA – http://www.insa.pt/


Novos equipamentos

14/03/2022

Hospital de Cantanhede investe em equipamentos na área da saúde da mulher

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede disponibiliza um serviço mais completo e de mais rápida resposta às necessidades das mulheres da sua área de referência.

Com a recente aquisição do equipamento de colposcopia será possível prestar um melhor serviço à mulher com aumento do número de doentes atendidas permitindo a resolução imediata de lesões do colo do útero em estadios iniciais.

O vírus do papiloma humano (HPV) é, nos dias de hoje, uma das infeções sexualmente transmissíveis mais comuns a nível mundial. Pode originar lesões benignas mas, em raras situações, pode evoluir para cancro, nomeadamente o do colo do útero.

O cancro do colo do útero é o segundo tipo de cancro mais frequente nas mulheres e a doença mais relevante associada ao HPV, especialmente quando não é detetado precocemente.

De acordo a administração do hospital, esta nova valência do Hospital de Cantanhede foi apresentada à Vereadora Célia Simões, em representação da Câmara Municipal de Cantanhede, e à médica Joana Seabra, em representação do ACES Baixo Mondego que reconheceram a mais valia deste serviço.

Para saber mais, consulte:

Hospital Arcebispo João Crisóstomo – https://www.hdcantanhede.min-saude.pt/


Webinar | Sessão de esclarecimento: Planos de eficiência ECO.AP 2030

18 março | 14h30

A ADENE – Agência para a Energia, em colaboração com a ACSS, realiza no dia 18 de março, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre o preenchimento dos Planos de Eficiência ECO.AP 2030. O evento é dirigido à Rede de Gestores de Energia e Recursos, e restante Comunidade ECO.AP, do Ministério da Saúde.

Os Planos de Eficiência são de preenchimento obrigatório por todos os organismos abrangidos pelo ECO.AP 2030, conforme determinação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2020, de 24 de novembro.

O link da reunião será posteriormente difundido pelos habituais canais de comunicação do Programa ECO@SAÚDE.

Publicado em 14/3/2022

Exit mobile version