Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 01/04/2022

Reforço nos cuidados neonatais

01/04/2022

CHBM renova um dos quartos do Bloco de Partos com novos equipamentos

Na senda da melhoria contínua, e com o objetivo de reforçar os cuidados aos recém-nascidos, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) equipou um dos quartos do Bloco de Partos com equipamentos específicos em reanimação neonatal, adquiridos ao abrigo do Projeto “Minuto de Ouro” e gentilmente oferecidos pela Fundação Oriente. Trata-se de uma mesa de reanimação neonatal, um carro hospitalar de material de apoio e um laringoscópio, no valor de cerca de 30 mil euros. A mesa de reanimação neonatal dispõe de equipamento de monitorização cardiorrespiratória; dispositivo de apoio ventilatório com pressão controlada, misturador de oxigénio, ventilador, CPAP e incubadora de transporte.

A Urgência Obstétrica e Ginecológica do CHBM realiza, em média, 1500 partos anuais. Alguns partos são resultantes de gravidezes de risco, em que os recém-nascidos requerem de cuidados de reanimação. O período de um minuto após o parto é chamado o “Minuto de Ouro”, no qual o recém-nascido deve ter respiração espontânea. No entanto, existem determinadas condições maternas e fetais as quais constituem fatores que podem conduzir a um desfecho que implique a necessidade de manobras de reanimação neonatal. O termo reanimação neonatal é habitualmente usado para descrever a assistência ao recém-nascido na transição da vida fetal para a vida neonatal. O sucesso desta transição depende acima de tudo das condições maternas/fetais e das boas práticas utilizadas na assistência ao recém-nascido, de forma a garantir a ausência de sequelas neurológicas irreversíveis, promovendo futuros ganhos em saúde.

A aquisição destes equipamentos permitirá promover ainda mais os cuidados prestados à grávida e ao recém-nascido no CHBM. O Bloco de Partos, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, é composto por sete quartos individuais, onde se desenvolve todo o trabalho de parto e parto, privilegiando a vigilância e a promoção do bem-estar materno-fetal; e ainda de duas salas de bloco operatório. A grávida pode, se o desejar, ter a

pessoa significativa presente durante o trabalho de parto e parto, bem como usufruir de algumas técnicas não farmacológicas de alívio da dor, como a deambulação, a bola de pilates, a massagem shiatsu, a hidroterapia, a cromoterapia e a musicoterapia. O recém-nascido é cuidado junto da mãe, promovendo assim a vinculação entre os dois e incentivando o contato pele-a-pele e a amamentação precoce.

Recorde-se que o Centro Hospitalar foi reconhecido, em setembro de 2012, como Hospital Amigo dos Bebé, pelo cumprimento das medidas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Conselho de Administração do CHBM agradece publicamente a generosa oferta da Fundação Oriente, que permitiu equipar um dos quartos da Urgência Obstétrica e Ginecológica possibilitando, desta forma, prestar ainda melhores cuidados aos recém-nascidos desta Instituição.


Novos Balcões SNS24

01/04/2022

Inaugurados mais dois Balcões SNS24 na Região Norte

A União de Freguesia de São Cosme, Valbom e Jovim, em Gondomar, no distrito do Porto, dispõe do primeiro Balcão SNS24 do país a disponibilizar acesso a serviços hospitalares, nomeadamente a teleconsultas.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) explica que este é o primeiro balcão a nível nacional a disponibilizar o acesso a serviços de cuidados de saúde hospitalares, permitindo realizar teleconsultas com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

Também entrou em funcionamento na Junta de Freguesia de Cristelo, em Barcelos, no distrito de Braga, um outro Balcão SNS24.

Com o apoio de mediadores digitais, e de forma segura, eficiente e mais próxima, os serviços podem ser prestados de duas formas, através do acesso facilitado e do acesso mediado, nomeadamente para marcar consultas, renovar medicação crónica, realizar uma teleconsulta, entre outros.

Promover a inclusão digital e social ao facilitar o acesso aos serviços digitais do SNS é uma mais-valia dos Balcões SNS 24, uma iniciativa da Administração Regional de Saúde do Norte em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).

Com estas inaugurações, a região do Norte passa a disponibilizar 115 Balcões SNS 24, que prestam serviço assistido, com colaboradores/as habilitados/as, através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços do SNS, e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Sensibilização para o cancro colorrectal

01/04/2022

Centro de Referência do Cancro do Reto do CHUA lança website

O Centro de Referência do Cancro do Reto (CRCR) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) acaba de lançar um website completamente dedicado a este centro e à patologia colorrectal.

O mês de março é o mês da Campanha “Março Azul”, que pretende sensibilizar para o cancro colorrectal, e por isso “considerámos que era a altura ideal para o arranque desta ferramenta que pretende facilitar a aproximação dos cuidados de saúde à população e a promoção da literacia em saúde” explica Edgar Amorim, coordenador do CRCR do CHUA.

Este website, que pode ser consultado em https://crcr-chua.pt/, está dividido em quatro áreas principais. A primeira sobre o Centro de Referência, onde é facultada informação sobre a doença e sobre os serviços associados, tais como consultas e internamento. Nesta área podemos ainda conhecer a equipa multidisciplinar que compõe o CRCR. A segunda área foca-se essencialmente nos meios complementares de diagnóstico disponíveis, tanto ao nível da radiologia como ao nível da gastrenterologia. Segue-se a área dos tratamentos onde são apresentadas as várias opções de tratamento, cirúrgico e não cirúrgico. Podemos encontrar ainda uma quarta área, totalmente dedicada ao doente ostomizado, onde é fornecida informação, alguns ensinos e cuidados e ainda desmistificados alguns preconceitos sobre esta situação.

O CHUA é, desde 2016, Centro de Referência do Cancro do Reto. “Dispomos, desde então de uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada, que dispõe de estruturas e equipamentos médicos especializados e que garante que os cuidados aos doentes são prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, em conformidade com a evidência mais atual e as melhores recomendações da comunidade científica” destaca a equipa do CRCR. 

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias

Exit mobile version