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Notícias em 04/05/2022

Nota à Comunicação Social

04/05/2022

Ministério propõe protocolo negocial aos sindicatos dos enfermeiros

Iniciou-se hoje, dia 4 de abril, a segunda ronda de reuniões com as estruturas representativas dos profissionais de saúde, tendo a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, recebido os sindicatos dos enfermeiros.

Reconhecendo o papel fundamental dos enfermeiros para a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população e concretizando o programa do Governo, que assume o compromisso de “valorizar as carreiras dos enfermeiros, designadamente através da reposição dos pontos perdidos aquando da entrada na nova carreira de enfermagem”, assim como o Relatório que acompanha a Proposta de Lei do Orçamento do Estado 2022, o Ministério da Saúde propôs apresentar um protocolo negocial, calendarizado, que tem por âmbito central o tema da reposição de pontos, definido como prioritário para o ano em curso.

O Ministério da Saúde compromete-se a manter um canal negocial aberto e permanente, em função das prioridades do Serviço Nacional de Saúde, tendo desde já ficado agendada a próxima reunião para a última semana de maio.

4 de maio de 2022


Quatro casos suspeitos de hepatite de etiologia desconhecida – DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu, até hoje, dia 4 de maio, a notificação de quatro casos suspeitos de hepatite aguda de etiologia desconhecida. As crianças, que têm entre sete meses e oito anos, apresentaram um quadro clínico de hepatite aguda, estando em curso a avaliação laboratorial complementar e a avaliação epidemiológica.

As crianças tiveram sintomas em abril e estiveram internadas, mas nenhuma apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico. Encontram-se em investigação fatores epidemiológicos como viagens ou ligações entre os casos, em colaboração com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Os quatro casos suspeitos foram identificados nas regiões de saúde do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. Todos testaram negativo para hepatite A, B e C e SARS-CoV-2, aguardando-se ainda resultados para a hepatite E em duas situações. Um dos casos já testou positivo para adenovírus, tendo a amostra sido enviada para sequenciação ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Recorde-se que, no contexto do surto internacional, foi constituída uma taskforce pela DGS, que inclui especialistas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).

Perante uma doença de causa ainda desconhecida, e que se encontra em investigação, a DGS recomenda o reforço de medidas gerais de proteção individual, como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória, o arejamento e ventilação dos espaços interiores ou a limpeza e desinfeção frequente de equipamentos e superfícies.

Caso uma criança apresente sintomas respiratórios e gastrointestinais deverá evitar, como habitualmente, creches ou estabelecimentos de educação ou ensino.

Devido à necessidade de melhor compreender este quadro, a DGS tem participado formalmente em diversas reuniões de trabalho com os seus homólogos, através do Programa Nacional para as Hepatites Virais, em parceria com a SPP. A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional e internacional e atualizará a informação epidemiológica e de saúde sempre que se justificar.


Reabilitação do Pavilhão Rainha D. Amélia

04/05/2022

ULS e Município da Guarda assinam protocolo de cooperação

A Unidade Local de Saúde (ULS) e o Município da Guarda assinaram hoje, dia 4 de maio, um protocolo para apoiar a elaboração de projeto de reabilitação do emblemático Pavilhão Rainha D. Amélia, para instalação do Departamento de Gestão do Conhecimento, englobando a Unidade de Investigação, a Unidade de Formação, a Unidade de Ensino e o Centro de Investigação do Envelhecimento.

A Câmara Municipal Guarda compromete-se a comparticipar, num valor máximo de 150.000,00€ (cento e cinquenta mil euros), o projeto de reabilitação do Pavilhão Rainha D. Amélia, pertencente ao Antigo Sanatório Sousa Martins, classificado como Conjunto de Interesse Público.

A ULS Guarda compromete-se a promover a instalação de diversos serviços de ensino e formação, nomeadamente o Centro de Investigação Nacional do Envelhecimento, no Pavilhão Rainha D. Amélia.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


INEM | Utentes satisfeitos

04/05/2022

Inquérito para avaliar a atuação dos profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes

Os utentes que utilizaram os serviços de emergência médica em 2021 revelaram um nível de satisfação global superior a 95%, em relação ao serviço prestado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Esta é uma das conclusões do Questionário de Satisfação realizado pelo INEM aos utentes, com o objetivo de avaliar a atuação dos profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos diversos meios de emergência médica ao nível técnico e comportamental.

No que diz respeito ao atendimento telefónico realizado nos CODU, 79,1% dos inquiridos consideraram o desempenho dos profissionais do INEM excelente, 13,5% ficaram muito satisfeitos e 2,8% satisfeitos com o atendimento recebido, o que perfaz uma percentagem de 95,4% de satisfação global.

Entre os fatores em análise, destacam-se a satisfação quanto ao tempo de atendimento (94,7%), a competência e profissionalismo do operador (95%), a cortesia e correção do operador (95,4%), bem como a satisfação pelas explicações e aconselhamento dado (94%).

Quanto à atuação das equipas no local da ocorrência, 95,9% dos inquiridos ficaram globalmente satisfeitos com a prestação dos profissionais do INEM e dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, com 86,7% dos inquiridos a descrever o desempenho da equipa como excelente, 7,5% a assinalar ter ficado muito satisfeitos e 1,7% satisfeitos.

Outros níveis de satisfação avaliados tiveram em conta a competência e profissionalismo das equipas (95,6%), o tempo decorrido para a chegada das equipas ao local da ocorrência (96,2%), a qualidade global do transporte de ambulância (94,3%), o conforto e comodidade durante o transporte de ambulância (93,7%) e a proteção da privacidade e intimidade durante o transporte (94,2%).

O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes, através de questionários telefónicos realizados de forma aleatória quanto ao turno, hora, local, ou operador de atendimento. O questionário referente a 2021 resultou da seleção aleatória de 3.600 contactos, dos quais 1.438 aceitaram participar, respondendo às perguntas colocadas. As chamadas para recolha de dados foram realizadas pelo Gabinete de Qualidade do INEM de abril de 2021 a março de 2022.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/


Aumento da referenciação

04/05/2022

Hospital de São João tenta responder às listas de espera

O aumento da referenciação de utentes dos centros de saúde para o Hospital de São João, no Porto, está a influenciar diariamente a unidade hospitalar, que procura agora responder às listas de espera com mais consultas e mais cirurgias.

“Os pedidos [dos cuidados de saúde primários] que estão a chegar ao hospital são superiores aos pedidos em pré-pandemia”, o que revela “um esforço muito grande dos centros de saúde em retomar as referenciações que ficaram pendentes em pandemia”. Mas isso coloca-nos uma pressão acrescida. Temos um pico de procura”, explica o diretor do Centro de Ambulatório do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), Xavier Barreto.

No primeiro trimestre de 2019, o CHUSJ recebeu 19,5 mil pedidos dos centros de saúde, enquanto no primeiro trimestre de 2022 foram “quase 28 mil” as solicitações.

Quanto ao tempo de espera, os dados mostram que o número de pessoas em lista de espera subiu 6% de 2021 para 2022 (49 mil utentes), mas diminuiu 16,5% face a 2019 (58 mil utentes).

Esta realidade encontra paralelo na cirurgia. A diretora do serviço de Cirurgia Geral do CHUSJ, Elisabete Barbosa, descreveu um aumento de 36,4% de doentes à espera de operação, o que obrigou a um aumento da atividade no hospital.

Tendo em conta estes números, Xavier Barreto garantiu que o São João está a “procurar responder ao excesso de procura garantindo que praticamente todos os doentes são vistos dentro do Tempo Médio de Resposta Garantido”.

“Olhando para o primeiro trimestre de 2022 estamos acima do nosso melhor trimestre de 2019. Estamos cerca de 10% acima de 2019 com muitas consultas e muitos tratamentos em Hospital de Dia. A manter-se esta atividade, teremos, no final do ano, um novo máximo de consultas”, referiu.

Sobre a atividade do Hospital de Dia do CHUSJ, o diretor do serviço de Ambulatório destacou que “já foram ultrapassados os níveis de atividade de 2019”.

Xavier Barreto disse ainda que o prolongamento de horário nas consultas externas se mantém e acrescentou que o hospital está a recorrer à produção adicional, que se traduz em consultas efetuadas fora do horário do médico, que recebe um pagamento extra por doente observado.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ – https://portal-chsj.min-saude.pt/


Dia Mundial da Higiene das Mãos

04/05/2022

DGS e unidades de saúde celebram data com várias atividades

A Direção-Geral de Saúde (DGS), através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora o Dia Mundial da Higiene das Mãos a 4 e 5 de maio.

Esta iniciativa, com metodologia adaptada da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo incentivar a realização de ações comemorativas, quer ao nível das unidades de saúde, quer na comunidade em geral, alertando para a importância da higiene das mãos na prevenção de infeções e de resistências aos antimicrobianos.

Em 2022, a OMS definiu como tema da campanha “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde, que Valorize a Higiene das Mãos” e o slogan “Juntos pela Segurança: Higienize as suas Mãos”.

No dia 4 de maio, pelas 14 horas, realiza-se um webinar para profissionais de saúde e todos os interessados podem assistir diretamente, via Youtube, através do link https://youtu.be/Um3wpRwZ4tE.

Entre 2 e 6 de maio celebra-se também a Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, datas em que os profissionais de saúde vão promover a higiene das mãos, reconhecendo que todos devemos colaborar para melhorar a cultura de segurança nas unidades de saúde e na comunidade.

A DGS lembra que a Higiene das Mãos e as Precauções Básicas de Controlo de Infeção são uma responsabilidade partilhada.

Neste contexto, a Unidade Local de Saúde da Guarda associa-se à celebração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, tendo agendadas diferentes atividades para os dias 4 e 5 de maio 2022.

Durante os próximos dias será possível conhecer o rosto dos elos do PPCIRA em cada unidade da instituição e serão partilhados marcadores de livros com os utentes, bem como um vídeo que estará disponível nas salas de espera da Consulta Externa.

Para saber mais, consulte:


Novo Balcão SNS24

04/05/2022

Região Norte inaugura o primeiro Balcão SNS 24 no concelho da Trofa

Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, é inaugurado o primeiro Balcão SNS 24 no concelho da Trofa, do distrito do Porto, que passa a disponibilizar 46 balcões ao serviço da comunidade.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS do Norte), explica que este novo Balcão SNS 24 irá funcionar na União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, possibilitando o acesso a serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de um acesso facilitado ou de um acesso mediado. Com o apoio de mediadores digitais, será possível marcar consultas, renovar receitas, realizar uma teleconsulta, entre muitos outros serviços.

Promover a inclusão digital e social ao facilitar o acesso aos serviços digitais do SNS é uma mais-valia dos Balcões SNS 24, uma iniciativa da Administração Regional de Saúde do Norte em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).

De forma segura, eficiente e próxima, os Balcões SNS 24 facilitam a vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS.

A região Norte passa a contar com 117 balcões e ao longo deste ano irá continuar a apostar na concretização de outros para, deste modo, melhor servir as populações.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Recolha voluntária de lotes de medicamentos: Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg +5600 U.I. comprimidos e Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg +2.800 U.I. comprimidos – Infarmed

circular informativa

Para: Circular informativa N.º 039/CD/550.20.001 Data: 26/04/2022

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

04 mai 2022

A empresa Aristo Pharma GmbH irá proceder à recolha voluntária dos lotes dos medicamentos abaixo indicados Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg +5600 U.I. comprimidos e Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg +2.800 U.I. comprimidos, por terem sido detetados resultados fora das especificações (OOS) para a substância ativa Colecalciferol.

Nº de Registo Medicamento Lote Prazo Validade
5717343 – 4 comprimidos Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg + 5600 U.I. 1106052 04/2023
5717327- 4 comprimidos Ácido Alendrónico + Colecalciferol Aristo 70 mg + 2.800 U.I. 1106669 04/2023

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da distribuição destes lotes.
Face ao exposto:
¿ As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
¿ Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
O Presidente do Conselho Diretivo

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