Novo equipamento vai apoiar colaboradores a partir de setembro de 2023.
Vai entrar em funcionamento, em setembro de 2023, um equipamento de berçário e creche que irá apoiar os colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho.
Esta estrutura, denominada «Clube dos Pequenos», vai localizar-se na Rua Caixas de Águas, em Gualtar, e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, acolhendo crianças até aos 3 anos de idade.
O Hospital de Braga explica, em comunicado, que a estrutura será construída e gerida pelo Centro Social do Vale do Homem, sendo esperado que a obra inicie ainda este ano.
A creche terá disponível um número de vagas específico para descendentes dos colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho, representando, assim, um importante apoio para os profissionais destas instituições.
Promovido pelo Município de Braga, este equipamento social resulta, ainda, de uma parceria entre Hospital de Braga, Centro Social do Vale do Homem, Junta de Freguesia de Gualtar, Universidade do Minho e Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga.
Para saber mais, consulte:
Hospital de Braga > Notícias
Equipa do CHUC aplica técnica em grávida com patologia cardíaca.
A equipa multidisciplinar do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aplicou recentemente uma técnica inovadora para realizar uma cesariana em grávida com patologia cardíaca e risco de hemorragia grave.
Em comunicado, o CHUC explica que esta técnica de radiologia de intervenção foi realizada pela primeira vez numa grávida com o feto in útero recorrendo à aplicação inédita de balões hemostáticos nas artérias uterinas.
A técnica foi aplicada numa grávida com 38 anos, sem filhos, portadora de uma prótese valvular mecânica desde os 14 anos devido a uma patologia cardíaca congénita. Esta alteração cardíaca, assim como outras comorbilidades associadas, conferiam-lhe, na gravidez, um elevado risco tromboembólico, com necessidade de uma monitorização apertada em termos de hipocoagulação, de forma a evitar a formação de trombos na corrente sanguínea que poderia ser fatal.
Às 22 semanas de gestação ocorreu a formação de um trombo valvular que levou a internamento nos cuidados intensivos da cirurgia cardiotorácica do CHUC. Na sequência desta complicação a grávida teve um acidente vascular cerebral, do qual conseguiu recuperar quase na totalidade tendo-se mantido vigilância apertada.
Esta gravidez, de muito alto risco, culminou com a preparação de uma cesariana programada às 35 semanas, envolvendo uma equipa multidisciplinar com as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Anestesia, Radiologia de Intervenção, Imunohemoterapia, Cardiologia e Pediatria.
De acordo com o CHUC, o maior desafio foi manter a hipocoagulação adequada, sem que ocorresse uma hemorragia abundante quer durante quer após a realização da cesariana. Para este efeito, foram colocados dois balões hemostáticos nas artérias ilíacas internas, por via percutânea.
Desta forma, foi possível fazer um controlo local do fluxo sanguíneo que irriga o útero, bloqueando-o temporariamente, sem comprometer o bem-estar da criança e mantendo a hipocoagulação necessária no resto do organismo. O procedimento decorreu sem intercorrências, com perdas mínimas de sangue e quer a mãe quer a bebé estão bem.
A técnica dos balões hemostáticos utilizada pela radiologia de intervenção foi descrita para os casos de acretismo placentar (retenção placentar) em que se realiza histerectomia logo após a cesariana. Esta técnica nunca tinha sido utilizada em grávidas antes de retirar o bebé.
Para saber mais, consulte:
Ministério prossegue negociações com sindicatos dos enfermeiros.
Decorreu hoje mais uma ronda negocial com as estruturas representativas dos profissionais de saúde, tendo a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, recebido os sindicatos dos enfermeiros, nos termos do protocolo negocial celebrado.
Foi apresentado um documento que enuncia as linhas em que assenta a solução a definir para a reposição dos pontos perdidos aquando da entrada nas novas carreiras de enfermagem, incorporando diversos contributos recebidos das estruturas sindicais nas reuniões anteriormente realizadas.
Registando-se de forma positiva a evolução da negociação, ficou desde já agendada a próxima reunião para dia 14 de setembro.
Este foi um compromisso assumido no Programa do XXIII Governo Constitucional e também no âmbito da discussão da proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2022.
24 de agosto de 2022