DGS participa em estudo internacional para avaliar os serviços de saúde
A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a coordenar um estudo a nível nacional que visa avaliar os cuidados de saúde prestados e incentivar os sistemas de saúde a centrarem-se mais nas pessoas e nas suas necessidades. O acesso e a qualidade dos serviços de saúde, a capacitação do utente na gestão dos seus problemas de saúde, o impacto da pandemia COVID-19 no acesso e a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico são alguns aspetos que serão avaliados.
Desenvolvida no âmbito do projeto PaRIS – Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde, esta iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) permitirá avaliar os resultados e as experiências descritos por utilizadores dos cuidados de saúde. Pretende-se que o PaRIS seja para a Saúde o que o PISA é para a educação.
O estudo, em que participam 21 países, consistirá na aplicação de questionários tendo em vista a recolha de uma amostra de prestadores de cuidados de saúde primários das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Portugal Continental e de uma amostra dos seus utentes.
Para além da DGS, estão envolvidos neste projeto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa (parceiro académico). Este projeto tem duas estruturas de apoio, pontos focais regionais e grupos consultivos constituídos por ordens, associações de profissionais de saúde e de doentes.
Serão escolhidos aleatoriamente utentes que cumpram os critérios de elegibilidade, designadamente ter idade igual ou superior a 45 anos, viver numa residência particular na comunidade e ter tido pelo menos um contacto registado nos cuidados de saúde primários do SNS nos 6 meses anteriores ao procedimento de seleção.
Os utentes escolhidos serão contactados por carta, nos próximos dias, sendo a sua participação voluntária. Podem consultar mais informações em https://www.sns.gov.pt/paris
A segunda fase do estudo decorrerá de abril a setembro de 2023, estimando-se que os resultados sejam conhecidos durante 2023 e 2024.
Hospital da Fantasia em Vila Real
Crianças levam os seus bonecos doentes ao hospital para perder o medo da bata branca
Cerca de 350 crianças levaram esta sexta-feira os seus bonecos à unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) para tratarem os brinquedos e perderem o medo dos médicos e da bata branca.
O pequeno peluche da Sofia, 5 anos, é um unicórnio que tinha um pelo no olho e também ‘bateu’ com a cabeça, e, por isso, esta manhã ambos deram entrada no Hospital da Fantasia, instalado no serviço de pediatria do CHTMAD.
Sofia disse que o boneco teve medo de ir ao hospital e combater o medo da bata branca é, precisamente, o objetivo da iniciativa Hospital da Fantasia, que foi decorado por balões de várias cores.
São 358 as crianças do concelho, entre os 3 e os 5 anos, que vão passar durante o dia de hoje pela unidade de Vila Real do CHTMAD e cada uma delas traz um boneco. Hoje a atividade realiza-se também na unidade de Chaves, com 35 crianças, e decorrerá no dia 30 em Lamego.
Neste hospital de brincar, as crianças levam os bonecos à triagem e são encaminhados para os vários gabinetes médicos.
A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) fez também uma demonstração da entrada de um paciente na urgência.
A iniciativa foi organizada pelo serviço de pediatria e contou com a colaboração de vários serviços do CHTMAD.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – https://www.chtmad.min-saude.pt/
XII Jornadas de Pediatria do HSOG
Edição dedicada aos desafios e oportunidades da Geração Digital
Encontra-se a decorrer esta sexta-feira, dia 23 de setembro, as XII Jornadas de Pediatria do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG), este ano subordinadas ao tema «Geração Digital: dos desafios às oportunidades».
Este encontro decorre no Open Village Sports Hotel & SPA Club e visa debater o mundo digital e o seu impacto nas sociedades em geral e na idade pediátrica em particular.
As jornadas são um momento de partilha de conhecimentos, diálogo inter-pares e de promoção da multidisciplinaridade inerente à Pediatria, que irá reunir especialistas e palestrantes de várias áreas da medicina, da educação, da psicologia e da justiça.
No encontro é abordada a dicotomia da vida digital: por um lado, os riscos das redes sociais sob a perspetiva das entidades judiciais, da medicina legal e da área da educação e outros problemas da era digital como as alterações de sono, alterações neurocomportamentais e o cyberbullying; por outro lado, será também dado ênfase, ao promissor futuro digital envolvendo a telemedicina, o estudo em casa e os (im)possíveis no ecrã, que fazem gerar possibilidades de conceções e conhecimento, que de outra forma não aconteceria.
Para saber mais, consulte: