EMA divulga novas recomendações para aprovação de vacinas COVID-19 – Infarmed

19 out 2022

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recomendou hoje, numa reunião extraordinária, a aprovação das vacinas Comirnaty e Spikevax COVID-19 para crianças a partir dos 6 meses de idade, e também, a aprovação da segunda vacina Spikevax adaptada.

Relativamente ás vacinas para a população pediátrica a partir dos 6 meses de idade, o CHMP recomendou estender o uso das vacinas Comirnaty e Spikevax para a estirpe original de SARS-CoV-2. O Comité recomendou a inclusão do uso de Comirnaty em crianças de 6 meses a 4 anos e o uso de Spikevax em crianças de 6 meses a 5 anos, sendo que estas vacinas já se encontram aprovadas em adultos, adolescentes e crianças de 5 e 6 anos, respetivamente.

As vacinas nesta população terão uma dosagem específica.

Para mais informações sobre esta autorização, sugerimos a visualização do comunicado original da EMA.

O CHMP recomendou também a autorização da vacina Spikevax COVID-19 adaptada para as subvariantes Omicron BA.4 e BA.5, além da estirpe original de SARS-CoV-2.

A vacina adaptada, Spikevax bivalente Original/Omicron BA.4-5, é recomendada para adultos e crianças a partir de 12 anos de idade que já tenham feito o esquema primário de vacinação contra a COVID-19. Esta é a segunda vacina Spikevax adaptada que a EMA recomendou para aprovação.

As recomendações do CHMP da EMA serão agora enviadas à Comissão Europeia, que emitirá as decisões finais aplicáveis em todos os Estados-Membros da União Europeia.