Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 25/11/2022

Apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2022”

Apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2022” – DGS

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, apresenta o Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2022”, no próximo dia 29 de novembro, entre as 15h00 e as 16h30, no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

O evento será transmitido em streaming (link a disponibilizar em breve).

Consulte o programa aqui.


Doenças Raras: Equipa Nacional Orphanet apresentou atividade em Paris – DGS

A Equipa Nacional Orphanet (Direção-Geral da Saúde / Departamento da Qualidade na Saúde – DQS), no âmbito da atividade do Projeto OD4RD (Orphanet Data for Rare Diseases), financiado pela União Europeia, esteve presente nos eventos OD4RD Final Meeting e Orphanet Annual Meeting, que decorreram em Paris, nos dias 6 e 7 de outubro de 2022, respetivamente.

A participação foi assegurada pelos elementos do DQS Professora Carla Pereira, Coordenadora Nacional, e pela Doutora Cristina Rocha, gestora do projeto Orphanet.

O projeto europeu OD4RD contribui para a geração de dados padronizados e interoperáveis sobre diagnóstico de Doenças Raras, através da manutenção da nomenclatura ORPHA de Doenças Raras, em colaboração com as Redes Europeias de Referência. Este projeto pretende facilitar a harmonização da recolha de dados entre vários ambientes clínicos, laboratoriais, de investigação e entre países, disseminando boas práticas de codificação em registos de saúde e apoiando a tomada de decisão baseada em evidências no quadro da estratégia europeia para as Redes Europeias de Referência.

Orphanet Annual Meeting, que teve lugar na sede da Orphanet, foi uma oportunidade para apresentar a Equipa Nacional Orphanet e consolidar elementos facilitadores da implementação dos projetos em curso. Foram apresentadas as atividades da Equipa, em particular a tradução para a língua portuguesa da Nomenclatura ORPHA das Doenças Raras e a atualização de Expert Resources (informação sobre cada doença rara, recursos técnicos, consultas especializadas e associações de doentes) a nível nacional, disponibilizados na base de conhecimento do site europeu Orphanet.


Eliminação da Violência Contra as Mulheres – Campanha Masculinidades Saudáveis – DGS

No Dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde lança a campanha “Masculinidades Saudáveis”.

Com materiais dirigidos a utentes e profissionais de saúde, alerta-se para a importância da promoção de padrões de masculinidade mais saudáveis nos diversos contextos da vida dos homens, comunidade, laboral, familiar, relações de intimidade, que contrariem estereótipos enraizados e previnam formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas.

A vida dos homens é frequentemente marcada por dificuldade em expressar o sofrimento psicológico e físico. Os padrões de masculinidade muitas vezes reforçados pela sociedade acabam por resultar em comportamentos pouco saudáveis para os próprios homens, mas também para quem os rodeia. As expectativas do que se espera do papel social do ser-se homem reprimem emoções e acabam por condicionar formas de expressão pouco adequadas e até violentas.

Desde cedo, é importante criar espaço para o diálogo sobre este assunto junto de meninos e rapazes, bem como reforçar nas famílias, escolas e comunidade que é natural que os homens expressem sentimentos, incluindo medos e inseguranças e que errar faz parte da aprendizagem. Ajudá-los de forma empática a encontrar formas adaptativas de lidar com a frustração e irritabilidade pode fazer a diferença em todo o ciclo de vida e ao longo de gerações.

Nos Centros de Saúde e Hospitais, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em Adultos realizam um trabalho junto das comunidades e profissionais de saúde na promoção de relações mais igualitárias, nomeadamente na área da igualdade de género entre mulheres e homens.

Materiais:

Campanha Profissionais – Banner 1

Campanha Utentes – Banner 2  |  Banner 3

Mais informação:

Documentação TécnicaViolência – SNS

RedeNacional de NACJR/EPVA 


Eliminação da Violência contra as Mulheres

25/11/2022

O Dia Internacional visa alertar para os casos de violência e maus tratos contra as mulheres

Assinalado no calendário a 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

De acordo com as estatísticas, em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

O ProgramaNacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral da Saúde (DGS) lança a campanha “Masculinidades Saudáveis”.

Com materiais dirigidos a utentes e profissionais de saúde, a DGS alerta para a importância da promoção de padrões de masculinidade mais saudáveis nos diversos contextos da vida dos homens, comunidade, laboral, familiar, relações de intimidade, que contrariem estereótipos enraizados e previnam formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas.

Nos Centros de Saúde e Hospitais, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção da Violência em Adultos realizam um trabalho junto das comunidades e profissionais de saúde na promoção de relações mais igualitárias, nomeadamente na área da igualdade de género entre mulheres e homens.

Saiba tudo sobre esta campanha aqui.

Entre as instituições da área da Saúde, a Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres lançado um desafio para participar num quiz sobre a Violência no Adulto.

Instituído pelas Nações Unidas em 1999, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres presta homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.


Logística no Setor da Saúde

25/11/2022

Ministro da Saúde agradece trabalho dos profissionais de logística em prol da Saúde e desafia sector a antecipar a neutralidade carbónica

“Portugal possui um belíssimo Serviço Nacional de Saúde e todos os contributos, incluindo os do setor logístico, são relevantes para melhor a eficácia e a eficiência das instituições de saúde”, disse o Ministro da Saúde, dia 24 de novembro, em Lisboa.

Manuel Pizarro falava na abertura do seminário “Logística no Setor da Saúde – Boas Práticas e Perspetivas de Futuro”, onde agradeceu e reconheceu o trabalho dos profissionais do setor durante a pandemia de COVID-19, garantindo a distribuição e disponibilização dos produtos de saúde.

O Ministro da Saúde salientou que “os portugueses nunca sentiram qualquer insegurança da capacidade de resposta dos serviços de logística”, o que significa, para o governante, que “os profissionais resistiram e garantiram que a Saúde e o país continuaram a funcionar, apesar das dificuldades” registadas nas cadeias de abastecimento.

Na sua intervenção, Manuel Pizarro deixou ainda um repto ao setor, no sentido de acelerar a transição energética, “para preservar o futuro do planeta”. Segundo o Ministro da Saúde, no atual contexto, “a perturbação das cadeias de abastecimento é uma evidência da necessidade de antecipar a transição energética e alcançar a neutralidade carbónica”.


Instituto Ricardo Jorge implementa novo indicador biológico de exposição profissional a Crómio hexavalente

25-11-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do seu Departamento de Saúde Ambiental, implementou uma nova metodologia para a determinação de Crómio nos eritrócitos, biomarcador específico de exposição profissional a Crómio hexavalente – Cr(VI). A Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC) classificou os compostos de Crómio hexavalente como agentes cancerígenos humanos do grupo I, uma vez que podem causar cancro do pulmão.

O indicador biológico comum utilizado para a biomonitorização da exposição a Crómio no local de trabalho é o Crómio total urinário que reflete a quantidade total de Crómio absorvido, o qual pode incluir uma mistura de compostos de Crómio metálico, Crómio trivalente e Crómio hexavalente. A importância deste novo indicador implementado pelo INSA é o facto de ser específico para compostos de crómio hexavalente, reconhecidamente cancerígenos.

Os compostos de Cr(VI) têm diferentes aplicações industriais devido à sua melhor capacidade de conferir temperabilidade, durabilidade e resistência à corrosão quando comparados com outros metais. Assim, apesar das suas propriedades cancerígenas, a utilização destes compostos continua a ser autorizada para fins específicos, por exemplo na indústria aeronáutica, ao abrigo do Regulamento da União Europeia sobre Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH), pelo que a monitorização da exposição a estas espécies é de particular importância no contexto da proteção da saúde no trabalho.

A metodologia foi implementada no âmbito do projeto HBM4EU que teve como principal objetivo coordenar e promover a Biomonitorização Humana na Europa, procurando fornecer evidências sobre a exposição dos cidadãos europeus a substâncias químicas e os seus potenciais efeitos na saúde. Alguns dos resultados deste trabalho foram publicados na revista internacional Environmental Research e podem ser consultados aqui.

Exit mobile version