Luta contra a violência doméstica
Campanha nacional da CIG visa sensibilizar para o problema
Arrancou no dia 25 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a campanha nacional contra a violência doméstica promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Com o mote «Enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica, não vai ficar tudo bem», esta campanha tem como objetivo lembrar que o flagelo da violência doméstica continua a ser elevado em Portugal. Para a CIG, estas campanhas são um veículo fundamental para abordar o tema da violência doméstica e da violência contra as mulheres, sendo que este problema só será mitigado através da mudança comportamental e de pensamento.
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CIG > Campanha
Atendimento em horário alargado
Centros de saúde realizam 43 mil consultas não programadas por dia
Os cuidados de saúde primários realizaram, nos primeiros dez dias de funcionamento com horário alargado ou complementar, uma média de 43 mil consultas não programadas por dia, totalizando 434.440.
Assim, no período entre 25 de novembro e 4 de dezembro, das 434.440 consultas realizadas no próprio dia para doença aguda, 48.815 corresponderam a situações de infeção respiratória aguda (cerca de 7% do total de atendimentos).
A maioria das consultas foi realizada na região Norte (184.390), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (118.112), do Centro (87.183) do Alentejo (28.811) e do Algarve (15.944).
No último fim de semana, entre 3 e 4 de dezembro, os cuidados de saúde primários asseguraram consultas no próprio dia a 16.123 utentes, o equivalente ao total de atendimentos nas urgências de todos os hospitais do país num dia de fim de semana. Nestes dois dias, 4.277 atendimentos foram motivados por infeção respiratória aguda (26% do total).
No Norte, neste período, foram contabilizadas 5.972 consultas, 4.033 no Centro, 3.280 em Lisboa e Vale do Tejo, 2.176 no Alentejo e 662 no Algarve.
O alargamento da capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários para resposta a situações de doença aguda é uma das medidas previstas no «Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023».
Os locais com atendimento alargado ou complementar podem ser consultados na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De norte a sul do país, são já 176 os centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (dias úteis) ou complementar (fim de semana e feriados), disponibilizando uma resposta de proximidade à comunidade em situações de doença aguda não emergente.
Esta adaptação da capacidade ao nível dos cuidados de saúde primários pretende responder à maior procura da população nos meses de outono/inverno e diminuir a pressão sobre os serviços de urgência, em situações que podem ter acompanhamento atempado e adequado nos cuidados de saúde primários.
É, no entanto, recomendado o contacto prévio com o SNS 24 para o aconselhamento e encaminhamento mais adequado a cada situação.
Com o objetivo de promover o aumento da resposta nos cuidados de saúde primários, está ainda a ser operacionalizada a «Via Verde ACES» nos serviços de urgência. Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas.
A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras. A «Via Verde ACES» abrange praticamente metade de todos os agrupamentos de centros de saúde do país (49%), num total de 27 agrupamentos, bem como os respetivos hospitais com que se articulam.
Para saber mais, consulte:
Portal SNS > Resposta Sazonal em Saúde | Inverno
App SNS 24
Aplicação móvel foi uma das mais procuradas em 2022
A app SNS 24 foi uma das aplicações móveis mais procuradas este ano, em Portugal, na categoria de saúde.
Já muito próximo dos 8 milhões de downloads, a app SNS 24 permite, através da chave móvel digital ou do número de utente de saúde, o acesso seguro, fácil e rápido a um vasto conjunto de informações e de serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.
Consultar resultados de exames, o boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, consultas, cirurgias, exames, ou registar e consultar medições de saúde, adicionar utilizadores (como os filhos ou os idosos a cargo), ou ainda realizar uma teleconsulta previamente marcada são apenas alguns dos muitos serviços disponíveis.
Para saber mais, consulte:
SPMS > Notícias
CHS investe em melhor comunicação
Novo sistema permite comunicação com os utentes via SMS
No âmbito de um projeto de modernização, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) implementou um sistema de melhoria de comunicação com os utentes, através do serviço de mensagens escritas (SMS), no âmbito da Consulta Externa I e II.
Esta solução permite o contacto com os utentes por SMS, informa automaticamente sobre a marcação e desmarcação de consulta, com 72 horas de antecedência.
Com o objetivo de monitorizar e gerir as consultas de uma forma mais eficiente este projeto visa melhorar a comunicação e a redução do número de faltas a consultas e possibilita uma melhor gestão ao nível da remarcação de consultas, uma vez que proporciona o reaproveitamento de tempos de consulta.
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