IPO de Coimbra celebra 60 anos
Assinalar o aniversário de uma atividade assistencia dedicada à prestação de cuidados de saúde na área de oncologia
“Falar da história do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil é falar, em primeiro lugar, do Prof. Doutor Francisco Gentil que concretizou uma das suas ambições, quando a 29 de dezembro de 1927, viu inaugurado o Instituto da Luta contra o Cancro em Portugal” e do Prof. Doutor Luís Raposo que “menos de 30 anos depois, defendeu a criação de um centro anticanceroso capaz de dar resposta à população do Centro”, sublinhou Margarida Ornelas, Presidente do IPO de Coimbra que celebra hoje 60 anos da sua atividade assistencial, inteiramente dedicada à prestação de cuidados de saúde na área de oncologia.
Para sinalizar este marco histórico, o Conselho de Administração do IPO de Coimbra nomeou uma Comissão Organizadora para promover um conjunto de iniciativas com o objetivo de dignificar a história, o presente e o futuro da instituição.
Para saber mais, consulte:
CHBM | Tomografia computorizada
Serviço de Imagiologia do Hospital do Barreiro com novo equipamento
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) instalou um novo equipamento de Tomografia Computorizada (TC) no Serviço de Imagiologia, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, que realizou o primeiro exame no dia 20 de dezembro.
Com um investimento superior a 635 mil euros, o novo equipamento tem capacidade e características tecnológicas que permitem uma atividade mais diferenciada, eficiente e de elevada performance assistencial em radiologia do corpo, incluindo colonoscopia virtual, estudos cardíacos e angiográficos, neurorradiologia e intervenção guiada.
Durante o período em que decorreram as obras de instalação do novo equipamento, o CHBM colocou no exterior, junto ao Serviço de Urgência Geral, um equipamento de TC móvel, tendo sido realizados, entre 21 de novembro e 20 de dezembro, um total de 1695 exames a doentes provenientes do Internamento, Consulta Externa, Urgência Geral e Urgência Pediátrica.
Para saber mais, consulte:
CHBM > Destaques
HSOG bate recorde de nascimentos
Hospital de Guimarães ultrapassou, este ano, os dois mil nascimentos
O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) ultrapassou, no dia 27 de dezembro, a marca dos dois mil nascimentos no seu Serviço de Obstétrica.
Em comunicado, o HSOG refere que estes dois mil partos, realizados só este ano, representam o maior crescimento dos últimos quatro anos, o que coloca este hospital entre os primeiros da região Norte nesta área.
Dados revelados pelo HSOG indicam que esta tendência poderá continuar no próximo semestre e que, desde 2018, que o hospital não tinha um aumento tão significativo, com um crescimento superior a 17%.
Para o HSOG, estes números demonstram o esforço, a capacidade técnica e humana que o hospital tem na resposta às exigências da população e, consequentemente, um reconhecimento da comunidade sobre a excelência deste serviço.
Para saber mais, consulte:
HDS com nova viatura elétrica
Viatura vai reforçar cuidados de proximidade em saúde mental
A Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência (ECSM-IA) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu esta quarta-feira, 28 de dezembro, uma viatura elétrica adquirida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, que visa potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade, na área da saúde mental da infância e adolescência.
De acordo com o Conselho de Administração do HDS, além de fomentar os cuidados de proximidade junto da comunidade, «esta viatura elétrica será um contributo para a proteção do ambiente e sustentabilidade do planeta», uma preocupação do hospital.
A ECSM-IA do HDS foi criada em 2021, com o intuito de aproximar os serviços de saúde mental da população e assegurar respostas focadas no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença.
Esta equipa trabalha em estreita articulação com os Cuidados de Saúde Primários, nos concelhos de Salvaterra de Magos, Coruche e Almeirim, e visa, sobretudo, suprir as necessidades sentidas pela comunidade, colaborando com as entidades locais na melhor resposta possível a diversas situações, nomeadamente absentismo escolar, alterações do comportamento, ansiedade, comportamentos autolesivos, perturbações do neurodesenvolvimento, entre outras.
A equipa é constituída por profissionais de diferentes áreas, nomeadamente Psiquiatria da Infância e Adolescência, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.
Para saber mais, consulte:
Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove segunda edição de curso “Ética na investigação científica”
29-12-2022
A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com o Conselho Científico do INSA, vai promover, entre os dias 10 e 13 de janeiro, a segunda edição do curso “Ética na investigação científica”. A iniciativa, que decorre em formato online, visa abordar os aspetos mais importantes que o investigador principal e a sua equipa devem salvaguardar quando estão a preparar e a delinear a metodologia, estrutura e operacionalização do projeto de investigação.
Destinada a pessoas que participam no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação e do grau académico, a ação formativa terá início com uma abordagem aos princípios éticos, com atenção à vulnerabilidade e à precaução, revisitando as declarações de vontade assentes no consentimento e assentimento, assim como a proteção da privacidade e dos dados pessoais e de saúde.
Problemas éticos em investigação científica serão também ponderados e debatidos durante a formação, bem como dilemas éticos da genética clínica transversais à sociedade. O programa do curso prevê ainda abordar linhas gerais sobre a integridade científica e o conflito de interesses, sendo que a parte final da formação será dedicada à instrução de projetos para apreciação numa Comissão de Ética.
Os interessados deverão em participar deverão efetuar a sua inscriação, até 3 de janeiro, através do preenchimento do seguinte formulário. Todas as sessões serão gravadas para serem reproduzidas posteriormente e podem ser acompanhadas através da plataforma online Teams. Para mais informações, consultar o programa provisório do curso ou a Plataforma de e-Learning do INSA.