Notícias em 05/01/2023

Avaliação da Qualidade

05/01/2023

Hospital de Braga mantém índice elevado de satisfação dos utentes

O relatório final da Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga, referente ao ano de 2022, revela um índice médio da satisfação dos utentes com o Hospital de Braga de 8,3 pontos (numa escala de 0 a 10), o que corresponde a uma classificação de «Muito bom».

Com uma amostra de 817 utentes, o estudo foi feiro através de entrevistas telefónicas, realizadas entre outubro e novembro, onde foram avaliados vários aspetos relacionados com o atendimento, instalações, qualidade dos cuidados de saúde, entre outros, na Cirurgia de Ambulatório, Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento e Urgência do Hospital de Braga.

Da análise ao índice médio de Satisfação observa-se por ordem decrescente: Hospital de Dia (9,0 pontos), Cirurgia de Ambulatório (8,8 pontos), Internamento (8,8 pontos), Consulta Externa (8,5 pontos) e Urgência (7,6 pontos).

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Recuperação da atividade assistencial

05/01/2023

Governo prolonga incentivos até ao final do primeiro semestre de 2023

O Governo decidiu prolongar, até ao final do primeiro semestre de 2023, os regimes excecionais de incentivos para recuperação da atividade assistencial impactada pela resposta à pandemia no Serviço Nacional de Saúde.

Uma portaria assinada esta semana pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, prorroga, até 30 de junho de 2023, os regimes de incentivos aplicáveis à recuperação da atividade assistencial nas unidades de saúde hospitalares e também nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, reconhecendo-se a necessidade de manter este enquadramento para a realização de atividade extraordinária enquanto se procede a reorganizações e sinergias no funcionamento em rede de unidades do SNS, bem como ao reforço e valorização dos recursos humanos. Diferencia-se pela positiva a atividade realizada nos serviços organizados em Centros de Responsabilidade Integrados, incentivando-se assim a reorganização interna dos hospitais do SNS e promovendo-se maior eficiência e resolutividade na resposta às necessidades dos utentes.

A pandemia de Covid-19 configurou a maior crise global de saúde pública do último século, tendo sido necessário promover alterações nos circuitos e resposta das unidades do SNS, de um modo particular em 2020, antes da disponibilização das primeiras vacinas.

O início deste programa de incentivos excecionais, em julho de 2020, contribuiu para impulsionar uma trajetória de recuperação de atividade, que se sentiu já em 2021 e atingiu um novo marco em 2022, ano em que foram ultrapassados os níveis de produção do período pré-pandemia, nomeadamente em termos de consultas hospitalares e de cirurgias realizadas.

Só em termos de atividade cirúrgica, este programa de incentivos permitiu realizar, desde julho de 2020, mais de 100 mil cirurgias além das que estavam contratualizadas com os hospitais para este período de atividade, o que contribuiu de forma marcante para um novo recorde de cirurgias realizadas no Serviço Nacional de Saúde em 2022.

Os contratos-programa celebrados com os hospitais do Serviço Nacional de Saúde para 2023 contemplam um novo reforço da atividade contratada, nomeadamente 12.326.000 consultas hospitalares (mais 15,7% do que em 2019) e 660 mil cirurgias programadas (mais 38% do que em 2019), contribuindo assim para reforçar o acesso ao SNS e o cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos aos cidadãos. O Ministério da Saúde reconhece nesta ocasião o elevado empenho dos profissionais do SNS, após três anos de forte exigência, na procura e adesão a soluções que maximizem a resposta às necessidades em saúde da população.

5 de janeiro de 2023


Seminário Ricardo Jorge “Por redes e artes: novas vias de comunicação entre ciência e comunidade”

imagem do post do Seminário Ricardo Jorge “Por redes e artes: novas vias de comunicação entre ciência e comunidade”

05-01-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 23 de janeiro (12:00), em formato online, um seminário intitulado “Por redes e artes: novas vias de comunicação entre ciência e comunidade”. O evento contará com a apresentação de Marisa Silva, especialista em Genética Humana (DGH) do INSA, e comentários de Felisbela Lopes, professora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e Daniel Catalão, jornalista e apresentador da RTP especializado em novas tecnologias e internet.

Neste Seminário Ricardo Jorge, Marisa Silva irá abordar plataformas alternativas para comunicação do conhecimento científico à comunidade, desde plataformas virtuais (por exemplo: redes sociais, blogs, podcasts) até ações de expressão artística (por exemplo: ilustração, poesia, peças musicais). Seguidamente, exemplificará a aplicação de uma abordagem alternativa à comunicação em Genética Humana, através da série de animação GenAnimatEd, que tem sido desenvolvida no DGH e disponibilizada no canal de YouTube do INSA, desde 2021. A participação é gratuita, com envio de link de acesso à plataforma Teams, mediante inscrição prévia até ao dia 19 de janeiro.

A comunicação de ciência é cada vez mais importante no mundo atual. Os avanços tecnológicos, e as recentes emergências de saúde, reforçaram a necessidade de se comunicar o seu significado e impacto na vida diária das comunidades. Os objetivos principais dessa comunicação incluem informar de forma simples, clara e acessível, disponibilizar conhecimento científico baseado na evidência, evitar a desinformação, e contribuir para a literacia na sociedade. Os meios e formatos utilizados para esse efeito são cruciais para uma comunicação eficaz, devendo permitir que a mensagem seja recebida e compreendida pela comunidade a que se dirige, de forma a que possa tomar decisões informadas no que diz respeito à sua saúde.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do INSA, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.


Adesão de seis novas agências de HTA ao HAG

Notícias 2

05 jan 2023

Foi hoje anunciado no website do HAG (Chefes do Grupo de Agências HTA), a adesão conjunta de seis novas entidades, neste grupo de agências de avaliação de tecnologias de saúde (HTA na sigla em inglês). Os novos membros elevam o número total de agências HTA no HAG para 32, provenientes de 21 Estados-Membros da UE/EEE.
As novas entidades pertencem a vários países europeus, nomeadamente, Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letônia e Lituânia.

O HAG foi criado em setembro de 2021 com 20 organizações, estas novas adesões representam um aumento significativo no número de países e organizações representadas no Grupo, com os novos a adicionarem uma riqueza de expertise, conhecimento e experiência, apoiando assim objetivo do HAG como um grupo inclusivo e representativo.

Rui Santos Ivo, Presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e também Presidente do HAG, referiu que “Temos o prazer de dar as boas-vindas aos nossos novos parceiros no HAG. A rápida expansão do HAG é uma prova do desejo das agências de HTA por toda a Europa de cooperarem em áreas de interesse mútuo vital. Enquanto apoiamos a Comissão Europeia com a implementação do Regulamento HTA, todos os nossos membros, antigos e novos, permanecem firmes no seu compromisso de trabalhar em conjunto para promover a colaboração estratégica em HTA.”

O HAG realizará a sua próxima reunião em Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2023. A reunião está a ser organizada pela INFARMED.

Os novos membros do HAG:
Conselho Dinamarquês de Tecnologia da Saúde (Dinamarca),
Conselho Dinamarquês de Medicamentos (Dinamarca),
Conselho Nacional de Preços e Reembolso de Medicamentos (NCPR, Bulgária),
Instituto Nacional de Farmácia e Nutrição (NIPN, Hungria),
Agência Estatal de Controle de Medicamentos sob o Ministério da Saúde da República da Lituânia (SMCA, Lituânia),
Agência Estatal de Medicamentos da República da Letónia (ZVA, Letônia).

Clique aqui para ver a lista completa de membros.