CHL aumenta atividade
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aumentou a sua atividade assistencial em 2022, com um número recorde de cirurgias efetuadas e exames realizados. Quanto aos exames, registou-se um aumento do número de tomografias computorizadas (TAC) e do número de ressonâncias magnéticas.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária cuidou de mais doentes do que em 2021, o que revela a evolução desta Unidade criada em 2020. Foram ainda realizadas mais sessões no Hospital de Dia.
Saiba mais no Portal do Centro Hospitalar de Leiria
CHLO investe em tecnologia 3D
Intervenções em Neurocirurgia com recurso a nova tecnologia
O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) adquiriu um equipamento de imagem 3D, integrado com o sistema de navegação, ambos de última geração, com o objetivo de melhorar a precisão e segurança das cirurgias ao crânio e coluna.
O CHLO revela, em comunicado, que o Hospital de Egas Moniz é o primeiro hospital público do distrito de Lisboa a investir neste sistema, que permite operar com maior rigor e qualidade, através da obtenção de imagens 3D em tempo real e em vários planos.
O CHLO explica que, ao permitir a aquisição de imagem clara e precisa durante os procedimentos, enriquece a informação que o cirurgião dispõe a cada momento da cirurgia e faculta uma visão maximizada e melhorada da anatomia local, mesmo em casos mais complexos. Também com a utilização deste equipamento, reduzem-se as complicações durante o procedimento e diminuem-se os tempos de internamento e custos associados à cirurgia.
Esta tecnologia permite, ainda, reduzir a exposição à radiação do doente e profissionais, contribuindo também para o aumento da segurança.
Para saber mais, consulte:
Certificação de Qualidade
Hospital de Vila Franca de Xira renova certificação em diversos serviços
O Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) renovou a Certificação Ambiental e manteve a Certificação em Segurança e Saúde do Trabalho, bem como a Certificação em Qualidade nos seguintes âmbitos:
- Serviço de Anatomia Patológica: Realização de exames anátomo-patológicos (citologias, biópsias, peças cirúrgicas e exames extemporâneos);
- Serviço de Imagiologia: Realização de exames de radiodiagnóstico;
- Serviço de Imunohemoterapia: Colheita, validação e preparação de componentes do sangue para aplicação transfusional, realização de análises clínicas de doenças transmissíveis e de imuno-hematologia, consultas e aplicação de terapêuticas e tratamentos;
- Serviço de Patologia Clínica: Realização de análises clínicas: colheita e processamento de amostras biológicas nas valências de Microbiologia, Imunologia e Hematologia/Bioquímica;
- Laboratório de Função Respiratória: Realização de provas de função respiratória;
- Viatura Médica de Emergência e Reanimação: Apoio de emergência médica e transporte inter-hospitalar;
- Serviço de Esterilização: Esterilização de dispositivos médicos;
- Serviço de Farmácia: Atividades farmacêuticas de âmbito hospitalar;
- Técnicas de Cardiologia: Realização de Exames de Cardiologia;
- Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios Polivalentes: Prestação de cuidados no âmbito da medicina do doente crítico;
- Serviço de Urgência Geral: Prestação de cuidados de saúde urgentes e emergentes a adultos.
Para saber mais, consulte:
HVFX > Notícias
Hospital de Ovar reduz consumo de papel
Redução do consumo de papel poupou 191 árvores
O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) reduziu em 45% o consumo de papel no âmbito do processo de transformação digital em curso. Desta forma, o hospital evitou o corte de 191 árvores, entre 2017 e 2022.
Lançado em outubro de 2017, o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” consiste na desmaterialização de registos e processos na unidade hospitalar.
“Em menos de seis anos, com o projeto HOSP, foram consumidas menos quase 1,5 milhões de folhas de papel. O impacto deste projeto nas questões ambientais e na qualidade dos registos e processos internos é, sem dúvida, muito significativo e revelador da nossa preocupação com a sustentabilidade e com o ambiente”, explica o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, em comunicado.