Notícias em 02/03/2023

HDS contratualiza cirurgias de ortopedia

02/03/2023

Protocolo prevê a realização de 102 cirurgias até final de junho

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) contratualizou com o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa a realização, até 30 de junho de 2023, de 102 cirurgias da especialidade de ortopedia, num investimento que ronda os 142 mil euros. Esta parceria tem como objetivo reduzir a lista de espera nesta área.

De acordo com o contrato celebrado, as cirurgias serão realizadas nas instalações do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, «que proporcionará condições para que estejam assegurados os recursos físicos e humanos para a prestação de cuidados adequados e dentro dos parâmetros de segurança e qualidade exigidos». O Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa garante, ainda, o acompanhamento pré e pós-cirúrgico e internamento prestado aos utentes.

O protocolo agora estabelecido vem reforçar o esforço do HDS na recuperação das listas de espera, nomeadamente através da realização de cirurgias e consultas fora do horário normal de trabalho.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


Doenças Lisossomais de Sobrecarga

02/03/2023

Hospital de Guimarães reconhecido a nível nacional e internacional

O Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, é o maior centro de referência nacional nesta área, possuindo uma ampla equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que acompanha mais de 300 doentes com estas patologias raras, com especial destaque para a Doença de Fabry.

Na região de Guimarães está documentado um efeito fundador desta doença, o que torna o Hospital de Guimarães o maior centro de referência nacional e um dos maiores da Europa na área da doença de Fabry.

O Centro é também membro da Rede Europeia de Referenciação de Doenças Hereditárias do Metabolismo, prestando cuidados de saúde de excelência aos doentes com doenças lisossomais de sobrecarga e desenvolvendo investigação com impacto internacional nesta área.

Entre os trabalhos de investigação publicados e com reconhecimento internacional na doença de Fabry, contam-se a descrição do efeito fundador na região de Guimarães, o importante contributo para o conhecimento da história natural dos fenótipos tardios predominantemente cardíacos, o estudo da doença de Fabry e do Parkinsonismo, e a determinação da prevalência e dos preditores de doença de Fabry em doentes com Miocardiopatia Hipertrófica em Portugal através de um grande estudo multicêntrico nacional.

Olga Azevedo, coordenadora deste centro, foi recentemente eleita por unanimidade Presidente da Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga em Portugal. Esta Comissão é a responsável pela avaliação dos pedidos de tratamento de doenças lisossomais, e também pela monitorização de todos os doentes sob tratamento específico de doenças lisossomais em Portugal.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Guimarães – https://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


Governo cria delegação regional do Instituto Nacional de Emergência Médica no Algarve

02/03/2023

Nova delegação do Algarve vai gerir os 42 meios operacionais da região, entre outras valências, reforçando a resposta nacional de emergência médica

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai passar a ter uma delegação regional no Algarve, responsável por gerir os 42 meios operacionais da região em articulação com a direção nacional do Instituto, com as delegações regionais do Norte e do Centro e com a delegação regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo.

O decreto-lei que revê a lei orgânica do INEM I.P, e dá corpo a esta reorganização da rede nacional de emergência médica, foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, passando a incluir também a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I. P., em funções plenas desde 1 de janeiro, na composição do órgão de consulta do INEM, I. P.

A Delegação Regional do Algarve recupera assim a sua autonomia, depois de, em 2012, ter sido integrada na Delegação Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo do INEM. A concretização deste projeto permite uma maior descentralização da resposta dos meios de emergência e o desenvolvimento de soluções que vão ao encontro das especificidades do território, sendo de salientar, no caso do Algarve, a grande variação sazonal da população, que acarreta desafios acrescidos.

A criação da Delegação Regional vai potenciar a atividade do Instituto, nomeadamente com a reativação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Algarve, que operou entre 2000 e 2012 e que, desde então, funciona apenas como uma extensão do CODU Lisboa (que cobre toda a área entre Fátima e o sul do país).

Estão atualmente em construção as futuras instalações do INEM no Algarve, em Loulé, junto à base do helicóptero de emergência médica baseado em permanência na região.

O empreendimento resulta de um investimento de 1,8 milhões de euros, realizado pelo Município de Loulé, e deverá ficar concluído no final de 2023. No âmbito da Iniciativa Governo Mais Próximo, que se realizou em Faro, o Ministro da Saúde visitou esta quarta-feira, dia 1 de março, as atuais instalações do INEM e a obra do novo edifício. Além da dimensão operacional, terá uma especial vocação para formação, contribuindo para a valorização e manutenção da missão do INEM na resposta de emergência à população e participação nos mecanismos de Proteção Civil tanto a nível nacional como a nível internacional, de que foi exemplo a integração das recentes missões da Força Operacional Conjunta Nacional (FOCON) nos trabalhos de busca e salvamento na Turquia e no combate aos incêndios no Chile.