Notícias em 12/04/2023

Lançamento do Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional

Lançamento do Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional – DGS

Lançamento do Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), lança no dia 28 de abril de 2023, pelas 10h, na Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, o  “Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional” (SIOC), apresentando as linhas gerais e objetivos do SIOC.

No evento serão divulgados os primeiros documentos temáticos relativos à “Abrangência e Cobertura por Serviços de Saúde do Trabalho”, à “Modalidade de Organização dos Serviços de Saúde do Trabalho” e aos “Exames de Saúde realizados pelos Serviços de Saúde do Trabalho”.

O lançamento do SIOC terá transmissão em streaming, entre as 10h e as 12h30.

A participação on-line é gratuita, e está sujeita a inscrição obrigatória aqui. O link de acesso à sessão será enviado posteriormente para os inscritos.


ULSBA | Novo Conselho de Administração

12/04/2023

José Carlos Queimado é o novo Presidente do Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) foi nomeado com efeitos a 6 de abril. Será presidido por José Carlos Queimado, sendo Diretora Clínica a médica Vera Guerreiro Balsinha. António Páscoa será o Enfermeiro Diretor. Vanessa Almodôvar será Vogal Executiva, com o pelouro financeiro.

O novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, por proposta do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, para um mandato de três anos.

O Ministério da Saúde reconhece e agradece o trabalho da equipa que cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da resposta das unidades do Serviço Nacional de Saúde e o caminho de reforço do serviço público de saúde.

Notas Curriculares

José Carlos Capucho Queimado é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Economia Regional e Desenvolvimento Local e em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas, frequentou o Programa Avançado de Gestão da Saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa. Era, até esta nomeação, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Loures Odivelas. Entre outros cargos, foi Economista no Gabinete de Auditoria e Controlo Interno da Administração Regional de Saúde do Algarve, Administrador do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e Diretor Executivo do ACeS Algarve I Central. É Professor Assistente Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no Mestrado de Gestão de Unidades de Saúde.

Vera Cláudia Raposo Guerreiro Balsinha é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialista e assistente hospitalar graduada em Medicina Interna. Realiza Consulta de Medicina Interna, Diabetologia, Diabetes Juvenil, Diabetes Gestacional e Sistemas de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina. Desde 2015 que assume a Chefia da Equipa de Urgência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, local onde exerce a Direção do Internato Médico. Foi, entre 2020 e 2022, coordenadora da Task-Force Covid-19 nesta unidade hospitalar. É Professora Convidada da Unidade Curricular de Medicina da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja.

Vanessa Pinto de Almeida Faria Almodôvar é licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e possui uma Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Exerce, desde 2002, funções como Administradora Hospitalar na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo e Hospital José Joaquim Fernandes, com competências nas áreas do Planeamento e Controlo de Gestão, Serviços Financeiros, Sistemas de Informação, Qualidade e Segurança do Utente, Serviços Financeiros e Competência de Processos. Integrou diferentes grupos de trabalho em temas como a Integração dos Cuidados Primários e Secundários, Parâmetros de desempenho para avaliação de hospitais em Parceria Público-Privada e Empresarialização dos hospitais.

António Joaquim Inácio Páscoa é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Beja. Especializado e Mestre em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa, possui uma pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Superior Politécnico de Portalegre. Exerce, desde dezembro de 2015, Enfermagem com funções de chefia no Bloco Operatório da ULSBA. Anteriormente foi Enfermeiro com funções de chefia do Recobro, adjunto no Bloco Operatório e Enfermeiro de Ortopedia e Cirurgia. Foi Enfermeiro chefe de sala em Serviço de Hemodiálise. É membro efetivo da Ordem dos Enfermeiros, Especialista em enfermagem médico-cirúrgica, com competências acrescidas avançadas em gestão. Foi docente convidado na Escola Superior de Saúde de Setúbal e na Universidade Católica Portuguesa.

12 de abril de 2023


Transição Digital na Saúde

12/04/2023

Ministério da Saúde promove conferência, que decorre dia 18 de abril

O Ministério da Saúde está a organizar uma conferência no âmbito da “Transição Digital na Saúde”, com o apoio da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, no dia 18 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa.

Centrada na temática da Estratégia de Digitalização na Saúde, o principal objetivo deste evento será discutir a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na sua componente saúde digital.

Atualmente, o PRR é o grande impulsionador da saúde digital, com uma parcela do investimento reservado para 117 projetos que estarão igualmente no centro desta reflexão e análise.

Ricardo Mestre, Secretário de Estado da Saúde, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, e Mario Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, dão o mote de entrada para o evento, seguindo-se a intervenção de Sandra Cavaca, Presidente do Conselho de Administração da SPMS.

Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS, intervém no último debate desta iniciativa que culmina com a participação de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, na sessão de encerramento.

Com painéis de debate focados nas “Infraestruturas & Dados”, “O Cidadão”, “O Profissional” e “Onde chegámos e desafios para o futuro”, esta iniciativa conta com um leque de personalidades dos setores da Saúde, da Tecnologia e da Academia.

Para saber mais consulte:

Inscrições

SPMS > Programa