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Notícias em 18/07/2023

imagem do post do Relatório n.º 31 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização (03.07.2023 a 09.07.2023)

Relatório n.º 31 da Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização (03.07.2023 a 09.07.2023) – INSA

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o Relatório n.º 31 – Resposta Sazonal em Saúde – Vigilância e Monitorização, relativo à semana 27/2023 (03 a 09 de julho). O documento integra informação de várias fontes e organismos além da DGS, como resultado de uma articulação intersetorial, nos quais se inclui o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os pontos do resumo desta semana são:

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

  • Na semana em análise (semana 27 de 2023), observou-se uma ligeira diminuição da temperatura do ar, dentro do esperado para a época do ano. Prevê-se um aumento da temperatura do ar na semana seguinte à semana em análise, nas regiões do sul do país. Foi reportado um risco elevado a muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), para todo o país;
  • A procura geral do SNS24 aumentou. Os atendimentos por “queimaduras”, “exposição solar” e “náuseas e vómitos” aumentaram, tal como os encaminhamentos para Autocuidados, Cuidados de Saúde Primários e Serviços de Urgência. Os atendimentos totais ou associados ao calor referenciados ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) diminuíram;
  • A procura geral do INEM diminuiu;
  • Face à semana anterior, o número de consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde diminuiu. A proporção de consultas por infeções respiratórias agudas diminuiu e o número de consultas por gastroenterite e por desidratação diminuiu igualmente;
  • Observou-se um aumento dos episódios de urgência hospitalar, acompanhado de aumento da proporção de episódios por infeção respiratória e vómito, diarreia ou gastroenterite aguda, e de uma estabilização da proporção de episódios por desidratação. A proporção de episódios com destino internamento diminuiu;
  • A mortalidade geral esteve de acordo com o esperado ao nível nacional;
  • Foi reportada uma circulação esporádica do vírus da gripe no âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe;
  • A notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 diminuiu. A sub-linhagem XBB mantém-se dominante desde a semana 10 de 2023 e a prevalência estabilizou, registando uma frequência relativa de 97,5% nas semanas 23 a 25 de 2023, sobretudo pela XBB.1.9. (50% das amostras);
  • A nível mundial, durante os últimos 28 dias (05/06 a 02/07/2023), o número de novos casos e novos óbitos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 diminuiu (-48% e -64%, respetivamente), em relação aos 28 dias anteriores. A prevalência da XBB.1.5 tem diminuído e a XBB.1.16 estabilizou.

RECOMENDAÇÕES

  • A análise sustenta a adoção de medidas de proteção contra os efeitos do calor intenso, nomeadamente beber água ou sumos de fruta naturais, mesmo sem sede, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas; fazer refeições frias, leves e comer mais vezes ao dia; utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV; manter-se em ambientes frescos arejados, pelo menos 2 a 3 horas por dia; evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas; utilizar protetor solar, com fator igual ou superior a 30; evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer no exterior; escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol; ter especial atenção a doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhadores no exterior devem ainda hidratar-se frequentemente e trabalhar acompanhados, porque em situações de calor extremo pode ficar confusos ou perder a consciência;
  • No período de maior calor, correr as persianas ou portadas. Ao entardecer deixar o ar circular pela casa;
  • Informar-se quanto às previsões meteorológicas e seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Mais informação pode ser consultada aqui;
  • Reforça-se a necessidade de utilização da Linha SNS24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde. Em caso de emergência, ligar 112;
  • Atendendo ao aumento previsto da temperatura do ar, reforçou-se junto das Autoridades de Saúde e serviços de saúde a importância de divulgar as recomendações da Direção-Geral da Saúde e acautelar a possível necessidade de disponibilizar à população Abrigos Temporários climatizados, sobretudo às populações de risco. Reforçou-se a importância de divulgar produtos de comunicação e informação no âmbito da proteção contra o calor através dos meios de comunicação social regionais e/ou locais.

Reguladores mundiais confirmam bom perfil de segurança das vacinas COVID-19

17 jul 2023

ICMRA (Coligação Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos) publicou no seu website uma declaração sobre a segurança das vacinas COVID-19.
As conclusões da declaração são sustentadas pela evidência resultante da administração de mais de 13 mil milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 em todo o mundo, que mostram que as vacinas destinadas a proteger as pessoas de resultados graves da COVID-19, têm um perfil de segurança muito bom em todas as faixas etárias, incluindo crianças e pessoas com doenças subjacentes, imunocomprometidos e grávidas. As vacinas salvaram milhões de vidas em todo o mundo, reduzindo significativamente o risco de doenças graves, hospitalização e morte por infeção por SARS-CoV-2.
A “ICMRA” reúne 38 autoridades reguladoras de medicamentos de todas as regiões do mundo, incluindo o INFARMED, e tendo a Organização Mundial da Saúde (OMS) como observadora.


INEM | Utentes satisfeitos

18/07/2023

Mais de 98% dos utentes dão nota positiva ao serviço prestado

Os utentes que utilizaram os serviços de emergência médica em 2022 revelaram um nível de satisfação global superior a 98%, em relação ao serviço prestado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e respetivos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Esta é uma das conclusões do Questionário de Satisfação realizado pelo INEM aos utentes, que avaliou a atuação dos profissionais dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e das equipas dos diversos meios de emergência médica, ao nível técnico e comportamental.

No que diz respeito ao atendimento telefónico realizado nos CODU do INEM, 99,6% dos inquiridos referiram ter ficado satisfeitos com o tempo de espera para atendimento da chamada; 98,5% referiram satisfação em relação ao nível de cortesia e correção do operador telefónico; 98,1% ficaram satisfeitos com as explicações e aconselhamentos fornecidos pelos profissionais dos CODU; 98,6% informaram ainda ter ficado satisfeitos com a competência e profissionalismo do atendimento telefónico.

No que diz respeito à atuação das equipas do Sistema Integrado de Emergência Médica – INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa – 98,5% dos inquiridos revelaram satisfação com o tempo de espera até chegada da equipa; 99,1% ficaram satisfeitos com o nível de cortesia e correção das equipas de emergência; e 96,9% deram conta da sua satisfação em relação à competência e profissionalismo da equipa.

Em relação ao transporte efetuado, todos os inquiridos (100%) se encontravam satisfeitos em relação à proteção da privacidade e intimidade. No âmbito do transporte em ambulância, destacam-se a satisfação em relação à sua limpeza e higiene (96%) e conforto e comodidade (98%).

Tendo em conta todo o serviço prestado pelo Sistema Integrado de Emergência Médica, desde o atendimento telefónico à atuação da equipa de socorro e o transporte para a unidade de saúde, verificou-se uma satisfação global de 98,8% (60,7% de “satisfação excelente”; 34,3% “muito satisfeitos”, 3,8% “satisfeitos”; 1,1% “insatisfeitos” e 0,1% “muito insatisfeitos”).

O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes, através de questionários telefónicos realizados de forma aleatória quanto ao turno, hora, local, ou operador de atendimento. O questionário referente a 2022 resultou da seleção aleatória de 3.133 contactos, dos quais 803 aceitaram participar, respondendo às perguntas colocadas. As chamadas para recolha de dados foram realizadas pelo Gabinete de Qualidade do INEM entre abril de 2022 e fevereiro de 2023.

Para além de aferir o grau de satisfação dos utentes com o atendimento telefónico e com a atuação das equipas de emergência, o Questionário de Satisfação aos Utentes realizado pelo INEM permite também analisar os motivos de insatisfação, informar sobre dúvidas ou questões existentes e propor soluções de melhoria dos serviços e do atendimento.

*A taxa de satisfação é calculada através da soma dos valores de “satisfeito”, “muito satisfeito” e “satisfação excelente”.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/


Dádiva de sangue mais digital

18/07/2023

SE da Promoção da Saúde participou na apresentação das novas ferramentas digitais do IPST

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta segunda-feira, 17 de julho, na apresentação do Cartão Digital do Dador de Sangue e da página de agendamento online de dádiva, que permite uma pré-triagem dos dadores e marcação de dia e hora para dar sangue num dos três Centros de Sangue e da Transplantação do Instituto Português do Sangue e Transplantação, em Lisboa, Porto ou Coimbra.

“Quero dar os parabéns ao IPST, que ao longo destes 65 anos tem sabido renovar-se, manter intacta a sua missão e conquistar os portugueses na missão de dar voluntariamente a quem precisa”, afirmou Margarida Tavares. “Há quem possa dar e há quem precise e vocês sabem ir buscar o que há de bom nas pessoas e fazer-nos ter vontade de dar”.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde sublinhou que, atualmente, os dois grandes desafios nesta área são fidelizar os dadores para que façam dádivas regulares e captar a geração mais jovem, entre os 25 e os 45 anos. “É uma geração ocupada, no auge da sua atividade profissional e familiar. Temos de ser arrojados para os conseguirmos mobilizar, para que possam colaborar dentro das suas possibilidades”, afirmou a governante, salientando que as novas ferramentas digitais têm esse objetivo de facilitar e tornar mais cómoda a relação com os serviços de sangue.

Participou também na sessão o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, que destacou o impacto da digitalização na área da saúde. “Podemos ver facilmente quando demos sangue pela última vez e no futuro teremos notificações. O Simplex é verdadeiramente isto: ajudar as pessoas a ter serviços mais intuitivos”, afirmou Mário Campolargo.

O Cartão Digital do Dador do Sangue está disponível para download na App ID.GOV.PT, da Agência para a Modernização Administrativa, e permite consultar o histórico de dádivas e grupo sanguíneo. Em breve este cartão vai estar também articulado com a app SNS24. Já a marcação de dádiva pode ser feita em ipst.pt, no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito.


Conheça os projetos nomeados para o Prémio de Boas Práticas na Saúde – ACSS

Já são conhecidos os finalistas para as categorias de “Melhor Projeto” e “Melhor Poster Científico”, no âmbito da 16.ª edição do Prémio de Boas Práticas na Saúde.

Os catorze nomeados para “Melhor Projeto”, distribuem-se de Norte a Sul do país  – três do Norte, quatro do Centro, seis de Lisboa e Vale do Tejo e um do Algarve -, apresentam propostas diferenciadoras, maioritariamente enquadradas nos subtemas “Transformação digital para a otimização de cuidados” e “Organização dos Cuidados de Saúde”.

Para “Melhor Poster Científico”, foram selecionados doze projetos para integrar a lista de finalistas, que focam essencialmente a “Integração de Cuidados de Saúde e Respostas de Proximidade” e a “Organização dos Cuidados de Saúde”.

A avaliação é efetuada de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade em função da equidade, efetividade e eficiência;
  • Originalidade e inovação;
  • Sustentabilidade;
  • Impacto na população-alvo;
  • Articulação e complementaridade entre e/ou com Serviços de Saúde;
  • Replicabilidade e transferibilidade.

A lista dos projetos nomeados encontra-se disponível aqui.

Publicado em 18/7/2023


Instituto Ricardo Jorge assegura formação em toxinfeções alimentares no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023

18-07-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos Laboratórios de Microbiologia da Unidade de Referência do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), assegurou, nos dias 13 e 14 de julho, uma ação de formação em colheita e transporte de amostras para investigação de surtos de toxinfeção alimentar. Organizada no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, a pedido da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a iniciativa decorreu em formato online através da plataforma Microsoft Teams e contou com a participação de cerca de 120 profissionais de saúde.

Destinada a Técnicos de Saúde Ambiental e a Técnicos de Colheitas, a formação teve como finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e atualização de conhecimentos e competências básicos em colheita e transporte de amostras na área alimentar, no decurso da investigação laboratorial de toxinfeções alimentares. Foram também objetivos deste curso a motivação e sensibilização dos profissionais de saúde para a importância da recolha de informação, que deverá anteceder a colheita necessária ao estabelecimento do protocolo analítico.

Ao longo desta ação formativa, foram transmitidas aos participantes noções básicas sobre os procedimentos essenciais em caso de suspeita de surtos de toxinfeção alimentar, designadamente ao nível da colheita de amostras de alimentos e das superfícies do ambiente de preparação/distribuição, bem como da recolha de informações relevantes para determinar a origem alimentar do surto, realçando a importância da colaboração multidisciplinar na investigação de toxinfeções alimentares.

O DAN é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil.


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