As vacinas salvam vidas
Margarida Tavares participou em Reunião de Alto Nível dedicada ao reforço da imunização no âmbito da Presidência Espanhola da UE
“A vacinação é uma das mais poderosas armas contra as doenças infeciosas, salvam milhões de vidas, e num mundo global vão adquirir cada vez maior importância”, disse Margarida Tavares, no dia 18 de julho, em Madrid.
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde falava na reunião de Alto Nível dedicada ao reforço da imunização ao longo do ciclo de vida, no âmbito da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia.
Na presença da Secretária de Estado da Saúde de Espanha, Silvia Calzón, a governante portuguesa alertou que “num mundo em evolução, onde novas doenças surgem e as que existem persistem ou ressurgem”, é necessário insistir na comunicação dos benefícios da vacinação.
“Ao longo da história, as vacinas provaram ser uma das ferramentas mais eficazes na prevenção da propagação de doenças infeciosas”, salientou Margarida Tavares, relembrando a erradicação da varíola, a eliminação de inúmeras infeções um pouco por todo o mundo e o mais recente sucesso da vacinação contra a Covid-19.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde defendeu ainda o papel da vacinação como ferramenta primordial da saúde pública e de promoção da saúde. “As vacinas têm o poder de aproximar gerações e proteger famílias inteiras: das crianças aos mais idosos”, disse a governante.
Perante o desafio da desinformação e da hesitação vacinal, “que persiste”, Margarida Tavares assumiu a necessidade de continuar a defender as vacinas à escala global e de combater as desigualdades de acesso. Para isso, a secretário de Estado defendeu o reforço do direto à saúde e a importância de partilhar informação baseada na evidência, para superar “a ignorância, o medo e o preconceito”, trabalhando ao mesmo tempo para que as vacinas “sejam acessíveis a todos, independentemente da condição social ou da geografia”.
No final da sua intervenção, Margarida Tavares deixou um apelo a todos os presentes na reunião de Alto Nível, para que se tornem “embaixadores incansáveis da vacinação e defensores da ciência”, salientando que “existe oportunidade de construir um futuro mais saudável e mais feliz”.
Ministro da Saúde visita Hospital Pêro da Covilhã
Serviço de PMA do CHUCB serve toda a Beira Interior
O Ministro da Saúde visitou esta segunda-feira, 24 de julho, o Hospital Pêro da Covilhã, integrado no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Os Serviços de Imunohemoterapia e de Procriação Medicamente Assistida (PMA) estiveram no centro da visita, como exemplo de valências de excelência asseguradas pelo Serviço Nacional de Saúde na Beira Interior.
O serviço de Imunohemoterapia realiza atividade clínica e de investigação na área do sangue, sendo uma das especialidades médicas com mais ensaios clínicos a decorrer na Covilhã. Já o serviço de PMA serve toda a Beira Interior, não tendo atualmente lista de espera. Em 2022 foram realizados no hospital uma centena de ciclos de tratamento, que permitiram o nascimento de cerca de 30 bebés.
O Ministro da Saúde sublinhou que a capacidade de resposta em PMA do hospital pode e deve ser aproveitada no contexto do funcionamento em rede do SNS. Durante a visita, o governante anunciou ainda que a cardiologia vai também ser reforçada, tendo já sido autorizada a aquisição de um aparelho de angiografia, que vai permitir que o hospital passe a ter capacidade para realizar cateterismos, nomeadamente em situações de enfarte do miocárdio. Atualmente os doentes têm de ser transferidos para Viseu, Coimbra ou Lisboa. O equipamento deverá ficar operacional no início de 2024 e fazia parte do plano de investimentos da unidade para o período 2016-2030.
“É preciso adquirir o novo aparelho e formar os profissionais de forma adequada, mas esta é uma decisão que está tomada e vem completar a rede nacional de salas de angiografia”, vincou Manuel Pizarro, salientando que só este ano já foram autorizados três equipamentos de angiografia cardíaca – além da Covilhã, a cardiologia vai reforçada em Guimarães e Aveiro.
“Este é um sistema que vai servir toda a Beira Interior, colocando um serviço de angiografia qualificado muito mais próximo das pessoas que dele podem necessitar”, acrescentou o governante, realçando que “a sofisticação deste serviço num hospital como o da Covilhã facilita a atração de jovens profissionais”.
O Ministro da Saúde visitou ainda a Faculdade de Ciências da Saúde da Beira Interior, com uma forte aposta na simulação clínica. Um dos projetos em cima da mesa passa por ampliar a faculdade, com ligação ao hospital.
Ministro da Saúde visita Seia
Requalificação do Centro de Saúde de Seia avança com verbas do PRR
O Ministro da Saúde deslocou-se esta segunda-feira, 24 de julho, ao município de Seia, onde visitou as obras de requalificação do Centro de Saúde, os dois polos onde funciona atualmente a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do concelho e o Hospital de Nossa Senhora da Assunção, unidades integradas na Unidade Local de Saúde da Guarda.
Manuel Pizarro iniciou o dia com uma receção na Câmara Municipal de Seia. Seguiu-se a visita ao antigo edifício do Centro de Saúde, que vai começar a ser remodelado em setembro e deverá estar pronto a funcionar no final de 2024. A requalificação, um projeto aguardado há mais de duas décadas, vai ser concretizada com um investimento de dois milhões de euros financiado pelo PRR. O Ministro da Saúde salientou que as novas instalações vão permitir reforçar a resposta à população e atrair mais profissionais, traçando como objetivo passar a haver formação de internos de Medicina Geral e Familiar no concelho. “Ao fim de décadas, este é um investimento do PRR que terá um efeito transformador na região”, salientou.
O Ministro da Saúde deslocou-se depois às instalações provisórias que dão resposta de medicina familiar aos utentes do concelho, onde contactou com profissionais e com a população quer do centro de Seia quer de aldeias vizinhas.
Já no Hospital de Seia, o Ministro da Saúde visitou a Unidade de Cirurgia de Ambulatório e o Serviço de Urgência. No final da visita, o governante salientou a importância de conhecer a realidade local para identificar as necessidades mais prementes e os serviços de excelência e também para que os responsáveis locais possam sentir apoio da tutela nas medidas que é necessário tomar, nomeadamente para atrair e fixar recursos humanos nas zonas de maior interioridade. “É um trabalho que temos de fazer com determinação e persistência”, afirmou Manuel Pizarro.
6.º aniversário do SNS 24
Centro de Contacto do SNS lançou três serviços no dia em que celebrou o sexto aniversário
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) comemorou esta segunda-feira, dia 24 de julho, o sexto aniversário de atividade e reforçou o seu catálogo de serviços digitais.
A partir desta data, o SNS 24 disponibiliza novos serviços por meios digitais, que incluem: o cartão dador de sangue, com consulta do histórico das dádivas de sangue, por data e estado, e ainda o número nacional de dador e o tipo sanguíneo; a consulta da bula (folheto informativo) dos medicamentos prescritos ao utente e que já lhe foram dispensados; e o registo da disponibilidade e autorização para realizar teleconsultas com profissionais de saúde em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
São três serviços lançados na app SNS 24 e, para se aceder a estes novos serviços, a app deve ser atualizada.
Com cerca de 24 milhões de chamadas atendidas em 6 anos, o SNS 24 é hoje mais do que uma linha telefónica, permitindo um acesso omnicanal ao universo do SNS, com cerca de 9 milhões de downloads da app e mais de 65 milhões de visitas no portal.
Consultar receitas médicas, o boletim de vacinas, obter várias declarações ou realizar uma teleconsulta são alguns dos serviços disponíveis quer na app, quer no portal SNS 24.
A estes serviços, juntou-se, em 2022, a disponibilização da agenda de saúde e os resultados de exames, já com 61 milhões consultados. Já em abril deste ano passou a ser possível obter a autodeclaração de doença, através da app, do portal e da linha 808242424.
Acesso omnicanal: evolução da linha telefónica, do digital e presencial
A linha telefónica teve o maior número de atendimentos de sempre em 2022, com mais de 9 milhões de chamadas.
Já a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) veio dar uma resposta de proximidade em saúde mental. Prestou apoio a mais de 233 mil pessoas, das quais mais de 16 mil profissionais de saúde. Desde abril de 2022, o serviço passou a estar disponível também em língua inglesa.
No portal, lançado em 2019, encontra-se inserida a plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos, cujo atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24. Atendeu perto de 5 mil pessoas surdas.
O Balcão SNS 24, por seu turno, presta apoio presencial assistido aos serviços digitais e às teleconsultas do SNS nos mais de 380 espaços localizados em juntas de freguesia, câmaras municipais, estabelecimentos prisionais e estabelecimentos residenciais.
Maior catálogo de serviços, melhor capacidade de resposta
A Linha Saúde 24 mudou de nome para SNS 24 em 2017, marcando o início do processo de transformação digital com o Centro de Contacto do SNS. Gerido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, foi a primeira linha de apoio durante a pandemia, para quem procurou ajuda clínica. Já este ano foi criada, e integrada na SPMS, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), estrutura que veio melhorar a coordenação de respostas de saúde à distância, nomeadamente a pessoas mais vulneráveis, através dos canais do SNS 24.
Responsável pelo Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE) e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a proximidade, o SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia. Os profissionais são maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, administrativos, médicos-dentistas e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Para saber mais, consulte:
SPMS > Notícias